Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...



Resenhas - Dom Casmurro


6017 encontrados | exibindo 1546 a 1561
104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 |


Lucy 02/07/2023

Dom casmurro
Betinho não é um narrador confiável e um surtado ciumento.
Riscado um classico da minha lista e eu gostei bastante da leitura
comentários(0)comente



Carlamarq 01/07/2023

Não traiu
Dizendo da forma mais simples e direta: simplesmente cativante! a sensaçao que o livro tras de viver naquele passado do Brasil, as problematicas do romance, as descrições do personagem, a maneira que o personagem conversa com o leitor.... eh realmente uma experiencia de valer a pena.
comentários(0)comente



Bruno B. 01/07/2023

A JOIA DA COROA MACHADIANA
Esse é um livro que mostra que entre aparência e essência pode haver uma grande diferença. Esse é um dos livros mais fascinantes que alguém pode ler. Não é de se estranhar que ele seja o romance mais importante da literatura brasileira.
E uma história narrada em primeira pessoa o protagonista Bento Sã Thiago, um homem triste e amargurado, que escreve sua própria história para se justificar, e por isso ele não é nada confiável. As informações que bento nos dá, estão condicionadas por essa profunda amargura e convicção do narrador.
Por isso essa obra não tem nada de óbvio.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vinicius.Anklam 01/07/2023

Depois do Júri Literário mudei minha perspectiva sobre esse livro e realmente, esse livro é um patrimônio da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Karolinny2 30/06/2023

Ah, Bentinho?
Que livro bom! A leitura é um pouco difícil de acostumar, mas depois que você se encontra, consegue compreender o que ele vem trazer.

Bentinho é um personagem complexo, bem construído com todas as suas incertezas. Por meio de lembranças, nos conta um romance muito bonito, mas que possui lacunas e interpretações, que ao olhar de cada leitor, vai se refazendo a cada leitura.

Capitu nunca traiu Bentinho, ele talvez tenha tomado esse caminho por conta de suas inseguranças, sua possessão e sua falta de vontade em ser algo, pois ao decorrer do livro Bentinho raramente tem opiniões firmes e próprias, sendo levado ao acaso muitas vezes.

Mas de uma coisa eu tenho que falar, Bentinho é muito sincero, se entrega a diversos sentimentos e se mostra verdadeiramente. Mas será que o que ele mostra é o que ele é ou o fruto de criações que ele acha ser verdade?
comentários(0)comente



Jenecy 29/06/2023

Surpreendente
Iniciei a leitura com a curiosidade sobre a famosa traição, e fiquei surpresa com o poder de manipulação do narrador, que ao seu ponto de vista pintou o objeto de sua passional paixão como a infiel esposa digna da morte ou pelo menos do exílio. Mais estupefata fiquei com seu amor paternal que oscilou do orgulho ao desprezo e repulsa, dignos tb de similar condenação. Machado de Assis conseguiu despertar vários sentimentos com essa obra e é digna da fama que tem.
Lelê 29/06/2023minha estante
As vezes eu penso que se o Bentinho manipulasse a narrativa das coisas como faz com sua vida, com a mãe dele, pudesse ter evitado o seminário que nunca desejou frequentar




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thiago.antuness 28/06/2023

Bentinho e seus devaneios.
Um clássico da literatura brasileira que deve ser lido por todos e em qualquer geração.
Inicialmente a história é simples e não traz nada extraordinário, porém o que faz a história ser tão boa é a forma que "Dom" ou melhor dizendo o casmurro a escreve. A escrita a princípio é difícil de entender, porém ao passar dos capítulos você se familiariza e acaba por entender cada frase e loucura do jovem bentinho, mas o que mais me encantou foi a forma que o autor usou para quebrar a quarta parede e se conectar com o leitor de forma fácil e divertida.
Sobre a história e a pergunta que não quer calar, a jovem dos olhos ressaca Capitu traiu bentinho? Ezequiel é filho de Escobar? Bentinho enlouqueceu?
Vamos por partes e essa é a minha opinião como leitor, existem indícios claros no decorrer da história que podem embasar uma possível traição de Capitu com Escobar, porém não existe NADA de concreto que possa confirmar isto, até porque a Capitu se demonstrava totalmente apaixonada por Bentinho, sendo assim fico com a tese de que não houve traição, pois acredito que nem o autor saiba responder. Sobre a segunda indagação eu sinceramente não sei e por diversas vezes o Bentinho de forma lúcida percebe que as semelhanças acontecem e por outras vezes se entrega à loucura, então não se sabe de fato se Ezequiel é ou não filho dele. Por fim, bentinho enlouqueceu? Claro que sim! Nada justifica tais pensamentos e atitudes, ele por mais que seja o único vivo ao final é o mais infeliz.
Sobre o final eu gostei e achei bem construído, indico a leitura a todos.
Ana Carolina 28/06/2023minha estante
Que resenha maravilhosa!


Thiago.antuness 29/06/2023minha estante
Obrigado, meu amor ??




sarah.taylors 27/06/2023

Não traiu, mas se traiu, graças a deus!!!
Dom casmurro é um livro taaao bom. por mais que a leitura não seja fácil, é uma história que te cativa/prende muito. top clássicos que eu ja li
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Emilson5 27/06/2023minha estante
Esse também foi meu primeiro clássico e primeiro contato com a obra de Machado! Não tive nenhum amparo teórico, fui na raça mesmo! E olha, foi muito bom! Claro que não consegui pegar as sutilezas, mas, fique por dentro da escrita do autor e da narrativa. Uma das coisas que mais me instigou a ler o livro foi a minissérie Capitu. Aliás, acho que já reli umas duas vezes e quero reler mais!


Jadgy 27/06/2023minha estante
Existe vários artigos sobre a postura de Bentinho com Capitu, mas desde o início o autor já coloca que Capitu não seguia muito bem as as regras impostas para mulheres na sociedade e Bentinho já demonstrava ciúmes logo no início com qualquer pessoa que ela interagia. Mas eu acho que a história fica melhor quando você descobre que muito provavelmente, Machado de Assis escreveu essa história baseado em uma história real onde ele estava envolvido. O boato na época era que Machado de Assis tinha um caso romântico com a esposa de José de Alencar (um romancista da época que escreveu Iracema) e que o filho dele, na verdade, seria de Machado e não dele. Machado de Assis era padrinho do menino e após a morte do José de Alencar assumiu muito um papel bem presente na vila dele, o menino que se chamava Mário de Alencar, no que dizia na época, era um escritor bem medíocre, mesmo assim entrou para a Academia brasileira de letras devido ao próprio Machado ter colocado ele lá dentro, o que só aumentou os boatos. Foi através dessa história que teria surgido dom casmurro. Essa desconfiança teria surgido porque um outro escritor, chamado Humberto de Campos, escreveu em seu diário que o menino era filho de Machado de Assis biologicamente. Naquela época nunca se soube se aconteceu mesmo essa traição da esposa de José de Alencar com o amigo Machado de Assis, se mantendo um mistério até hoje, assim como o final que fica em aberto nesse livro.




Mah 26/06/2023

Não traiu.
----- Destaques -----

"Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas autópsias; o interno não aguenta tinta."

"Estávamos ali com o céu em nós. As mãos, unindo os nervos, faziam das duas criaturas uma só, mas uma só criatura seráfica. Os olhos continuaram a dizer coisas infinitas, as palavras de boca é que nem tentavam sair, tornavam ao coração caladas como vinham..."

"a saudade é isto mesmo; é o passar e repassar das memórias antigas."

"É que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes também preencher as minhas."

"A notícia de que ela vivia alegre, quando eu chorava todas as noites, produziu-me aquele efeito, acompanhado de um bater de coração, tão violento, que ainda agora cuido ouvi-lo."

"As pessoas valem o que vale a afeição da gente."
comentários(0)comente



Karla 26/06/2023

é uma obra de gênio.
Dom Casmurro retrata muito bem a genialidade e as ironias de Machado, retrata também como não sabemos enxergar o que está debaixo do nosso nariz. Como pode por anos o debate sobre esse livro ser baseado na fidelidade de Capitu quando se tem diversas falas e ações as quais deveriam ser discutidas com esse afinco porque são simplesmente tão hodiernas e o livro foi escrito anos atrás! Acredito que Machado soube fazer aquilo que faz de melhor: cativar o leitor durante e pós a leitura. Gostaria de salientar como o excesso, até no amor é nocivo.
comentários(0)comente



Sra.Nicols 26/06/2023

Nn leiam clássicos literários brasileiros
Eu só li, para saber se a Capitu traiu ou nn o Birulei das ideias.E NÃO! Ela nn traiu ele, mas deveria! Sabemos q o livro é o ponto de vista do maluco, o Bentinho, então ele nos trás q realmente a Capitu traiu ele, mas na vdd foi ele e queria colocar a culpa na coitada
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



6017 encontrados | exibindo 1546 a 1561
104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 |