ademircarneiro.prof 09/02/2018Resenha - Macunaíma Olá, mais um clássico para lista de lidos, hoje findei a leitura do livro “Macunaíma” de Mário de Andrade, lançado pela @edicoescamara. Não vou falar que foi uma leitura fácil e que flui rapidamente, para ler esse livro é necessário paciência, mas ao final da leitura, descobrimos que é um livro incrível e indispensável, eu diria, é uma leitura obrigatória.
Mário de Andrade traz uma narrativa com um teor místico e um herói sem caráter para descrever o povo brasileiro. Macunaíma é a representação fidedigna do homem brasileiro, sem caráter, preguiçoso e que está disposto a sacrificar o próximo em prol do seu bem estar e sucesso pessoal.
Macunaíma nasceu em uma tribo no amazonas e desde pequeno já manifestava sua esperteza, imagina que ele só começou a falar após os seis anos, isso porque bebeu água de chocalho. Não respeitava nem os homens, nem as mulheres, exceto os mais velhos e nem sempre, até a sua própria família ele era indiferente, apesar de gostar.
Depois de muitas tramoias e confusões, Macunaíma ganha o mundo com seus irmãos Jiguê e Maanape, ele viaja pelos quatro cantos do Brasil e por onde passa deixa sua marca e seu nome, “Lá vai o herói sem caráter”. O mais engraçado é que por mais que Macunaíma seja desonesto e aja em seu interesse próprio ele sempre está por cima.
Com uma linguagem que requer uma leitura mais detalhada, Macunaíma condensa para além de uma narrativa mística e que não segue os padrões comumente realista, uma critica ferrenha a alta burguesia brasileira e seu caráter.
site:
https://www.instagram.com/p/BejUQy5gIve/?taken-by=academicoliterario