O Velho e o mar

O Velho e o mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2792 encontrados | exibindo 886 a 901
60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Douglas187 30/05/2023

Uma luta sem fim rs
Uma história muito bacana de se ler, a cada página bate a curiosidade de até onde vai a nossa força de vontade, e de quebra temos um gostinho de como é bom ter um amigo para dividir os momentos bons e ruins que surgem em nossa vida.
comentários(0)comente



Daubian 30/05/2023

Barbatanas da vida
Nem eu sei porque demorei tanto para ler esse livro. Todos falaram bem, é curto, gostei do que vi do Hemingway, mas por algum motivo não li. Foi quando estava passeando em uma cidade costeira que vi uma imagem em um restaurante que me lembrou a capa e resolvi abrir enfim para ler na volta da viagem. Eu esperava algo mais bélico ou no modo Moby Dick, mas esta história, assim como as boas pescarias, te levam a outros lugares. Quando acabou eu tive uma estranha sensação de tristeza e otimismo, um ânimo para viver e o reconhecimento que a vida não é e nunca será fácil. Mas é isso que dá a beleza da vida. Talvez seja justamente isso o que o mundo precisava no pós-guerra e que ainda precisa. No fundo, aquela barbatana do lado de sua casa pode não valer de nada, mas lutar pelo que você é sempre vai valer a pena. Terminado o livro só me restou isso, um esqueleto do que é a vida; e só quem conquistou e vive sabe do valor que isso tem.
comentários(0)comente



Cinara... 29/05/2023

Emocionante...
"É uma estupidez não ter esperança, pensou. Além disso acho que é um pecado perder a esperança. Mas não devo pensar em pecados. Já tenho problemas demais para começar a pensar em pecados. Para dizer a verdade, também não compreendo bem o que são os pecados.
Não os compreendo nem sei bem se acredito neles."

Todas minhas releituras eu espero por um final diferente, e hoje aconteceu!!!! Esse livro me emociona de uma maneira inexplicável! E cada releitura é uma experiência diferente.
Mateus 29/05/2023minha estante
Esse livro é perfeito!


Cinara... 29/05/2023minha estante
Simm!!




Olivia_rabelt 29/05/2023

Descansarei somente depois de capturar esse peixe
O que o ser humano não faz pra correr atrás do seu grande peixe... Toda nossa jornada em busca dele é de uma angústia sem tamanho. E, no final, o que resta é a maldita pergunta: todos os nossos sacrifícios valeram a pena?
Mas, se na busca de nossos sonhos, matamos muitas coisas e nos matamos todos os dias, Hemingway nos diz: "Ora imagina, que um homem devia todos os dias ver se matava a lua. A lua foge. Mas imagina que todos os dias teria de ver se matava o sol? Nascemos com muita sorte.“
comentários(0)comente



anymillezinha 28/05/2023

Incansável mas não tanto
Pelos feedbacks que eu vi. Não é um livro pra qualquer um. Não é questão do conteúdo e sim, acredito eu, da forma que é escrita. Isso para alguns.
Eu gostei do livro,devo dizer que terminei por PUA PRESSÃO. Quero reler e fazer uma leitura menos apressada.
Eu sabia que ia gostar desde o começo. A relação do garoto com o velho no começo fez eu criar a curiosidade e acho que o rumo que tomou não era esperado.
"Aprendi" é uma palavra muito forte, Mas tive uma visão ainda mais forte de resiliência. O Santiago mostrou resiliência no fim. Aceitando. Foi isso.
ps: Vou tentar voltar pro Skoob diariamente se a ressaca deixar
comentários(0)comente



Isabella2642 28/05/2023

É uma obra recheada de reflexões, mas o autor fica tanto tempo falando de pesca que faz o livro ser cansativo e repetitivo. Acredito que tanto a história (lições de vida) quanto a relação dos personagens tinham grandes potenciais, mas não foram tão bem trabalhadas, o que fez parecer ter sido um livro raso. Se algumas partes fossem resumidas, nem teria feito diferença para o desenvolvimento da narrativa. Não consegui sentir emoção, não me apeguei aos personagens e nem à história. Para mim, não foi uma leitura gostosinha, fiquei o tempo todo querendo que o livro acabasse o mais rápido possível. Enfim, é até difícil de acreditar que um livro de 100 páginas conseguiu ser tão cansativo.

Apesar de tudo isso, confesso que aprendi muito com o personagem principal. Santiago não só é um exemplo de vida como também um guia para nossa própria jornada. Ele nunca deixou que um rótulo/estereótipo o definisse. Mesmo com os obstáculos, nunca desistiu dos seus objetivos.

Nota: 1,5 estrelas (Se não fosse leitura conjunta, nem teria terminado. Eu queria ter gostado do livro, mas não foi dessa vez)
Waroshi 28/05/2023minha estante
Eu nunca cheguei a terminar, isso justamente por todas as coisas que tu citou. Eu tinha essa versão que tá aí na imagem. Ouvia tanto falar dele, quando comecei a ler, pensei que seria quase uma odisséia. A vontade de que acabasse logo, era mais forte do que tentar assimilar o que eu lia. Não me apreendendo de ter abandonado. Não quero nem me sentir pop por ler esse tipo específico de escritor. Sou curioso, mas não força de maneira nenhuma uma leitura que não está sendo prazerosa.




skuser02844 27/05/2023

Reflexivo
O livro tem uma leitura simples, com uma história igualmente simples, poucas páginas, mas com grandes reflexões a serem feitas.
Eu passei a história toda ansiosa junto com o personagem, para que ele conseguisse finalmente o que deseja e provar sua capacidade e resiliência. Porém o final me frustou. Acredito que é do costume humano querer se provar capaz diante daqueles que não acreditam em nós. E eu também queria isso para o velho pescador: que ele mostrasse para todos e se gabasse do seu enorme peixe.

Mas o final frustrante do livro me trouxe a seguinte interpretação:
Não necessariamente devemos provar nada a ninguém, o importante é que fomos e somos capazes.
Mesmo que o final não seja como planejamos e que as vezes corremos o risco de não desfrutar de nossos esforços, ainda sim, sempre saberemos o quão forte somos por te carregado sozinhos um peixe que ninguém mais viu.
comentários(0)comente



Guilherme Amin 26/05/2023

Sabedoria silenciosa
Nesta novela aventuresca, o autor se vale de sua prosa elegante e econômica para compor a figura muito carismática de Santiago, o velho e modesto pescador que tenta comprar a sorte com sua força de trabalho, que é tudo o que ele tem.

Li o livro na infância e, nesta primeira releitura, aos 36 anos, foi preciosa a oportunidade de haurir as discretas enunciações de sabedoria presentes no texto - aquela sabedoria que vem com a maturidade própria deste modelo de personagem. Tudo temperado com a objetividade e virilidade conhecidas nos escritos de Hemingway.

O único aspecto que me cansou foi a descrição minudente e repetitiva de diversas técnicas, posturas e procedimentos de pescaria - uma atividade de que não entendo -, o que me deixou confuso e um pouco entediado em várias passagens. Mas isto, claro, é subjetivo.

Uma curiosidade: para Gabriel García Márquez, um dos escritores que veneravam esta obra, o tema principal de "O velho e o mar" era a inutilidade da vitória.
comentários(0)comente

Fabio 17/02/2024minha estante
Belíssima, resenha!???


Guilherme Amin 17/02/2024minha estante
Obrigado, Fabio!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



~mah 26/05/2023

Cativante
Uma escrita simples e fluida que nos conta uma 'história de pescador' em todos os sentidos da expressão.
Cativante, bela e pura é a jornada de Sebastião assim como sua amizade com Manolin.
comentários(0)comente



Geo 26/05/2023

Prometeu muito e entregou quase nada?
Esse livro é bem aclamado por todos ?um mergulho no interior?, mas acho uma leitura fraca e cansativa. As descrições cansam muito! E quem não tem nenhum entendimento sobre pesca fica perdido. Além de tudo isso, o final, ele me decepcionou demais. O escritor parecia estar cansado e finalizou o livro do nada, e como essa versão tem algumas gravuras a última era bem ?chocante? eu imaginava qualquer coisa menos isso kkkkkkkkk
Enfim, quem vai ler tem que ter muita paciência, criatividade e desejo de se encontrar nele (o que não aconteceu no meu caso) pode ser que futuramente eu o leia novamente e veja toda essa mágica, porém? meu eu hoje não ver nada disso kkkkkkk
comentários(0)comente



Carol.Miotti 25/05/2023

4,5/5
O Velho e o Mar não é apenas uma grande obra por conta do significado que ela carrega, e Hemingway não encantou tantos leitores apenas por conta de sua escrita fenomenal. O Velho e O Mar é um livro carregado de significado, e com momentos de ação e suspense. Santiago conseguirá pegar a presa? Ele conseguirá chegar à margem com o peixe? Aguentará a tortura física e emocional que está vivendo?
comentários(0)comente



elainegomes 24/05/2023

O velho e o mar de Ernest Hemingway, publicado em 1952.

Conhecemos Santiago, um velho pescador cubano, muito experiente mas que está há 84 dias sem capturar um único peixe.

Movido pela superstição de que no 85o dia sua sorte vai mudar Santiago segue ao mar sozinho, onde se encontrará perdido e vencido, sem jamais desistir.

Durante a luta contra o peixe, e outros animais marinhos, Santiago reflete sobre a vida, a morte, a natureza humana e a sua própria coragem. O livro explora temas como a perseverança, a solidão, a dignidade e a força do espírito humano diante das adversidades.

Diante de uma batalha sem tréguas, em que homem e natureza se fundem, já não importa o resultado, nem o quanto uma vitória é inútil, se derrotado ou vitorioso, se homem, peixe ou tubarão, no fim, todos são parte da força da natureza.

?Um homem pode ser destruído, mas não derrotado?

É um romance curto, mas profundamente impactante, que combina uma prosa enxuta e uma narrativa intensa para explorar questões universais sobre a condição humana, que gera inúmeras reflexões, desde as batalhas com esta entidade infinita que é o mar e seus mistérios, passando inclusive pela triste percepção da vida miserável que este pobre velho pescador solitário vive, melhor dizendo, sobrevive em sua aldeia de pescadores.

Não poderia falar do desfecho, mas foi um dos finais mais lindos e tristes que já li.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2792 encontrados | exibindo 886 a 901
60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR