Macunaíma (eBook)

Macunaíma (eBook) Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


950 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucas.Sampaio 21/06/2021

NÃO VIM NO MUNDO PARA SER PEDRA
É inegável que Macunaíma é um livro essencial. Literariamente continua relevante, mesmo quase 100 anos após sua concepção, e também é pedra angular da primeira geração Modernista no Brasil.
E dá para perceber esse segundo fato: o enredo possui grande influência das vanguardas europeias, seja no seu enredo absurdo e surrealista, nas influências do futurismo, nas descrições das máquinas e nas reflexões sobre humano vs. máquina. A fragmentação cubista está presente também.

Mas esse livro não tem nada de europeu, muito pelo contrário, é uma carta de amor ao Brasil e principalmente a São Paulo. É um compêndio de história indígenas, é um passeio pelo Brasil, por suas lendas, assombrações, pelo céu do Brasil.

Quero virar estrela também.
Tem mais nada não.
comentários(0)comente



Lucas.Petrini 14/06/2021

Macunaíma de Mario de Andrade : Lucas petrini
Macunaíma é um livro escrito por Mário de Andrade e que basicamente conta a historia de um herói no caso um indígena que é o personagem principal que da nome ao livro, ao decorrer do livro ele vai aderindo um estilo principalmente na forma de aparência europeia, porque apesar de geograficamente o livro se passar em território Brasileiro o livro da breves passagens na Europa. Ele é caracterizado por ser muito preguiçoso e muito ´´esperto´´ no sentido de malandro, ele é também um ser mágico porque justamente o livro fala de seres mágicos e sobre a cultura do folclore Brasileiro, seu principal objetivo é ir para São Paulo atrás de Muiraquitã, um amuleto mágico dado a ele por sua amada que acaba falecendo, e a partir disso o livro conta diversas aventuras e problemas passados pelo herói, assim mostrando e valorizando o folclore nacional e claro fazendo criticas a sociedade da época vale destacar que o livro faz uma grande reflexão sobre indígenas e negros. Macunaíma é um tipo de leitura que por conta de ser um clássico é inicialmente difícil, mas que você deve estar com a cabeça bem aberta e diferentes pontos de vistas sobre a historia, e por conta de ser muito ficcional e de complexa linguagem em alguns momentos ela pode se tornar até confusa, mas quando se entende o contexto em que foi escrita e principalmente o autor da obra muitas coisas ficam mais claras. bem honestamente para mim não era o tipo de leitura que eu esperava , antes de ler tinha uma expectativa maior do livro e ele não me agradou muito, mas sem duvida é um grande clássico que vale ser feito a leitura alguma vez na vida, pelo fato de se tratar do folclore e cultura brasileira e do personagem principal e de tudo que envolve nossa cultura e nossa vivência e principalmente pelas criticas e reflexões que o livro nos faz.
comentários(0)comente



Gonca 14/06/2021

Vou colocar uma pequena lista de gatilhos no final da resenha para caso alguém esteja querendo ler sem surpresas desagradáveis. Não é spoiler, mas só um aviso para tomar cuidado com a leitura.
Macunaíma é o produto dos estudos de Mário de Andrade sobre o folclore e a língua de nosso país. A história é protagonizada pelo índio Macunaíma e seus dois irmãos, Jiguê e Maanapé. Nesse livro vamos encontrar histórias de todas as regiões do Brasil, todas elas juntas e misturadas com as travessuras do “herói”.
Eu sofri com todas as palavras novas do livro e demorei para me acostumar, mas depois que peguei o jeito consegui aprender muito sobre a nossa história.
Gatilhos para a leitura: +18; conteúdo sexual/não consensual; drogas. O livro é forte, tomem cuidado. Caso isso lhe causar mal-estar eu não recomendo a leitura.
@larinovaes.solar 14/06/2021minha estante
Gratidão pela lista de gatilhos. Sempre procuro essa referência nas resenhas.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Josué 14/06/2021

