Macunaíma (eBook)

Macunaíma (eBook) Mário de Andrade
Angelo Abu




Resenhas - Macunaíma


950 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Osório 09/03/2021

Eu amei esse livro, é bem engraçado, algumas partes, percebe-se que foram inspiração para o Auto da Compadecida, as críticas sociais são muito incisivas, mas que fazem refletir.
Primeiro, a crítica da transformação de Macunaíma, de um preto retinto a um europeu dos olhos azuis e cabelos loiros, com um banho na cachoeira mágica, onde é como se sua cor representasse uma sujeira e sua felicidade demonstra a sua vontade de ser branco para ser aceito, tido como bonito.
O estereótipo do brasileiro através da figura do herói, tido como trapaceiro e preguiçoso, onde fazia de tudo para se dar bem as custas dos outros.
Como minha pesquisa e área de estudo é voltada para a História da Saúde e das Doenças, sempre que tenho oportunidade de analisar algum livro por esse viés, eu tô achando ótimo. Dessa forma, algumas passagens retratam muito bem essas péssimas condições de higiene e salubridade, as doenças transmissíveis em grau elevado, tanto que o herói na primeira noite em São Paulo já contrai "sapinho". Mais adiante, doenças como lepra, zamparina, impaludismo e doença de Chagas são citadas. É frequente ver Macunaíma falando "POUCA SAÚDE E MUITA SAÚVA, OS MALES DO BRASIL SÃO", ressaltando ainda mais esse caráter epidêmico da época.
comentários(0)comente



Laura.Kuhnen 07/03/2021

Macunaíma, um herói sem caráter foi uma enorme surpresa pra mim!
Começando pelo fato de eu imaginar que Macunaíma era uma mulher. Sim. Acredito que fiz alguma ligação com Iracema, em razão de ambas as histórias brasileiras terem passagens relacionadas aos índios e tribos do nosso país.
Porém, fazendo a leitura descobri que a história não era nada do que eu imaginava!
Macunaíma, um homem, passa por diversas "batalhas" contra gigantes, animais e demais personagens de lendas, mitos e folclore brasileiro.
Nós acompanhamos o herói nas suas jornadas, percebendo que o fantástico é presente em toda a narrativa.
Em muitas passagens, Macunaíma acaba por explicar fatos da realidade. Por exemplo, vocês sabiam que a lua é manchada porque Macunaíma ficou chateado com ela e deu-lhe uns murros?
Passagens como essa são frequentes em vários momentos do texto.
Consegui por isso, fazer um link com o livro Cem anos de Solidão. Em que o fantástico também é usado para explicar fatos da realidade e os personagens tem poderes e realizam ações não reais.
O livro acaba sendo denso pela linguagem utilizador pelo autor. Muitas palavras e expressões do português de anos atrás, assim como, vocabulário indígena.
Apesar disso, é possível compreender e acompanhar a trajetória do herói sem muitos esforços.
É um livro um tanto diferente dos demais que já realizei a leitura. Entretanto, com certeza recomendo-o. É interessante e cativador.
comentários(0)comente



Lívia 02/03/2021

Adorei!
O livro é maravilhoso, alia uma narrativa extremamente envolvente com uma crítica social necessária.Achei q de vez em quando a linguagem ficava um pouco complicada, por ter muitos termos que eu não conhecia, mas nada que prejudicasse o entendimento. Recomendo muito!

?A Máquina era que matava os homens porém os homens é que mandavam na Máquina?

?Macunaíma ficou muito contrariado. Ter de trabucar, ele, herói... Murmurou desolado: -Ai! que preguiça!...?
comentários(0)comente



bazola 01/03/2021

abordagens importantes, tende a ser um livro divertido, mas acho que requer um amadurecimento de literatura maior para que seja uma leitura mais envolvente.
comentários(0)comente



Alice 01/03/2021

Aaai que preguiça!!
Preguiça que tive de terminar esse livro. Lia poucas páginas por dia ... muito chato, cansativo, história enrolada demais e numa linguagem que eu entendi metade das palavras.

To forade ler outro "classico" por enquanto.
comentários(0)comente



Bruna.Bossoni 22/02/2021

Não é meu tipo preferido de leitura, e Mário de Andrade costuma usar uma linguagem mais complicada. Enrolei demais para terminar de ler, a leitura não me prendeu muito.
Porém, é interessante ressaltar que o personagem Macunaíma, retrata o típico cidadão brasileiro, com seu jeito preguiçoso e safado. O livro me serviu como uma forma de analisar os contrastes do século XX com o XXI, mesmo depois de um século ainda vemos que os males do Brasil continuam iguais, mas em um contexto diferente.
comentários(0)comente



elainegomes 19/02/2021

Surreal, mágico, louco, moderno, e divertidíssimo!!!

O início foi difícil, o texto é uma miscelânea de mitos e lendas folclóricas de todo o Brasil, combinada com a mistura de expressões e termos indígenas, mas era exatamente a intenção do autor, provocar o leitor, instigar, quando dei por mim já tinha sido devorada pela antropofagia.

E fui levada na viagem maluca, em busca do amuleto MUIRAQUITÃ de nosso herói sem caráter, mentiroso, traidor, e principalmente muito preguiçoso, para tudo, exceto para o sexo.

Sem limites geográficos Macunaíma viajou por todo o Brasil e inclusive depois de caminhar uma légua e meia chegou até Argentina.

O herói de nossa gente, era encantado e possuía o dom da metamorfose, verdadeiro espetáculo.

Por fim, literalmente na última linha do livro descobrimos quem é o narrador de todo o livro (não vou contar, vale a pena descobrir)
comentários(0)comente



Nay 18/02/2021

Difícil de terminar
Apesar de ser uma história sobre a nossa cultura, minha leitura ficou confusa devido a diversas palavras desconhecidas(no meu vocabulário). Fora isso, recomendo. Tem aventuras do herói sem caráter do início ao fim.

"Ah... Que preguiça!..."
comentários(0)comente



Mr.teles 18/02/2021

Macunaíma
Em poucas palavras, Atrevido, Cômico,e Icônico, se você quer uma leitura tranquila de tarde esse livro é perfeito
comentários(0)comente



Mandark 16/02/2021

Um sacrifício.
Uma das leituras mais difíceis da minha vida. Um percurso longo, cheio de pausas e muita insatisfação. Leitura feita por pura obrigação acadêmica. Compreendo (em partes) a importância da obra, mas não consigo defender suas qualidades.
comentários(0)comente



Mandark 16/02/2021

Uma boa adaptação.
O livro é um martírio, mas a HQ conseguiu resgatar o que o livro tinha de mais interessante e soube usar as cores e os traços pra deixar uma história que não me agrada de forma alguma para a tornar suportável e em alguns pontos até satisfatória.
daisk valeria 17/02/2021minha estante
Eu amo Macunaíma!! Adoro ler os clássicos!


Mandark 17/02/2021minha estante
Eu também adoro os clássicos. Entendo a importância de Macunaíma, mas não desce pra mim.




Everton Vidal 12/02/2021

Atrevido e cômico. Fruto de investigações do autor sobre o folclore brasileiro. Um amálgama de hábitos, costumes, lendas, dados históricos, geográficos e culturais organizados de uma forma genial (entre o coeso e o nonsense). Com características de realismo fantástico muitos anos antes dessa tendência virar moda com o boom latino.

É um dos melhores romances da literatura brasileira. Um livro tão rico e divertido, que quase 100 anos depois não deixa de gerar insights bem interessantes.

Demais!
comentários(0)comente



Davi.Lima 11/02/2021

estou treinando para redação. pfv corrijam minha resenha.
já é a segunda vez que eu leio macunaíma e o li com olhos totalmente diferentes, confesso que da primeira vez não intendi nada com nada pois li as preças quando eu fui assistir uma resenha vi o quanto o livro era incrivel e aproveitei que tinha uma esição diferente e fui ler e confesso que pareceu outro lovro para min, mil vezes melhor, mais rico, engraçado e cheio de cultura.
comentários(0)comente



Júlia 08/02/2021

? Ah... que preguiça!...
? Pouca saúde e muita saúva, Os males do Brasil são!...
comentários(0)comente



elleabgy 06/02/2021

achei muito interessante por ser um livro brasileiro e abordar sobre a nossa cultura e costumes em 1800, mas tenho que admitir que não compreendi algumas palavras que estavam presentes no livro, pois não fazem parte do meu vocabulário. apesar de ter sido uma leitura cansativa eu gostei da experiência.
comentários(0)comente



950 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |