Os Irmãos Karamázovi

Os Irmãos Karamázovi Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Os Irmãos Karamázov


719 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Edy 25/03/2021

Genial
Já faz alguns meses que estou lendo alguns clássicos (de vários países) e sempre li críticas positivas sobre os clássicos russos, então resolvi ler o livro mais comentado do Dostoiévski (agora eu entendo todos os elogios sobre esse livro).
No começo foi um pouco difícil me acostumar com os vários nomes dos personagens, nomes parecidos, eventos da Rússia que não conhecia, eu estava sendo apresentada a uma nova cultura e sempre é um choque se acostumar. No começo do livro sempre existia uma briga, personagens bipolares, grandes discussões em família, quase um caso de família russo, mas não eram apenas brigas comuns ou aquelas brigas do dia a dia, eram brigas com diálogos enormes, sagazes e inteligentes (fiquei muito fascinada com a capacidade de Dostoiévski, pois ele escrevia diálogos que duravam duas a três páginas, só uma pessoa falando) e pode parecer loucura, mas foi justamente isso que me prendeu e me fez engolir o livro tão rápido. Em cada capítulo éramos apresentados a novos personagens, eventos que pareciam não fazer sentido, mas Dostoiévski estava construindo um quebra-cabeça e cada linha escrita era fundamental para entender, cada personagem tinha uma contribuição para a história, cada diálogo seria necessário lá na frente, cada gesto seria imprescindível (vou ter que reler esse livro para me ater a cada detalhe). E foi incrível ver as peças do quebra-cabeça formando uma bela história trágica, um famoso romance russo.
Dostoiévski é genial ?
comentários(0)comente



Caio Timbó 16/03/2021

História densa e muito interessante. Desde o início com a história da família até mesmo o tempo de Alexei no monastério. A cena do velório é maravilhosa.
comentários(0)comente



Lais.Souza 11/03/2021

Não foi uma leitura fácil, mas foi uma boa leitura. Dostoievski sabe como criar personagens complexos.

Um livro da fé sem tomar um lado, o que torna cada diálogo emocionante.
comentários(0)comente



Kezices 06/03/2021

Li "Os irmãos Karamázov", de Dostoiévski. A linguagem é fluida, mas ao mesmo tempo é um livro denso devido às discussões propostas. Há, é claro, relações com o contexto histórico da obra, porém as discussões de teor filosófico/existencial e psicológico tornam o livro atemporal. Também se destacam no livro as construções dos diálogos e o desenho das vozes das personagens (com cada voz única e bem delineada na escrita da narrativa).
comentários(0)comente



Elisa.Motta 27/02/2021

Boa parte do que tinha pra falar, fui fazendo ao longo da leitura. A trama é complexa, ela envolve tantas nuances e persongens ambíguos, e ainda assim é cativante, intrigante e te faz querer saber o que vai acontecer até o final.
comentários(0)comente



Renisson 26/02/2021

Os Irmãos Karamázov é um livro que possuí muitas características que precisam ser descritas aqui.
O livro não tem a pretensão para romantizar algo. Ele tem algo mais filosófica falando sobre a convivência, a religiosidade que é um ponto muito abundante no livro uma surpresa.
O livro tem o seu andamento complicado ele começa bem pela pegada filosófica, da uma caída, e no final tem mais variação.
A história do livro é boa bem desenvolvida até o fim e cheio de diálogos que pode deixar a leitura cansativa para alguns, para mim não foi problema o seu final que cativa.
E por fim, o desenvolvimento dos personagens é muito bom, apesar de ter bastante personagens na história, mas que não se perde na história.
Mesmo com seus pesares é um bom livro que é preciso até mais de uma leitura.
comentários(0)comente



Felipe 22/02/2021

Irmãos Karamazov
Um livro que necessita ser lido e relido algumas vezes para identificar todas as sutilezas presentes em suas 969 páginas. Me parece que não acaba, não por ser um calhamaço, mas por dar a sensação que Dostoiévski poderia continuar a escrevê-lo até hoje, se fosse vivo, que não faltariam leitores para seu arsenal psicológico intrigante, comovente e de uma beleza profunda.
comentários(0)comente



Matheus Gonçalves 22/02/2021

Muito bom, mas deeeeeeenso
Esse livro veio para mim como um fardo pesado. Por vezes me peguei triste ao pensar, enquanto lia, em quem me deu esse livro. Demorei um bom tempo, mas consegui finalizar.
Muito bom, cativante e denso.
comentários(0)comente



fernanda 13/02/2021

Clássico russo
A literatura russa requer paciência. São livros extensos que abordam temas de maneira profunda. Com 920 páginas, foi uma leitura que exigiu de mim calma e força de vontade para os primeiros capítulos. Lentidão inicial, porém, as análises investigativas do final mostram o potencial de Dostoiévski de montar uma intensa teia de aranha, que te faz lembrar de momentos da história que pareciam inocentes, mas acabam fundamentais para o desenrolar do mistério.

Terminei amando nossos queridos personagens Irmãos Karamázov!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodrigo.Souza 09/02/2021

Um presente para a humanidade
Em um livro que domina seu leitor de forma nunca vista antes (e nem depois). Com total domínio ofício, no auge de seu talento e com inspiração descomunal, o gênio sanguinário da literatura escolheu uma família conturbada russa como foco de seu presente para a humanidade. Em milhares de páginas chamou para sua épica viagem leitores de todo o mundo.

Torna-se totalmente impossível definir esta obra, mas fica bem claro o que Dostoiévski quis dizer a humanidade: sou imortal.

Machado de Assis disse aos seus amigos da época: "vocês me aplaudem, me exaltam, me chamam de inovador... mas eu não chego nem aos 10% daquele inconsequente russo."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana 02/02/2021

Uma citação
Nada do que eu fale vai acrescentar muito ao que já se disse sobre esse livro. Ele é magnífico. Não estava nos meus planos seguir para o segundo volume tão logo, mas vou feliz.
"Pois que em nosso século todos se dividiram em unidades, cada um se isola em sua toca, cada um se afasta do outro, enconde-se, esconde o que possui e termina ele mesmo por afastar-se das pessoas e afasta-las de si mesmo...Contudo, é inevitável que também chegue o momento desse isolamento terrível e todos compreenderão de uma vez como se separaram uns dos outros de forma antinatural". Profético.
Michkin 02/02/2021minha estante
Dostoieviski é ótimo




Maira Giosa 21/01/2021

Considerada a obra-prima de Fiódor Dostoiévski, Os Irmãos Karamázov (na excelente edição da Ed. 34), virou referência para quem deseja se aprofundar na escrita do autor russo. Embora seja esse clássico todo, em termos de narrativa, não é meu favorito. Mas isso não empalidece seu brilho. Karamázov é uma baita obra.

O autor conta a vida de três irmãos, Iván, Dimitri e Aliêksiei, e de seu degenerado pai, Fiódor Pávlovitch. A relação dos quatro personagens - um mais diferente do que o outro, e cada um representando uma faceta da sociedade russa - envolve mulheres, brigas, dinheiro, ácool e, eventualmente, um assassinato (tema que permeia os principais livros do escritor). Não posso contar muito, pois o livro é inteiro recheado de descobertas, seja sobre a época ou sobre a estória.

É como todos os grandes críticos dizem: um retrato da Rússia, misturado com os temas que Dostoiévski mais apreciava: religião (do envolvimento da igreja aos pormenores filosóficos) e as questões político-sociais do século XIX no país. Um calhamaço com referências maravilhosas e uma tradução impecável (e cheia de notas) feita por Paulo Bezerra. Imperdível!

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/
comentários(0)comente



719 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR