O Velho e o mar

O Velho e o mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2792 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |


nimoriarty 21/06/2023

Embarquei com o Sr. Santiago rumo ao mar!
"Velho. É o que sou. Quero tudo e nada quero. Posso? Permites-me tal ousadia? Subir a mais alta montanha, conhecer o algures e o nenhures; tocar o fundo de todos os mares e deitar-me com as estrelas e correr como o vento."

O Velho e o Mar é daqueles clássicos que eu pensei que não gostaria tanto como gostei, confesso que só li esse livro porque ele foi citado no filme protagonizado por Denzel Washington (que por agora eu não vou lembrar o nome). Foi um show dramático do começo ao fim, e é exatamente como o título desta resenha, me senti com o Sr. Santigo vendo as estrelas e estando no mar aberto. Santigo me cativou do começo ao fim e torci cada fisgada de anzol.
comentários(0)comente



Yasmin1722 21/06/2023

Hoje em completo 18 anos, li pensando ser apenas um livro besta que faz parte do currículo escolar, mas não, é além disso, e é além de uma história de pescador, é uma história da vida.
comentários(0)comente



Vanessa Daflon 20/06/2023

Leitura leve, fluida, rápida. Daqueles livros que lemos muitas vezes e sempre temos novas visões, ensinamentos e imaginamos outras vertentes.
comentários(0)comente



tais.parentes 20/06/2023

Achei meu peixe-espada
Meu primeiro Hemingway obviamente tinha que ser esse. O título sempre me fascinou de alguma forma, e eu sabia que tinha ler esse livro (será o destino?)
De início eu estranhei a forma leve e sucinta da escrita do Ernest, mas tudo isso contribui para uma narração prodigiosa, pois acredito que a maior beleza está na história.
A luta do velho Santiago me impressionou muito, pois é difícil compreender o porquê de lutar tanto por um peixe, mesmo quando as forças se esvaem e a esperança é nula. Mas se realmente queremos algo, não importa a dificuldade, precisamos ir além, e perdermos as forças, rasgarmos as mãos, falemos contínuas vezes, mas desistir nunca, mesmo quando nos sentimos derrotados.
comentários(0)comente



aghataholtermann 18/06/2023

Muito bom
É um livro curto e rápido de ler!

Desses que você consegue ler em um dia com tranquilidade. Além de ser fluído.

É uma obra monótona em certos aspectos e muito interessante em outros, uma obra que trata sobre resiliência e persistência.

Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



onlysilence09 17/06/2023

Monótono
É um romance bem monótono, somente o início e o final do livro são interessantes, o desenvolvimento é bem parado e nada acontece. A descrição dos detalhes da cena é desnecessariamente aprofundada, isso acaba interferindo muito na fluidez do enredo. Mas a proposta é interessante.
comentários(0)comente



Alexsander21 16/06/2023

O Velho e o Mar
Eu esperava mais, ouvi muitas indicações. Acho que entrei nele com muita expectativa. Espera um final surpreendente mas não foi assim. Mas não deixa de ser uma boa e rápida leitura.
comentários(0)comente



Fabi Copetti 16/06/2023

Fantástico
Uma verdadeira lição de vida e de resiliência. Livro pequeno em tamanho e gigante em reflexão. Santuago e Manolin para sempre nos meus personagens preferidos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



dosesdeliteratura_ 15/06/2023

Sensibilidade e amor
Foi o livro mais forte e mais sensível que li desde então. O autor narra uma história de superação, amor, afeto, força, e o mais importante: determinação .
Que linda é essa obra, eu sou muito grata por ter lido, e ter entendido o real sentido da amizade, de acreditar em si, mesmo quando todos dizem que não.
MARAVILHOSO ??
Rafael Nini 15/06/2023minha estante
É por coisas assim que vale a pena usufruir da boa literatura: ela nos engrandece em todos os sentidos! E você está cada vez maior!




Jardim de histórias 14/06/2023

Um grande trabalho!!!!
A primeira vez em que li esse livro incrível, fui arrebatado por múltiplas sensações, como: emoção, euforia, tristeza, inspiração, coragem, aflição. Aí veio a releitura. Eu fiz questão de me certificar, que não era exagero essa minha identificação com a obra. E aí, fui novamente sacudido por Ernest Hemingway e sua forma tangível e singular de escrever. A escrita, nessa obra é tão viva, que proporciona algumas conexões que despertam sensações reais no leitor. Quem não se aplastou, na luta do velho Santiago, ao tentar manter o controle, nos dias a deriva no oceano? Ou quem não desenhou no imaginário, a face do velho, ao conviver com a possibilidade real de se tornar obsoleto? 

Ao criar a conexão com esta obra, quando olhamos para o horizonte na tentativa de enxergar o limite da imensidão para decifrar o encontro do céu com o oceano, talvez, conseguimos, a partir desta metáfora, entender a paixão que motiva o velho Santiago, que nesta prosa lindíssima é retratada de forma resiliente. Mesmo em uma situação de miséria em que vive, ele não se alimenta da pena em que os demais pescadores sentem dele, muito menos, do que eles pensam sobre as consequências relacionadas à baixa produtividade em referência ao baixo vigor, devido à idade avançada. Para o Santiago, estava tudo dentro da normalidade, isto não o incomodava. A determinação de Santiago, é uma lição filosófica, capaz de motivar, até mesmo o mais insensível leitor.
Ao me referir a filosofia, a história em si, nos envolve o tempo todo num campo repleto de reflexões, exemplo maior, está no Marlim-azul enorme, avistado no oceano pelo velho, e a luta incessante deste peixe pela sobrevivência e a real motivação de Santiago, por conseguir pescá-lo. E esta parte da história, desenvolve um duelo épico. Um duelo pela sobrevivência de ambos, se entendermos a luta do peixe para sobreviver e a do pescador que cuja subsistência é relacionada ao êxito da pesca, então, sim, é um duelo pela existência. Um lindo duelo!

Um livro triste, forte e, ao mesmo tempo, sensível. Um livro imprescindível e extremamente necessário. 
comentários(0)comente



Ellen Rayane 13/06/2023

Gostei do livro....
Mas não foi um favorito...
Achei parado e melancólico
É uma boa história, mas eu acho que esse autor não é pra mim.
comentários(0)comente



Gois 11/06/2023

Bom, apenas
Livro curto desse ganhador do prêmio Nobel. Primeiro livro que leio dele e achei um pouco monótono, mas interessante. Conta a história de um velho pescador com dificuldades para conseguir peixes e que consegue pescar um grande. Porém precisa ir além das linhas para achar legal e fazer possíveis interpretações. Achei bom, apenas, e tive mais dó dos peixes do que do pescador. Haha
comentários(0)comente



Cleia 11/06/2023

Um livro cativante
Uma história cativante, inspiradora de um velho pescador e sua luta solitária contra a natureza do mar e sua adversidades, mostrando a perseverança e a dignidade do espírito humano.
comentários(0)comente



Julia.Garani 10/06/2023

Para ler em 1 "sentada"
Livro surpreendente. Lindo de viver. É impressionante como você se apega ao Velho (Santiago), ao menino, e inclusive ao peixe. Que livro lindo. Não é atoa que é um best seller. A edição é um charme a parte, com ilustrações que me tiraram um sorriso sincero a medida que apareciam - sem contar a boa qualidade do papel, o espaçamento etc etc.
comentários(0)comente



2792 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |