Maira Giosa 21/01/2021Considerada a obra-prima de Fiódor Dostoiévski, Os Irmãos Karamázov (na excelente edição da Ed. 34), virou referência para quem deseja se aprofundar na escrita do autor russo. Embora seja esse clássico todo, em termos de narrativa, não é meu favorito. Mas isso não empalidece seu brilho. Karamázov é uma baita obra.
O autor conta a vida de três irmãos, Iván, Dimitri e Aliêksiei, e de seu degenerado pai, Fiódor Pávlovitch. A relação dos quatro personagens - um mais diferente do que o outro, e cada um representando uma faceta da sociedade russa - envolve mulheres, brigas, dinheiro, ácool e, eventualmente, um assassinato (tema que permeia os principais livros do escritor). Não posso contar muito, pois o livro é inteiro recheado de descobertas, seja sobre a época ou sobre a estória.
É como todos os grandes críticos dizem: um retrato da Rússia, misturado com os temas que Dostoiévski mais apreciava: religião (do envolvimento da igreja aos pormenores filosóficos) e as questões político-sociais do século XIX no país. Um calhamaço com referências maravilhosas e uma tradução impecável (e cheia de notas) feita por Paulo Bezerra. Imperdível!
site:
https://www.instagram.com/livrosdamaira/