Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding




Resenhas - O Senhor das Moscas


2641 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marina 30/11/2022

perturbador
a escrita é incrível e realmente te faz sentir que você está na ilha com os meninos... e esse é o problema.
eu fiquei extremamente perturbada no final desse livro. o conceito hobbesiano (o homem é o lobo do homem) foi levado a um extremo assustador. eu esperava tudo, menos o que recebi desse livro.
muito bom. nota 2 pelo desespero que me deu!
comentários(0)comente



Vharel 14/08/2023

Os primórdios da barbárie humana
"Agente precisa de regras, e precisa obedecer as regras. Afinal, não somos selvagens. Somos ingleses; e os ingleses são os melhores do mundo em tudo".
???
Senhor das Moscas é uma obra clássica de William Golding originalmente publicada em 1954, e que mais tarde viria a ganhar o Prêmio Nobel de literatura em 1983. O livro com seu título curioso contará a história de um grupo de garotos que aparentemente estavam em avião e que de alguma maneira, por circunstâncias não explicadas, pousaram em uma ilha desabitada. Sozinhos e livres de qualquer autoridade adulta, os meninos terão que buscar meios para sobreviver naquele local deserto e desprovido de toda e qualquer moral e razão antes impostas a eles na sociedade em que viviam.
??
Nas palavras de E. M. Foster, este livro é "trágico e provocante", e não seria tão épico se não fosse assim. O pequeno diálogo transcrito acima é uma provocação bem elaborada de William Golding a aparente "superioridade inglesa" e mostra ao leitor o tipo de pensamento que uns e outros cultivavam, e por sua vez passavam para sua prole como ideal. É possível também ver está obra como uma resposta ácida a um livro chamado "A Ilha do Coral", onde jovens ingleses vão parar em uma ilha e lá demonstram suas altas capacidades em conquistar e dominar da forma mais superior possível; algo que dificilmente aconteceria em uma situação real, seja qual for o local de onde você venha.
??
Apesar de pessimista, cruel, e realista em alguns pontos, este livro é muito bom e tem as amarras certas para prender quem o lê. Ralf, Jack e Porquinho são personagens alegóricos e tem suas representações bem elaboradas em cada ponto. É possível discernir a linha de pensamento do autor em todo o contexto da história e fica mais claro quando o leitor salta para fora das páginas e descobre que Golding participou da Segunda Guerra Mundial, fato esse que influenciou os pilares de sua escrita para criar uma obra onde a natureza da barbárie humana é explorada na sua mais cruel forma.

Se a história tem um final feliz? Acredito que
Thomas Hobbes tenha a resposta.
comentários(0)comente



Milla.Ribeiro 27/11/2022

Um livro empolgante
Te deixa imerso no mundo dos meninos inocentes que ficam presos em um ilha sozinhos. Começam civilizados e passam ser selvagens pelo instinto que tem de sobrevivência. Esquecem da razão e utilizam a emoção como válvula de escape.
comentários(0)comente



Samuel.Heerdt 27/11/2022

crianças em uma ilha sem adultos
Embora seja um grupo grande de crianças que estão nessa ilha, a história foca em 3 crianças com personalidades bem diferentes e como eles são afetados por estarem ali sem nenhum adulto. No fim acontecem algumas coisas um pouco chocantes, cheguei a reler um trecho pra ter certeza que tinha lido corretamente. Em algumas situações eu particularmente tive um pouco de dificuldade de acreditar que crianças dessa idade realmente agiriam de uma determinada maneira, mas a leitura é bem interessante.
comentários(0)comente



Carol 28/06/2022

O senhor das moscas
Surreal as camadas desse livro, o desenvolvimento dos personagens de uma forma que chega a assustar. Terminei de ler e criei muita teoria.
Recomendo não só a leitura como o estudo do livro, ou pelo menos a leitura de alguns artigos curtinhos.
comentários(0)comente



Joui. 15/11/2022

Onde a selvageria começa, a sociedade desmorona.
Talvez o livro com mensagem mais forte que já li até agora.
Através de uma ilha onde garotos chegam, sem muitas explicações (além de que foi um acidente de avião), começamos a pensar que é uma história infantil principalmente pela forma escrita, direta (um dos fatos que reduziu a nota que dou, e que me faz perder interesse), em que descreve os fatos conforme eles ocorrem. Mas, conforme o livro avança, o livro consegue pôr o leitor em um terror psicológico, porque começamos a entender que há algo de muito sombrio na ilha porém sem ter pistas do que seja e o que faz.
Revelando a natureza humana como naturalmente selvagem e cheio de referências como, por exemplo, eles começam a ficar cada vez mais "sujos", o prazer de caçar e a concha, além de inúmeras outras coisas, percebemos o porquê foi ganhador do Nobel.

