A Ilíada

A Ilíada Homero...




Resenhas - Ilíada


485 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Samarithan 12/01/2021

Destino
Diferente do que muitos acreditam, a Ilíada não trata simplesmente da história da Guerra de Troia e seus desdobramentos até a já conhecida derrocada da fortificada cidade.

As descrições espetaculares dos combates entre gregos e troianos, expõem um aspecto da condição humana que permanece como problema chave da nossa natureza: O componente trágico que envolve a vida de todos os seres humanos.

É possível lutar contra a vontade dos deuses? Mudar um destino que parece inexorável? Por que, mesmo após fazermos tudo o que é considerado correto, darmos o máximo de nós em uma empreitada, as coisas persistem em dar errado?

No poema, a interferência dos deuses (seja a favor ou contra um dos dois lados), parece uma mera brincadeira, um simples capricho em comparação à ação dos combatentes, dispostos a perderem suas vidas na batalha em busca da glória eterna. Esse contraste fica cada vez mais evidente ao longo da história, pois os deuses não possuem a prerrogativa da atitude heroica, não tem nada a perder, são imortais e imutáveis e continuarão a levar suas vidas tranquilas no Monte Olimpo independente de quem saia vencedor da guerra.

No início da narrativa, tanto Heitor (principal guerreiro do lado troiano) quanto Agamêmnon (líder dos gregos), afirmam que Troia cairá um dia, não ficando claro como e quando isso ocorrerá. O que se configura é um combate violento em que muitos perderão a vida, o lado troiando tentando evitar que a profecia se cumpra, enquanto os gregos batalham para que ela se concretize.

Em determinado momento, liderados por Heitor, os troianos chegam bem perto de alcançar a glória e expulsar de vez a ameaça dos gregos. O grande guerreiro troiano acreditava ter sido elencado de forma divina para mudar o destino da cidade, no entanto, não imaginava que todos os participantes da Guerra (incluindo ele próprio) eram apenas joguetes nas mãos dos deuses. Ninguém poderia escapar do seu destino.

Diante dessa natureza trágica que abarca a existência humana, nos resta levar a vida de forma nobre e honrada, carregando conosco valores e virtudes para que possamos ser lembrados por essas características por toda eternidade.
comentários(0)comente



Diana Helena 30/12/2020

Um clássico para a vida
A leitura de Ilíada em verso é uma experiência sem igual. Com certeza um livro para ser relido incontáveis vezes.

Eu li uma versão simplificada antes (infantil) que me ajudou a seguir bem na leitura, apesar da dificuldade. Não foi simples, já que a linguagem é rebuscada e muitas vezes não tão objetiva.
Para mim, não foi um livro de leitura pro lazer, é uma leitura bastante ativa.
Não consultei o dicionário nem nenhum glossário durante a leitura (nem de Odisséia), pois segui a recomendação do Mortimer Adler no Como ler livros de ler direto na primeira leitura. O meu objetivo agora é fazer uma nova leitura das duas obras, agora sim, fazendo consultas e anotações.

Para todos que gostam de literatura, cultura e história, Ilíada e Odisseia são leituras indispensáveis.

Homero nos leva para um mundo paralelo de uma forma tão real, que chegamos a acreditar que Aquiles, Agamemnom, Heitor e Helena realmente existiram. Mais do que isso: ele nos faz desejar que a história seria real.

A experiência da leitura foi muito melhor do que eu imaginava!
comentários(0)comente



Marcio 27/12/2020

Excelente versão recontada de um clássico universal
Este livro reconta em forma de prosa a Ilíada de Homero. Fiz a leitura em conjunto com a obra original e posso dizer que essa edição é muito fiel a Ilíada. Uma grande vantagem é que o autor inicia o livro contando a história antes da guerra e conclui com os acontecimentos que ocorreram depois do fim da Ilíada e o destino da cidade de Tróia.
comentários(0)comente



Marcos.Detanico 24/12/2020

Épico
Antes de iniciar a leitura, pensei que ia ser maçante, mas que obra prima da literatura mundial é esta, não sei por que demorei tanto tempo para ler, pois é uma história épica, cativante e sagaz.
Alguns cantos são arrastados, monótonos e de linguem confusa, mas no todo é uma belíssima leitura, que é muito bem construída e desenvolvida.
comentários(0)comente



Vini 21/12/2020

Pelida, o destruidor
Uma pena não mostrar a cena do cavalo de Troia, mas o livro é extremamente excitante. As lutas são de tirar o fôlego e as disputas entre os deuses são intrigantes. Para um livro escrito a mais de 2000 anos atrás, ainda cativa como se fosse literatura atual, basta o leitor se adaptar com o estilo da poesia.
comentários(0)comente



Marcio 21/12/2020

Uma verdadeira maratona literária
Uma história épica e cativante. Tudo o que eu já li e vi em outros livros e filmes, estão na Ilíada. No entanto não foi uma leitura livre de percalços. Não vou aqui descrever o livro pois material não falta a respeito. É uma obra que eu precisei ler com muita calma e tendo a ajuda de leituras e materiais complementares, pois além da linguagem pouco habitual trata-se de uma história que se passa em um tempo muito recuado. A falta de entendimento do contexto em alguns momentos me deixava totalmente perdido , sem saber sobre o que estava lendo. Como um professor disse em um vídeo que assisti a Ilíada é uma maratona. Neste sentido vai exigir preparo prévio, alguma experiência na leitura de material mais denso e fôlego pra aguentar semanas em companhia de personagens que em alguns momentos despertam sentimentos não muito nobres.
comentários(0)comente



Biltbooks 17/12/2020

Como foi ler a Ilíada?
É um fato, ler a Ilíada muda sua percepção sobre a vida e sobre a literatura ocidental. Foi um desafio ler tal obra no contexto do semestre remoto, em conjunto com projetos e sendo professor particular. Mas, ainda que tenha demorado uns bons 2 meses, consegui finalizar e ampliar minha mente um pouco mais. Para muitos não faz sentido ler algo tão antigo, de cerca de III a.C., em 2020, contudo, você só pode afirmar isso se der uma chance a esse mundo imenso dos gregos.
Interessante como tantos preconceitos sociais estavam já na Grécia antiga. Dentre todos esses o mais gritante, para mim, é o lugar em que põem a mulher, elas são preteridas em toda a obra, até mesmo as deusas são tratas de modo diferente dos deuses e dos guerreiros idolatrados. Além disso, a visão que eles tinham na homossexualidade é tão diferente da nossa, na Ilíada em si não acho que seja tão aprofundado, fica muito nas entrelinhas e na interpretação individual do leitor. Ainda assim, o homem viril é o ideal, o homem-macho forte e guerreiro sem medo ou dó é quem detém as glórias não só do povo, mas dos deuses.
Eu poderia escrever durante 100 anos e não seria o suficiente para falar sobre a Ilíada, então encerro aqui meu comentário. Convidando você para essa viagem ao passado grego, o povo que nós influência até hoje, você aceitando isso ou não.
comentários(0)comente



Vini_silva 11/12/2020

A Ilíada
Como não amar mitologia grega ? Esse clássico tem uma narrativa simples e cativante ,a medida que a trama se desenrola ,a minha vontade de continuar e descobri o rumos que essa história iria tomar só cresceu ....e o melhor é que o livro lida com questões realmente importantes como guerras,amores e intrigas sem perder a atenção do leitor.

Edit : Foi uma ótima releitura, já tinha me esquecido de vários acontecimentos e poder voltar a essa história foi incrível mais uma vez.
comentários(0)comente



Vini_silva 11/12/2020

A Ilíada
Como não amar mitologia grega ? Esse clássico tem uma narrativa simples e cativante ,a medida que a trama se desenrola ,a minha vontade de continuar e descobri o rumos que essa história iria tomar só cresceu ....e o melhor é que o livro lida com questões realmente importantes como guerras,amores e intrigas sem perder a atenção do leitor
comentários(0)comente



Carlos 05/12/2020

Um clássico essencial para a compreensão da literatura
Efetuei a leitura desta obra magnífica em um clube de leitura que participei. Leitura imprescindível para a compreensão e melhor entendimento da literatura ocidental e, além disso, da história da arte que explorará exaustivamente o relacionamento bélico entre aqueus e troianos
comentários(0)comente



Fernanda 01/11/2020

Ilíada com certeza entrou para a lista das melhores leituras de 2020, foi uma experiência de leitura totalmente nova e prazerosa.
comentários(0)comente



Jhoey 27/10/2020

Guerras sangrentas
Primeiro livro ocidental, primeiro livro poético que leio apesar de ter lido em uma versão com frases livres.

Li o livro pois quero construir uma base clássica da literatura.

Tive certas dificuldades em ler pelo vocabulário e por ser de certa forma diferente de um livro que estou acostumado a ler. E por ter muitos nomes, eu acabava me perdendo em saber quem era Aqueus e quem era os troianos, mas com o passar da leitura fui me adaptando.

As batalhas são sangrentas e me causavam calafrios, me divirti muito. Achei engraçado quando, depois de uma batalha bem árdua, Aquiles tem um contratempo com o mar. Foi cômico.
Você tem um contato com os deuses gregos e seus desejos quase, talvez, humanos.

Recomendo muitíssimo a leitura.
comentários(0)comente



Patricia.Areias 22/10/2020

Genial.
Meu interesse pelos deuses gregos foi despertado por Percy Jackson, que é minha série favorita da infância. Desde então, pesquisando e lendo sobre, meu objetivo de vida sempre foi ler a Ilíada e Odisseia, mas nunca me considerei apta para tais obras.
Concluir a Ilíada foi uma jornada incrível e engraçada! Nunca pensei que fosse rir de passagens, como rimos de uma piada, mas o humor aqui presente é sutil e genial. Não foi uma leitura das mais fluídas, mas também está longe de ser essa obra inacessível, que somente os superdotados conseguem ler e compreender. Com paciência e interesse vemos a história se desenrolar e nos encantamos com as descrições das batalhas sanguinárias aqui presente.
Ler a Ilíada me fez odiar Aquiles e Atena e amar Heitor e Apolo.
Vale cada verso ?
Evelin.Mayara 22/10/2020minha estante
Eu também amo Heitor. Ele é um herói tão mais complexo do que Aquiles, porque nós presenciamos várias facetas dele durante o poema: guerreiro, príncipe, protetor, filho, marido, pai, irmão... enquanto Aquiles, embora também interessante, está muito limitado ao seu próprio destino de grandeza heroica.


Patricia.Areias 22/10/2020minha estante
concordo com tudo Evelin, fora que Aquiles é muito chorão ?


Evelin.Mayara 22/10/2020minha estante
Sim, ele é! Kkkkkk Imaturo e egocêntrico.




Phael 05/10/2020

O ser humano e sua forma de entreter os Deuses
Uma adaptação de leitura fácil e rápida mas que infelizmente deixa muito a desejar. As duas últimas páginas resumem mais acontecimento do que as 150 anteriores, o que pode deixar o leitor extremamente decepcionado.
O ?calcanhar de Aquiles? e o ?Cavalo de Troia? são contados de forma extremamente indiferente, como se não tivesse relevância alguma naquela guerra que durou mais de 10 anos.
comentários(0)comente



485 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |