Lucas C.A. 04/10/2020
Resenha: Poderoso Chefão
Poderoso Chefão é um dos meus filmes preferidas da vida, então como amante de leitura era inevitável que eu pegasse eventualmente esse livro pra ler. Consegui comprar ele há alguns anos atrás, mas naquela época achei toda a história tão parecida que se tornava muito cansativa pra ler tranquilamente, então abandonei. Hoje peguei de novo, e minhas sensações foram mistas.
Em um lado eu vejo o potencial de clássico que a história tem, todo o arco de ascensão de poder e declínio de escrúpulos do Michael e o final explosivo da história. De outro lado eu vejo um livro cansativo e que passa tempo demais mostrando personagens desimportantes, por mais que alguns sejam interessantes. As partes que foram pro corte do filme são quase idênticas, apesar de ser inegável que no longa metragem todos os personagens tem mais personalidade e são menos mafioso grandes e estereotipados.
Existe uma grande problema de conflito de gerações também, tendo em vista que a grande parte dos personagens do livro são machistas de uma maneira que não é mais aceito e muito menos quisto hoje em dia. Isso é algo que até mesmo o filme, ainda que também antigo, soube trabalhar muito melhor.
De modo geral valeu a leitura, valeu conhecer a obra de deu origem a um dos maiores filmes de todos os tempos e ver, pela segunda vez em toda minha vida, uma adaptação ser melhor do que a obra original.