Incrível, marcante para toda uma vida. Recomendo principalmente a pessoas jovens que têm o costume de livros comuns e sem profundidade crítica e desejam começar a ler livros em que o autor demonstra sua intelectualidade, já que tem linguagem fácil, crianças, personagens marcantes e conteúdo impactante como já disse acima.

Mas, o livro pode começar a se tornar enfadonho hora ou outra, por certa falta de ações no começo. Ainda assim, tenho confidência de que aqueles que terminarem ficarão maravilhados com o livro.
comentários(0)comente



IGuittis 16/11/2022

Não sei porque eu demorei tanto para ler esse livro.
Eu achei o início meio parado, você demora para engatar um pouco na história, porém é muito interessante como a coisa vai desandando para os personagens.
Tudo ficou mais claro para mim quando eu entendi que Senhor das Moscas é Belzebu, eu antes não havia feito essa ligação somente por ler o título, as com isso eu achei que a história toma um rumo mais claro.
comentários(0)comente



henrique 15/11/2022

É só uma sensação. E você tem a impressão que não está caçando, mas – sendo caçado.
Eu esperava que O Senhor das Mocas fosse mais profundo, mas é um bom livro. Ele fala sobre a essência do ser humano, que até que crianças podem ser tomadas pela sede de poder. É um livro reflexivo e vale a pena se interessar na leitura.
comentários(0)comente



Beatriz.Camarotti 15/11/2022

Nada demais
Li esse livro com a promessa de que ele seria uma ótima reflexão sociológica. Mas, ao longo do livro, só oq eu senti foi um cansaço gigantesco e 0 apego com a história. Tentei me forçar a ler muitas páginas por bastante tempo, mas sinto que quanto mais eu lia, pior ficava.

Pra mim a história só foi completamente sem sentido. Sei de todo o fundo reflexivo que tem, fiz muitas associações políticas enquanto lia o livro mas, mesmo assim, não consegui me apegar a nada nem a ninguém.

Odiei praticamente todos os personagens e achei o final bem ????. Tenho sérias críticas a isso mas, apesar de tudo, foi interessante pra refletir como funciona o ser humano em situações extremas.

Mas, em geral, foi mais um clássico que me decepcionou e eu não vejo motivo pra ser tão aclamado
comentários(0)comente



Ana Clara Monticelli 15/11/2022

Senhor das Moscas
Um grupo de crianças, especificamente meninos, ficam presos em uma ilha após seu avião cair e precisam traçar estratégias para poderem sobreviver.
Uma das primeiras coisas que eles fazem é definir um chefe, alguém pra liderar e dar ordens do que precisa ser feito, e um dos meninos mais velhos foi escolhido por meio de votação para ser o líder deles.

No começo, tudo era uma festa para aquelas crianças, o que seria melhor do que uma ilha paradisíaca só para eles, sem a presença de adultos chatos que só incomodam? Realmente, parecia ser um sonho, mas com o passar do tempo, as relações entre os meninos foram se deteriorando e a selvageria tomou lugar.

Senhor das Moscas foi um dos livros que eu mais sofri pra ler, não porque a linguagem era rebuscada ou porque tinha palavras difíceis, mas sim porque é um livro extremamente cheio de DESCRIÇÃO, principalmente descrição da natureza, da praia, da árvore, da pedra, do morro, da areia... Descrições desnecessárias e que me faziam parar a leitura toda hora pq eu simplesmente não aguentava mais ler tanta encheção de linguiça e foi isso que atrasou essa leitura por meses.

O livro é bom? É sim, tem uma boa mensagem, traz reflexões sobre o que o ser humano é capaz de fazer, e acaba sendo mais impactante por serem apenas crianças, porém eu acho que só começa a ficar interessante lá pro final, onde as coisas realmente começam a acontecer, sabe?

Os personagens: a maioria eu achei detestável, com exceção do Porquinho, porque aparentemente era o único sensato lá, e por isso mesmo era desprezado por todos...

Enfim, quem sou eu pra falar desse livro? Não sou crítica mas expresso aqui apenas a minha opinião e o que eu senti lendo o livro, que não funcionou muito bem pra mim mas que pode funcionar pra você, então leiam e tirem suas próprias conclusões :)
comentários(0)comente



Yentl 09/11/2022

Chocante
Um livro cheio de simbolismos, que pode ser entendido de diversos ângulos diferentes.

Senti a perda da inocência como um dos pontos chave da trama.

Acompanhamos um grupo de crianças que agora se vê em uma ilha sem adultos e com o poder de criar as próprias regras de convivência.

Com esse poder em mãos, vem à tona tudo de melhor e de pior que há nesses pequenos seres humanos; vemos, ao mesmo tempo, o contraste da queda do grupo de meninos em uma ilha e a ascensão de uma sociedade organizada por crianças criadas em meio a civilização, mas que acabam perdendo de forma progressiva (e agressiva!) toda a civilidade que tinham dentro de si.

Ainda estou impactada com algumas cenas e acredito que carregarei os estilhaços dessa história por um bom tempo comigo?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariana113 16/11/2022

Eu diria que o autor tem uma visão um pouco pessimista d+
Eu tava tendo dificuldade de imaginar a ilha e as cenas pq pra mim tava tudo muito embaralhado, mas eu percebi que eu só tava lendo rápido demais e acabando atropelando as acentuações kk

No final eu li mais devagar e entendi bem a história, pensei que não ia gostar mas até que gostei, fiquei beeem chocada com os acontecimentos dos últimos 3/4 capítulos e extremamente tensa na última parte. Admito que isso me conquistou um pouco.

Achei que o William Golding teve uma visão bem extrema e pessimista acerca de todo o acontecimento mas tudo bem, o momento e a história no qual ele se encaixa reflete bem nos seus pensamentos e eu não julgo. Até hoje temos pessoas tão histéricas, selvagens e não racionais como Jack, é um ensinamento que todos deveriam ler.
comentários(0)comente



ThayAvalon 13/11/2022

Quando se tira a civilização do ser humano de qualquer idade o que acontece ?
Willian G. o autor era um professor das escolas mais tradicionais da Inglaterra, nascido na Cornualha em 1911 ( pra quem lembra de Rei Arthur), foi escrito devido as suas experiências nas batalhas e vivências na 2º Guerra Mundial. Um escritor que já perdeu a fé na humanidade, devido a sua participação na guerra.
Nesse livro fica claro que a intenção dele é nos mostrar que em algum momento o mal e violência vem a tona na vida do ser humano, e senhor das moscas é uma palavra em hebraica para Belzebu que associa-se ao orgulho e a guerra demônio chefe.
Então nesta ilha deserta, um avião com vários meninos cai. E dois grupos são surgidos. Um grupo de adolescentes e outros com crianças a partir de 6 anos. As crianças foram colocadas no avião a fim de serem salvas de uma "guerra". Porém não há destroços que eles encontram do avião ou da queda. Na floresta tem somente porcos, frutas e uma fonte de água potável, além de árvores e uma floresta escura.
Começam-se votações, reuniões, as crianças começam a pensar em agir como os adultos agiriam. Então divididos em um faz acampamento, outro cuida da fogueira (para caso alguém passe perto da ilha) e outro que caça a comida. Tudo parece bem, até que o tempo passa e eles começam a ficar diferentes fisicamente, os cabelos crescem, as unhas crescem, as crianças pequenas tem medo da ilha e passam isso para os mais velhos. Algumas crianças vão sumindo. E algumas crianças acabam se perdendo da sanidade, eles perderam toda a sanidade. E ai fica cada vez mais difícil a socialização. O medo do desconhecido é o maior propulsor do caos. Apenas o instinto de sobrevivência acontece.
comentários(0)comente



2641 encontrados | exibindo 736 a 751
50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR