vasilisamorozko 21/01/2022
Todo Mundo Aqui É Perfeito... Menos Arthur Hastings
"- Conheço-o de nome, M. Poirot. Teve uma grande fama noutros tempos, não teve? Mas agora os métodos são muito diferentes.
- Os crimes, porém, continuam a ser muito semelhantes, redarguiu Poirot, suavemente."
*
"O dinheiro não é o único motivo para assassinar."
*
"Embora antipatizasse vivamente com o detetive francês, a verdade é que me sentia secretamente impressionado. O indivíduo parecia irradiar eficiência. Não pude deixar de pensar que, até então, Poirot não fizera nada de excepcional, e isso humilhava-me. Parecia empenhado em concentrar a atenção em toda a espécie de pormenores estúpidos e pueris, que não tinham nada a ver com o caso. Como que a dar razão aos meus pensamentos, ouvi-o perguntar, nesse momento:
- M. Bex, quer ter a bondade de me explicar o significado deste traço a qual contorna toda a sepultura? É obra da Polícia?"
Obs: Hastings não dá pra te defender e eu nem quero, sinceramente.
#21 - Lembrei porque não gosto de Hartings.
Desde sempre eu não sou muito fã dele, mas eu nunca lembrava o porquê, tinha uma antipatia que achava gratuita contra ele, mas foi só reler esse livro pra lembrar o porquê: Ele é um porre!
Sério, acho a descrença dele por Poirot meio sem sentido já que ele sabia da fama do detetive, e sim, eu sei que nem sempre confiamos nas pessoas mais próximas, ou que eles estavam no começo de sua jornada... mas céus, foi impossível não sentir raiva dele por vira e mexe duvidar de Hercule ou implicar com as perguntas que o detetive fazia sobre o caso - cada detalhe importa meu anjo, oxe!
Além de que outra coisa que me incomoda nele é o fato de que ele leva uma moça pra cena do crime e deixa a porta aberta ao ponto de qualquer pessoa modificar ou roubar provas, pra mim ele é muito amador e genuinamente estupido. Sério, tenho dó do Poirot por ter alguém tão descuidado ao seu lado, pois até onde eu sei o jegue tem que carregar o homem e não o contrário, não?
E por incrível que pareça, até comecei a gostar de Hercule (e olha que já falei mal dele a rodo, desculpe meu bem, eu não tinha ideia do que dizia), acho que por ter lido tudo fora de ordem não me apeguei a ele e achei ele meio extravagante e o rei do mistério super arrogante, mas agora faz mais sentido ele ser assim, não existe mais a fachada de detetive genial que esconde tudo que me foi entregue inicialmente, reler esse livro me deu uma opinião melhor sobre o fato dele sempre esconder um detalhe ou outro (porque com um jumento do lado até eu, né). Já minha opinião sobre Hasting continua a mesma, e como li em uma resenha no site ao lado "Shut up Hastings. Shut up, shut up, shut up." que cara chato, burro e estupido, já falei uma vez e vou repetir, ele desconfia demais da única pessoa sensato nessa história, isso é de uma burrice desgraçada, além de que, ele e simplesmente um imbecil que mata o livro, tenho certeza do porque não ter gostado desse livro a dois anos e o fato dele ser o narrador principal, quem aguenta uma viagem longa sendo dirigida por pessoa com metade de um neurônio na cabeça?
Deus do céus os fatos literalmente socando seu rosto e ele nem percebe. Sinceramente o que salva esse livro são a trama do caso do assassinato, pois parece mega óbvio quem é o assassino mas tem tantas voltas e voltas que você se pergunta se seu primeiro palpite e correto mesmo, e o casal Jack e Bella, achei eles dois muito fofinhos defendendo um ao outro - Jack é meio corn* canalha por ter se apaixonado por outra? Sim, mas vou dar um crédito a ele apenas porque achei muito engraçado o fato de que Hasting e sua esposa serem um casal tão sem sal aos meus olhos, ao ponto de serem ofuscados completamente.
Enfim, para uma releitura que eu não dava nada estou feliz que tenha dado quatro estrelas (ainda mais quando eu nem lembrava da trama, esse romance de Jack e Bella, haha fiquei chocada por ver que tinha. Hasting tu é tão chato que eu excluir tudo mesmo do meu cérebro - quase tudo já que ainda lembrava que não gostava de você.)
Ps: Feliz em saber que a esposa dele aparece aqui, porque tem um livro da Agatha em que ele dá em cima de outra mulher e eu sempre ficava na dúvida se ele era casado ou não, agora eu sei que sim e vou achar esse livro pra descer a lenha nele. (talvez ele tenha se divorciado\ ou ficado viúvo ou eu possa estar confundindo as histórias, mas eu sei o que sei.
PP.s: Sobre o meu bingo, esse entraria na categoria machismo com tons de misoginia?? Christie deu um passo pra frente e dois pra trás nessa corrida ai ai rapaz...