Nany 13/08/2022O clube de luta era um livro que queria muito ler, pois muito se fala sobre ele, devo confessar que já tinha visto o filme, então consegui analisar o livro de um outro aspecto (de quem já sabe o plot). Mas devo confessar que achei em alguns momentos o livro cansativo, e tive que reler algumas outras, mas valos lá.
O livro nos conta sobre a fatídica vida de um jovem, com um emprego estável, que sempre trabalha para cada vez mais adquirir um bem material para aplacar sua raiva e ira, mas ver que isto não é suficiente. O mesmo também possui um incomum abito de frequentar grupos de apoio mesmo ele não tem nenhuma doença crônica, mas seu maior problema a insônia e o mesmo encontra consolo nesses grupos.
Mas sua vida é drasticamente revirada quando em uma viagem, conhece Tyle Durden, que imediatamente se sente atraído palas ideias revolucionara de Tyle, e ambos então começam a ter uma amizade intensa, juntos fundam um clube de luta, tendo a regra mais importante é não falar sobre o clube de luta. Mas tudo isto acontece para que a ideia de uma pessoa fosse concretizado, fazendo que todos que se sentisse excluído de alguma forma sentisse fazendo parte de algo grande, vemos isso na metade para frente do livro.
O clube de luta, é sobre violência, é sobre abandono, é sobre o consumo exacerbado de produtos que não é necessário, mas também é sobre nós submetemos a ideias de outras pessoas para fazermos parte de algo. Acho que o ego do homem está explicitamente ligado a tudo isso, pois o homem luta e trabalha para conquistar, mas ao perceber que nunca o alcançará, a revolta/ira o fazem agir de forma a desconsiderar as consequências.