Macunaíma
Este livro me fez perceber muitas coisas do folclore brasileiro que nem poderia imaginar, gostei dele, á pesar de ser um livro de complexidade extrema e de difícil compreensão, entendi uma parte que listei aqui.
"Macunaíma" é o resultado do acervo de conhecimentos de Mário de Andrade sobre indígenas e folclore e mitologia. Portanto, pode-se dizer que esta obra é uma rapsódia, a palavra vem do grego e se refere a obras como "Ilíada" e "Odisséia" de Homero. Para os gregos, a rapsódia é uma obra literária que condensa todas as tradições orais e folclóricas de uma nação. Além disso, no plano musical (Mário de Andrade também tem formação musical), a Rapsódia utiliza contos tradicionais ou populares de certas pessoas no tema da improvisação.
Existe também uma forma que se assemelha ao gênero épico: conforme descrito neste livro, em passagens fragmentadas, a vida de uma pessoa que simboliza um país. No que diz respeito ao sentido musical dado pelo dicionário, a improvisação da narrativa, no contexto da cultura popular, deixa uma profunda impressão e surpresa a cada momento.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Emanuel.MdeOliveira 13/06/2021

RESENHA MACUNAÍMA - EMANUEL 301
Macunaíma, livro escrito por Mario de Andrade conta a historia do herói (mesmo sendo um herói bem diferente do que estamos acostumados) homônimo. O personagem principal que da nome ao livro é um índio, que mais tarde vira europeu de aparência, caracterizado por ser preguiçoso e um trapaceiro de primeira, e também uma especie de ser mágico, que não tem caráter e filtro algum, seu objetivo é ir para São Paulo atrás de Muiraquitã, um amuleto mágico dado a ele por sua amada que já partiu, e a partir dessa premissa o livro nos leva pelas aventuras e traquinagens do herói, mostrando o folclore nacional e fazendo criticas a sociedade da época. Macunaíma é um tipo de leitura que se deve fazer com a cabeça aberta a possibilidades, obviamente por se tratar de um livro clássico ela tende a ser mais difícil e em alguns momentos até confusa, mas quando se entende o contexto em que foi escrita e principalmente o autor da obra muitas coisas ficam mais claras. Em minha opinião não é o tipo de leitura que me agrada muito, por não ser o que costumo ler, mas é uma experiencia valida e em alguns momentos até divertida, principalmente por tratar do folclore e cultura brasileira e do personagem principal que certamente é muito peculiar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dk 10/06/2021

Quem não entende a genialidade de Macunaíma, precisa urgentemente se reconectar à história de nossa literatura e, por que não, de nosso próprio país. Mário de Andrade faz uma crítica impecável na qual, a uma primeira vista grossa, sobra esculhambação e referência cultural. Mas Macunaíma tem vários elementos dignos de reflexão, e caso não esteja disposto a tal, espero que dê gostosas gargalhadas como dei, durante vários trechos impossíveis da narrativa.
comentários(0)comente



jurripe 09/06/2021

Resenha
Macunaíma é uma obra prima do Modernismo brasileiro e da literatura brasileira como um todo. Não acho que tenha uma história muito interessante, e é uma leitura que requer bastante atenção e concentração, mas ao analisar num aspecto mais crítico (tive que ler esse livro pra aula de Literatura Brasileira da faculdade de Letras), percebi o quão rico esse livro é. Não sei se recomendaria pra qualquer um, porque acredito que o livro não é tão fácil de entender, mas vale a pena uma leitura bem aprofundada acompanhada de um estudo do livro.
Claudinha 09/06/2021minha estante
Tinha visto o filme e adorei, aí li o livro e adorei mais ainda, um clássico que vale a pena.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiza 07/06/2021

"Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são"
Li graças a minha aula de tópicos literários no Brasil e como todos os livros que misturam linguagens é um tanto complicado de ler
comentários(0)comente



Liih 04/06/2021

É
Eu não entendi nada. Kkkk
Eu tentei muito, porém para mim parecia que eu estava em um mundo paralelo.
Eu compreendo que naquela época era o estilo e pode causar estranhamento, mas está leitura para mim foi a de longe a que mais me causou estranhamento.
comentários(0)comente



Antonio.Brito 30/05/2021

"Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são."
Um livro muito bom, pode-de dizer que Mário abre para a literatura brasileiras novos horizontes.
comentários(0)comente



950 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |