Vinicius 21/08/2023
Víbora!
Perto de Um Coração Selvagem é um romance de formação... É uma literatura pensante e talvez até mesmo pré-pensante ... Você deve estar confuso com a estranheza dessa sinopse, imagino, mas Clarice é exatamente isso.
A história é narrada em grande maioria subjetivamente, de acordo com os pensamentos de Joana. Joana desde criança era enigmática, tinha certeza que "daria para o mal", questionava valores sociais (parte que eu particularmente gosto bastante), afinal, segundo Joana: para que serve ser feliz ? As vezes sinto que Clarice estava em Joana, em uma das muitas vozes dentro de Joana, ora, pois em Joana habita muitas vozes... Joana mais do que sensível, sensitiva, os pensamentos se tornavam palavras e suas palavras viravam ações, afinal o mais importante eram as palavras
Esse romance é uma grande jornada em torno do auto-conhecimento da personagem, suas divagações, relações e de sua vida, com extremo desapego e necessidade de liberdade, ou segundo ela : " liberdade é pouco, o que desejo não tem definição" (acho que está escrito assim, talvez eu tenha alterado levemente).
Clarice trouxe uma inovação para a escrita da época, confesso que me identifiquei demais com a personagem central em alguns pensamentos, o que me aproximou da história, que sim dúvida ficará guardada na minha memória.
Essa edição é maravilhosa! Capa dura, com a "capa externa" vermelha com uma foto da Clarice, possui fotos dos manuscritos, e após a história comentários técnicos da obra e da escrita clariceana
Boa leitura !