Perto Do Coração Selvagem

Perto Do Coração Selvagem Clarice Lispector




Resenhas - Perto Do Coração Selvagem


1047 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


luanadgl 01/12/2023

Ser livre ou confortável?
Eu amo como o tema da liberdade está presente nas obras de Clarice. Ela tem o poder de fazer a gente se identificar com os trechos como se eles estivessem falando de nós mesmos. ?Perto do Coração Selvagem? se tornou meu livro favorito por isso. Uma leitura que nos faz mergulhar dentro de Joana, uma mulher que tem a liberdade latente dentro de si, como uma pedra no sapato que está sempre ali, mas que ao mesmo tempo tem medo de largar a zona de conforto que é sua vida e usufruí-la. Joana é um pouco de todos nós. Adentramos em sua infância, suas vivências e traumas e também no processo catártico de sua vida adulta que é se abrir para a mais genuína liberdade.
comentários(0)comente



Livia V 01/12/2023

Ler esse livro é como entrar em um buraco negro, um vazio
Um livro difícil, a Clarice sabe direitinho como transformar as situações em grandes e profundas reflexões sobre a vida. Acho que aqui você se encara com muito existencialismo, muitos abismos e analogias. No mais, um ótimo romance claro e se for servir de algo fica a dica de ir com calma e tentar n se matar ?
comentários(0)comente



Dmont3 29/11/2023

Adorei, me afundei ainda mais na depressão após ler. Além de uma grande crise existencial.

Amei, Clarice perfeita!!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nah S 27/11/2023

Perto do Coração Selvagem - Clarice Lispector
Finalizei este livro com uma sensação gostosa no peito. Quase como uma nostalgia. Como se tivesse entrado no universo particular de outra pessoa e conhecido todo o seu íntimo. É assim que vejo essa leitura, que para mim, meio que funde a história dos personagens com o relato dos sentimentos da própria autora, como num diário. Clarice transcreve as emoções de Joana e de todos os personagens com uma profundidade tão grande que só uma pessoa que realmente sente aquelas emoções poderia descrever.

O livro traz uma experiência de vida bastante profunda de Joana, sua infância, o relacionamento com o pai, com seu marido e com a amante deste. Joana tem uma ânsia muito grande por viver, realizar-se. Suas emoções e percepção do mundo ao seu redor são tão à flor da pele que é interessante notar pelas metáforas presentes.

Adorei notar que Clarice remete a figura de Joana e suas emoções, frequentemente, como semelhantes ao mar. Todos sentem algo ao se aproximar dele. Como a profundidade, sua imensidão, sua profundidade, sua explosão de força e a beleza de sua calmaria. A possibilidade de mudança de "humor", de tempo, reviravolta. Realmente amei essa leitura. A linguagem figurada e poética dele exige do leitor uma maior atenção, paciência e perspicácia, para perceber o sentido contido nas entrelinhas. Sem dúvidas, foi o livro mais desafiador que já li na vida.

Apesar de não ter uma linguagem direta, acredito que a beleza maior de tudo está em poder ter adentrado o universo particular da autora. Com certeza quero ler mais da Clarice no futuro e descobrir se ela mantém sempre esse padrão de linguagem, com muitas metáforas e mensagens subentendidas. Sempre tive curiosidade de conhecer seus livros.

Enfim, neste livro estão presentes personagens profundos e eu adorei as reflexões quando a narrativa passava a ser escrita do ponto de vista deles.

