Marcos774 11/11/2023
Foi um sofrimento, mas valeu a pena
Me considero um leitor ruim, nunca consigo absorver uma obra por completo, sempre me perco nos significados, nas camadas que os autores criam para expressar seus pensamentos, me esforço, mas sempre perco algo nas historias, algo que todos estão vendo menos eu. No meu curriculum de livros não tenho obras tão difíceis, e mesmo assim tenho dificuldades, posso botar a culpa em muita gente, na escola, no qual para mim serviu pra muito pouco, na minha família, pois sou o único que tenta ler, mas fico comigo mesmo, não dá pra ficar por ai choramingando pela minha falta de sabedoria literária. Foi assim que decidi ler Moby Dick. E foi sofrido, demorei três meses pra ler, tinha horas que eu me perguntava o porque de tanto, mas comecei a talvez compreender que tinha algo ali, Melville diz muito coisa, descreve passagens de forma fenomenal, tem horas que da pra sentir a brisa do mar, o cheiro da baleia, "não sei como, mas dá", por mais burro que eu seja, deu pra sentir que estava lendo algo diferente, superior, não é uma historinha de aventura, passa muito além disso, tem camadas, muitas camadas, mais que uma cebola. É claro que não sou besta de tentar interpretar o livro de forma definitiva, tem tantas variáveis, é um desafio.
O que significa a baleia em si? o navio?, os tripulantes?, tanta coisa a dizer, pensar Fiquei feliz de terminar, muito feliz (hahaha), sei que vou carregar essa obra pra sempre. Vou procurar mais analises, interpretações, vou reler trechos, talvez um dia até releia.
O que mais me encantou nesse livro , é refletir o como tem pessoas geniais no mundo, pessoas que veem o que a maioria nunca vai compreender, ideias, formas de transmitir um pensamento, tudo muito original, único. Foi sofrido, mas valeu a pena.