Clara 12/07/2023
"Tudo o que preciso fazer é conservar a cabeça lúcida."
Acredito que esse é o tipo de livro para você ler em "uma sentada", de preferência com algo bem quentinho a sua espera - com sorte, sua alma será aquecida. Talvez eu só diga isso porque foi o que eu fiz, não a parte do quentinho, infelizmente; a quantidade de páginas e o formato do enredo permite isso: não há divisões de capítulos, somente uma história corrida.
Certamente, uma história envolvente. Eu me conectei muito facilmente com o velho, com a sua luta, a determinação dele, eu torci profundamente por aquele, agora, meu companheiro de jornada.
Não quero falar muito do final do livro, veja bem, é um ótimo livro; e sinto que uma vez expressando o que borbulhou dentro de mim, talvez fique um pouco claro a sua finalização. Mas sinceramente!!? Isso nem importa muito, esse livro é sobre a pescaria, a jornada, existe muito a aprender com essa excursão em alto-mar. Claro que, o final também carrega muito significado, mas mais do que tudo apenas o final. Então, como disse o velho Santiago, não cometa a estupidez de perder a esperança, e claro, a própria cabeça. Talvez a perda de um leve a outra, mas isso é só um pensamento.
Ainda a procura do meu próprio espadarte, e de toda a luta, espero, que ele carregue.