Super indico:

*****Meu trecho favorito:

" "Não sei" não é resposta. Aprenda a encontrar tudo o que existe dentro de você."
comentários(0)comente



gabi 26/11/2023

"No entanto sentia que essa estranha liberdade que fora sua maldição, que nunca ligara nem a si própria, essa liberdade era o que iluminava sua matéria. E sabia que daí vinha sua vida e seus momentos de glória e daí vinha a criação de cada instante futuro."
comentários(0)comente



rillari. 25/11/2023

Finalmente terminei
Demorei mais que o esperado para terminar esse livro por causa da faculdade, mas talvez tenha sigo algo muito bom eu pude me deleitar sobre as profundidades que o livro me propôs de uma maneira mais perene. Simplesmente uma obra de arte.
comentários(0)comente



sosovie 24/11/2023

10/10
Senti tanta coisa lendo q n tem nem como explicar, o pior foi ainda se identificar com a personagem e os sentimentos q trás junto vsfff
comentários(0)comente



citraterranova 18/11/2023

Finalmente terminei este!!!! apesar de a escrita ter sido maçante pra mim porque eu gosto de entender o que to lendo e é difícil acompanhar o fluxo de pensamentos da clarice, eu adorei o livro e me identifiquei muito com a joana.
comentários(0)comente



cajuleituras 14/11/2023

Não teria dado conta de ler esse livro se não tivesse meu professor de literatura brasileira toda terça e quinta falando sobre ele por duas horas.
comentários(0)comente



Ryanhappy 13/11/2023

Para dentro de si
Perto do coração selvagem (1943) não é um livro e sim um monumento,Clarice nos transporta por meio de um Fluxo de consciência insano, que na história nos faz ter a sensação de que estamos sendo levados por meio do bombeamento de um Coração para o mais íntimo de cada personagem da historia,
Então caro leitor não tente entender cada minúcia desse livro,encare como uma experiência sensorial e emotiva que vai lhe penetrar o seu Ser cada vez mais fundo,como as ondas do mar.
comentários(0)comente



debora-leao 12/11/2023

Livro bom e exigente: não dá pra se desconcentrar
Neste primeiro livro de Clarice o fluxo da consciência me assustou pela intensidade. Isso, unido a uma personagem às avessas de Macabéa, como é Joana, mulher totalmente introspectiva, poética, flutuante, resulta em um livro poético em detalhes, que precisa de atenção a cada palavra para que se acerte o ritmo. Não conseguia lê-lo qualquer dia em qualquer situação. A narrativa em si acaba ficando em segundo lugar, pq o livro é sobre relacionamentos com uma pessoa como Joana (ou sobre relacionamentos sendo uma pessoa como Joana).

Para mim, pessoalmente, foi cheio de gatilhos de momentos e lembranças e sensações que tive e vivi, quando mais jovem. Eu comecei pq queria poesia para ver, justamente, se as lentes sobre meus olhos que me mostravam um mundo com cores mais brilhantes e profundas voltariam, mas não foi suficiente. Foi como ver um filme, em vez de viver. Mas há que se dizer, acima de tudo que disse aqui, que ler Clarice é uma experiência extremamente pessoal. Ela precisa do seu repertório, do seu olhar sobre a vida para tecer suas histórias, e, com isso, cada leitura é única. Daqui a alguns anos, checarei como estarei.
comentários(0)comente



Isabelle 11/11/2023

De Profundis
Li Clarice no ensino médio nas aulas de literatura e não conseguia compreender a profundidade da sua escrita. 11 anos após a minha última leitura de Clarice resolvi ler Perto do Coração Selvagem, consegui compreender algumas partes e até me identificar com a protagonista Joana, mas acho que a cada leitura de Clarice compreendemos um pouco mais sua forma de escrita e seu metaforismo.
comentários(0)comente



Pasklan 09/11/2023

Um livro com várias perspectivas
O livro traz uma história de forma bem abrangente e com várias formas de compreender cada personagem.
comentários(0)comente



Gabi1692 07/11/2023

Ainda fico muito impressionada com o jeito de escrever da Clarice Lispector, principalmente com sua incrível desenvoltura em dar sentido e conseguir descrever e representar o funcionamento da mente e a diversidade de informações que perpassa por ela na elaboração dos pensamentos.

O livro é muito bom, mesmo com a estrutura complexa.
comentários(0)comente



1047 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR