Os Irmãos Karamázovi

Os Irmãos Karamázovi Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Os Irmãos Karamázov


719 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcos Roberto 15/08/2021

Vale a pena acompanhar a complexidade humana nos personagens de Dostoiévski. São lições para a vida. Sensacional!
comentários(0)comente



Henrique 12/08/2021

Um romance reflexivo
O último romance de Dostoiévski é, sem dúvida, uma bela obra. A história é interessante e escrita com maestria, mas, neste momento da vida, em que o próprio autor sofria com a morte do filho mais novo, o texto se perde em longas digressões que se acumulam nas quase mil páginas da obra.
Cometo aqui o pecado de lhe dar apenas três estrelas, talvez porque me falte a finesse necessária para apreciar a profundidade de todas as personalidades e vidas do romance. No fim do dia, para mim, todo o suspense se diluiu e o livro termina triste e com um sussurro.
comentários(0)comente



Hermes.Hirabara 30/07/2021

"Se Deus não existe, tudo me é permitido".Denso, sombrio, instigante. Nos faltam palavras para definir este romance. Dostoiévski nos traz a discussão várias questões profundas a respeito do ser. Deus, parricidio, amor fraternal. Último livro escrito por Fiodor Dostoiévski, dizem que teria uma sequência.Imprecendivel leitura para nos entendermos.
comentários(0)comente



Andreia759 24/07/2021

Aquele livro que vale cada letra lida!
Uma leitura complexa e longa. No começo não me senti atraída pela história, mas logo me envolvi de tal maneira que "devorei" o livro para saber o que aconteceria com os irmãos. Confesso que algumas partes foram exaustivas, mas ela só acrescentaram e de nada diminuíram a história. Não esperava pelo desfecho do assassinato daquela forma... Me surpreendeu a inteligência e artimanhas envolvidas. Alguns personagens me envolveram mais que outros, como o Aliocha, para mim, o melhor de todos. É um livro maravilhoso e super recomendo!
comentários(0)comente



Gabii 23/07/2021

Os Irmãos Karamazov
Iniciei a leitura sem pretenção alguma, e devagarinho a leitura foi fluíndo muito bem, acabei demorando bastente para conseguir concluir, mas isso só me fez conseguir absorver todos os elementos muito bem.
Gostei muito mas ainda estou com um pé atrás com o final, gostaria de saber o que se seguiu.
A discução sobre religião é muito presente neste livro, e muitas coisas se fazem pensar, ao mesmo tempo é um livro bem divertido, várias garagalhadas estão inclusas.
Amei a leitura.
comentários(0)comente



Cauan 21/07/2021

Irmãos Karamazov: Imperdível
Dostoyevsky novamente me surpreendeu. Uma obra cativante que traz diversas lições, desde questões filosóficas até questionamentos teológicos complexos.
Embora na minha opinião não supere crime e castigo, esta com certeza muito próxima.
A história é muito boa, peça apenas nas últimas páginas, cujo arco pareceu um pouco moroso..
Mas definitivamente vale a leitura
comentários(0)comente



Giovanna 21/07/2021

precisei de umas três ou quatro tentativas até conseguir engatar de fato na história porque são muitos personagens e inicialmente é um pouco confuso acompanhar todos eles, mas nossa, valeu muito a pena. os personagens são incríveis, a trama é muito bem construída e os conflitos são absolutamente sensacionais. no começo não tinha simpatizado muito com o dmitri e o ivan, mas eles têm seu charme e não vou nem falar no meu anjinho alexei, que é simplesmente o melhor personagem de todos (um resumo do livro: Coisas Acontecendo e as pessoas indo perguntar a opinião do alexei sobre o assunto porque todos eles são, muito compreensivelmente, apaixonados por ele). gostei muito de como tudo se amarrou no final e também do final aberto porque acho que ainda que teria sido legal saber o que houve afinal de contas com os personagens depois do julgamento, não era o ponto da história apresentar respostas prontas e como escolha narrativa achei genial. enfim, incrível.
comentários(0)comente



Matheus 17/07/2021

Muito bom, história envolvente e com personagens bem construídos, os traços de desenhos são muito legais e fazem jus ao estilo mangá achei uma boa!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mr. Jonas 14/07/2021

Os irmãos Karamázov
“Os Irmãos Karamázov” é o último romance publicado de Dostoiévski, um livro muito complexo,
Muitas discussões estão embutidas nesse romance, muitas facetas diferentes da vida. Um ponto forte e marcante da obra está na capacidade do autor de integrar diversos elementos divergentes em um todo unificado.
“Os Irmãos Karamazov” explora diversas questões, como o livre-arbítrio, apresentando e contestando diferentes explicações do comportamento humano. O romance desafia a noção de que, na ausência de leis morais, o homem é livre para fazer o que ele escolhe, ou seja, tudo é permitido: personagens que defendem uma liberdade amoral tendem a ser mais ansiosos e autodestrutivos no romance. Mas o romance também desafia o determinismo psicológico e social, isto é, a ideia de que tanto nossa composição psicológica como nossa posição na sociedade controla o modo como agimos.
As teorias colocadas no livro oferecem explicações satisfatórias que podem ser discutidas tranquilamente nos dias de hoje, o que faz desse romance uma obra-prima. Podemos dizer, em linhas gerais, que o livro gira em torno do seguinte tema: o conflito entre a fé e a dúvida.
O livro conta a história de uma família absolutamente disfuncional. Fiódor Pavlovitch Karamázov, o pai, é um devasso asqueroso. Não possui nenhuma qualidade redentora. Um homem egocêntrico, corrupto, imoral e que tem uma enorme devoção pelo cumprimento dos seus desejos bestiais. Foi casado duas vezes por razões egoístas e tratou todas as suas mulheres com o máximo desrespeito. Não possui respeito por si mesmo. É considerado um palhaço, um bufão vulgar. Suas preocupações centrais estão em ganhar dinheiro e seduzir mulheres jovens. Ele teve três filhos. Dimitri é o filho da primeira esposa, Adelaída Ivanovna, uma mulher bonita e inteligente, que veio de uma família aristocrática.
“Os Irmãos Karamazov é muito mais do que um mistério de um crime, é um romance sobre choques de visões de mundos opostos. O estilo de vida hedonista de Dimitri é contrastado com o ateísmo de Ivan e o cristianismo bíblico de Aliócha, ou seja, são apresentadas três visões de mundo. As descrições de extravagância e embriaguez de Dimitri são intercaladas com os jorros verbais de Ivan e lembranças da fé do mentor de Aliócha. E é nesse conflito que a história ganha profundidade para a compreensão do leitor de cada personagem.
Um marco da literatura universal, influenciou pensadores como Nietzsche e Freud - que o considerava "o maior romance já escrito" - e sucessivas gerações de escritores em todo o mundo.
comentários(0)comente



Rosangela Max 13/07/2021

Nesta história, a genialidade do autor ficou mais evidente.
Para quem já leu uma história de Dostoiévski sabe da característica dele de apresentar em detalhes os personagens e de ficar chamando-os de outros nomes, no decorrer da história, só para confundir nossa cabeça. Aqui, não é diferente! Mas vale muito a pena passar por toda essa introdução (e ligeira confusão) porque a leitura que está por vir sempre compensa.
É genial como o autor conseguiu desenvolver todo um debate filosófico envolvendo Sociedade X Estado X Igreja, sem perder o fio da meada e sem se tornar repetitivo. E ele fez isso em cada uma das suas obras.
Quanto mais extensa for a história, mas isso fica evidente, como é o caso aqui dos ?Os Irmãos Karamázov?. Não é à toa que esta obra é considerada uma das mais Importantes do autor e da Literatura Clássica em geral.
Para quem quer ler um bom clássico russo e não tem receio de ler calhamaços, recomendo fortemente este livro.
Para finalizar, seria impossível não mencionar a edição da Editora 34. Eles realizaram um trabalho primoroso, não só com esta obra, mas com todas os clássicos publicados por eles.
No momento, é o que temos de melhor para este gênero.
raafaserra 14/07/2021minha estante
Qual livro você recomenda pra começar a ler Dostoiévski??


Rosangela Max 14/07/2021minha estante
Olá! Sugiro ?Noites Brancas?. É um livro curtinho e de escrita leve.


Francisco 14/07/2021minha estante
Esse livro é excelente mesmo. Considerei muito interessante as discussões de Aliócha e Ivan sobre religião e niilismo.


raafaserra 14/07/2021minha estante
Obrigadaa ??




luizfelipedds 01/07/2021

Denso, intenso, longo e cansativo, essa obra monumental é uma das melhores coisas que já li na vida. Acredito que não seja o tipo de livro pra devorar em pouco tempo, tentei fazer isso e vi que não dava certo, então fui degustando aos poucos, no ritmo necessário pra digerir alguns dos intensos debates da família Karamázov. É a história de um microcosmo onde você tem um herança genética basicamente horrenda, e muitas questões envolvendo família, religião, moral, mentira, vingança, amor, ódio e todos os outros ingredientes pra culminar numa verdadeira reação em cadeia de desastres. Pensei em desistir do livro, pensei que iria odiar e dar três estrelas, mas entendi perto do final que essa minha antipatia foi mais culpa minha do que do autor, já que queria ler num ritmo específico pra dar conta de outras leituras. Dentre as coisas que eu já li, as conversas entre os personagens me lembraram um pouco o estilo/intensidade daquelas travadas em Berghof, no romance A Montanha Mágica, no entanto com temas diferentes, num contexto social diferente. Os Irmãos Karamázov são, cada um à sua maneira, interessantes, mas pra mim o Ivan ficou na memória como o mais marcante. Pelo o que eu entendi, o romance teria uma continuação, mas o autor morreu antes que pudesse colocar isso em prática, mas não ficam grandes lacunas, terminei a leitura satisfeito. Sobre as especificidades das relações familiares e sociais dos irmãos, acredito que qualquer informação, ainda que mínima, pode estragar a leitura de quem não gosta de spoiler, então a dica é: leia. Até o que parecer inútil ou desnecessariamente longo vai fazer sentido no final.
iamfabs 01/07/2021minha estante
Faz bem um ano que estou travado em 10% da leitura?


luizfelipedds 01/07/2021minha estante
Às vezes vale a pena dar uma olhada em outra tradução, baixar uma amostra grátis no aplicativo do Kindle e ver se consegue destravar lendo outras versões, salvo engano tem a do Paulo Bezerra (que eu li, da Editora 34), do Herculano Villas-Boas e do Oleg Almeida (Editora Martin Claret). Não entendo muito de literatura russa, mas já ouvi de quem entende que o estilo do Dostoievski de escrever às vezes "trava" o leitor mesmo, e cada tradução lida com isso de forma diferente. Vale a pena dar uma olhada se decidir voltar a ler!




Gustavo.Moura 28/06/2021

Livro longo, pesado e filosófico. Nao embarque nessa se for só pela fama do livro, ou corre o risco de abandonar na metade.
Apesar das questões filosóficas fundamentais, elas são colocadas de maneira muito sutil no meio de uma história que, a meu ver, é um pouco sem pé nem cabeça... As relações entre os personagens, para mim, pareceu secundário e traz pouca empatia.
comentários(0)comente



boemillys 17/06/2021

Tudo é permitido?
Uau! É pura filosofia, e certamente estou marcada pelos diálogos de Ivan - inclusive um capítulo sobre um tal inquisidor. Simplesmente incrível, esse livro acabou me salvando de um momento delicado e vou levar comigo pra sempre todos os questionamentos morais que me deixaram boquiaberta.
comentários(0)comente



719 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR