O Velho e o mar

O Velho e o mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2792 encontrados | exibindo 796 a 811
54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 |


Sandra 26/07/2023

Lição de vida
O velho e o mar, de Ernest Hamingway, conta a história de Santiago, um velho pescador que compartilha seus conhecimentos e sua amizade com um jovem garoto chamado Manolin. O velho pescador se encontra em uma maré de azar, mas com todo o azar, ele não deixa de ir todos os dias ao mar, porém no 85º dia ele pesca um peixe gigantesco, inclusive bem maior do que o barco dele, porém a dificuldade dele será conseguir sobreviver em meio aos perigos do mar, e os perigos de sua própria solidão.
Livro curto, porém, muito profundo em algumas questões como: solidão, esperança, crença em seu destino e, principalmente, sobre o respeito pela criação ao nosso redor. Santiago nos deixa muitas lições sobre nosso modo de enxergar nossa existência com relação ao mundo. E ainda teremos momentos de tensão nessa pescaria a qual nos é narrada.
comentários(0)comente



Carlos.Cauas 26/07/2023

A nossa luta de cada dia.
?Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado? 


Uma das obras mais famosas do autor, Ernest Hemingway nos leva a uma batalha de um velho em busca de capturar o grande peixe. O pescador está há 84 dias sem pegar peixes e sente que chegou o seu momento. Poucas páginas, poucos personagens ( o velho, o garoto e o mar ) a obra é de uma profundidade imensa, assim como suas interpretações. A leitura é bastante fluída e ficamos imerso naquela pobreza em que vive o velho, no amor que recebe do garoto e não sua busca incessante de redenção. Melancólico sem ser triste, navegamos nas páginas e assim como o personagem do velho ( Santiago ) lutamos com os seus ideais de perseverança. Lutamos com Santiago e sua paciência e mais do que nunca, lutamos ao lado dele com a sua velhice e seu fim.

A obra pode ser considerada a nossa luta de cada dia e que no final encontramos com a solidão. É só uma das inúmeras interpretações que a obra pode passar ao leitor. O que importa ao final são essas sensações que apenas às ótimas leituras conseguem nós brindar. É a luta do ser humano com o seu interior. É a luta do ser humano com o seu exterior. Não é atoa que o livro é considerado um clássico.

A obra rendeu o prêmio Pulitzer à Hemingway e, em 1954, foi fator decisivo para a premiação de Hemingway com o Nobel de Literatura.

Para mais resenhas, me segue no Instagram: @KakaCauas
comentários(0)comente



Riane.Maia 26/07/2023

Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.
Li esse livro quando tinha 13 anos de idade, e de fato foi o livro que me fez ler livros. 23 anos depois decidi lê-lo novamente, com um pouco de receio, pois temia perder um pouco do encanto. Ledo engano. O livro é muito simples e apesar de não ser dividido em capítulos, a leitura é muito fluida. Fiquei mais uma vez apaixonada pela história de Santiago e seu peixe.
comentários(0)comente



Guga:) 25/07/2023

Resenha de o velo e o mar:
Achei um livro bom em exemplos de determinação e etc, mas não possui um linguajar bom para a total compreensão de pessoas jovens que não estão acostumadas com este tipo de livro, e também não é uma boa alternativa de livro para pessoas que preferem gêneros como mistério e terror.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Samira 25/07/2023

Sincerona
Aí gente na boa, não gostei muito não! ok que a história foi bestseller e tudo, as relações que aparecem são vistas em outros contextos da vida por assim dizer...mas não me tocou...Esse lance de superação do homem e que o homem pode tudo sei lá, me parece meio exagerado. Enfim tirem suas conclusões:)
comentários(0)comente



Sabrs 25/07/2023

Lindo e angustiante
O livro traz uma história da relação de um velho e um peixe. Eu demorei muito para terminar porque o livro nao é dividido em capítulos, não tem um respiro e é um pouco angustiante acompanhar a luta de Santiago com o peixe.
É lindo como o velho respeita o animal e sente muito ao ter que caçá-lo.
Toda hora eu oscilava entre achar que o peixe ia levar a melhor e seria o fim do Santiago e achar que Santiago já tinha vencido o animal.
Fiquei triste de pensar que ele não conseguiria retornar ao encontro do menino.
Eu só não entendi muito bem o final.
comentários(0)comente



Elo 25/07/2023

Um livro que te faz sentir tanto só pode ser descrito como um dos melhores livros já escritos. Absolutamente maravilhoso, bem escrito e emocionante, uma odisseia com final trágico que te traz muita dor, mas que ao longo da jornada te faz pensar sobre a resistência humana e a necessidade de lutar e manter a esperança.
comentários(0)comente



ana janga 24/07/2023

Um homem pode ser destruído , mas não derrotado
Livro bonito para pensar sobre resiliência e paciência principalmente
comentários(0)comente



Rodrigo 24/07/2023

Resiliência
Uma escrita sensível, linda, incrível!
Impossível não se envolver com essa história de força, resiliência e fé.
Santiago é um dos grandes personagens da literatura.
comentários(0)comente



Paula1735 23/07/2023

Um clássico profundo e imersivo
O enredo nos toca e emociona pois retrata com detalhes a realidade de um velho pescador que há muito não vê seus dias de glória. Ao longo do livro, conforme vamos passando mais momentos a sós com ele, em seu barquinho, vamos nos conectando ainda mais, e é quase possível sentir a solidão que o vasto mar proporciona, junto do sentimento de que não somos nada, e que assim como nascemos, teremos de partir sozinhos. Uma história de perseverança e que leva o leitor a viajar com ela! Muito bom para quem quer iniciar nas leituras dos clássicos/renascer de uma ressaca literária.
comentários(0)comente



Thiago 23/07/2023

A natureza está sempre um passo na frente
Leitura rápida e primorosa. Um mergulho na indomável força de vontade humana e na força da natureza, nos lembrando que fazemos parte dela. Também uma forte lição sobre humildade e o valor da força humana pautada na união e na amizade. Até onde podemos chegar com nossa força de vontade e sozinhos? Até onde é plausível lutar? Até onde podemos contar com a sorte?

É um livro impossível de pegar e ler sem ser de uma vez. A narrativa nos empurra para a caçada. Você está com Santiago até o final e não sairá daquele barco até que ele retorne com o desfecho, seja qual for.
comentários(0)comente



Thaís Aguiar 23/07/2023

?Mas o homem não foi feito para a derrota - disse. Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.?

Um livro emocionante que pode ter vários significados, dependendo de quem o leia e do momento em que se está na própria vida. O velho e o mar é uma história sobre a luta para sobreviver em meio às adversidades da vida e como, na verdade, a vida não nos dá muitas opções a não ser a de ser resiliente e segurar firme ao barco que nos leva para onde o vento sopra com mais força.

O velho Santiago está sem pescar um único peixe há 84 dias e vive uma vida miserável em Cuba, tendo como única companhia um menino que o visita todos os dias, levando comida e jornais. Até que o velho Santiago decide ir ao mar tentar a sorte pela octogésima quinta vez e se depara com um adversário à sua altura, um peixe enorme, maior que sua própria embarcação, incansável e que o leva para alto-mar com incrível resistência.

O velho pescador reconhece o valor do peixe, respeita-o, admira-o, tem pena e conversa com ele, enquanto trava uma batalha contra o cansaço, a fome e a própria velhice para conseguir matá-lo. Completamente sozinho, trava diálogos com seu próprio inconsciente, nos lembrando que, em muitos momentos da vida, não teremos mais ninguém para contar além de nós mesmos e, pelo menos durante algum tempo, isso deve ser o bastante para continuar seguindo em frente.

Santiago olha para os próprios ferimentos com ternura e otimismo, não se deixa adormecer e sempre dá tudo de si quando a situação pede que seja o mais forte que puder. Não possui grandes ambições, nem grandes expectativas no geral, apenas sonha em voltar para sua cama e deitar em cima dos jornais que servem de almofadas, para poder descansar as mãos e o corpo exaustos. Gostaria de poder comprar um pouco de sorte, ele diz, mas mesmo sem sorte, é preciso continuar.

Belíssimo livro!
comentários(0)comente



Tatinha.Car 22/07/2023

" O homem pode ser destruído, mas não derrotado."

O livro é bem escrito, fiquei encantada com o respeito de Santiago com a natureza e tocada com a sua força física e mental.
Eu gostei bastante da leitura, mas não tocou profundamente no meu coração.

Jamile obrigada pelos podcasts enriqueceu muito a minha leitura, está lá no canal do YouTube "Book's Anatomy - por Jamile"

Obrigada Carine e Jamile por mais uma leitura coletiva.
comentários(0)comente



Alexandre 22/07/2023

É uma estupidez não ter Esperança
Na ultima quarta-feira, sozinho ao amanhecer em minha cidade de férias, refletindo sobre as conquistas e principalmente sobre meus fracassos este ano, pego um singelo livro para ler, curioso com a história, este livro é O velho e o Mar.
Hemingway em sua última obra publicada elabora uma ode a persistência, coragem, exaltação da natureza e da vontade humana.
Através da figura de um velho pescador cubano chamado Santiago que possui apenas um garoto como amigo, Ernest elabora uma narrativa apaixonante sobre a luta do ser humano para a conquista e uma vontade inquebrável ao mesmo tempo que a partir da descrição de peixes e pássaros possibilita uma contemplação da vida e da força da natureza.
Ao final, o que mais importa sempre é a Jornada e não propriamente o fim. Assim, o humilde pescador e seu nobre e jovem amigo me ensinaram que é uma estupidez não ter esperança.
Sendo assim, ao terminar esta pequena e forte história, levantei, tomei meu café e fui me aventurar, pois se aquele senhor de idade com apenas um barco consegue enfrentar tubarões, todos nós devemos tentar outra vez superar as adversidades.
comentários(0)comente



2792 encontrados | exibindo 796 a 811
54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR