São Bernardo

São Bernardo Graciliano Ramos




Resenhas - São Bernardo


509 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Laura 21/08/2020

São Bernardo
É uma leitura interessante. A linguagem não é difícil e é bem fluída. O que mais me marcou foi o que aconteceu com a Madalena. Até agora não superei.
comentários(0)comente



Rafa Loira 16/08/2020

Incrivelmente complexo em sua simplicidade.
" Admito Deus, pagador celeste dos meus trabalhadores, mal remunerados cá na terra, e admito o diabo, futuro carrasco do ladrão que me furtou uma vaca de raça. Tenho portanto um pouco de religião, embora julgue que, em parte, ela é dispensável num homem. Mas mulher sem religião é horrível..."
Este é Paulo Honório, protagonista desta grande obra de Graciliano, e este, poderia ser muitos, muitos dos brasileiros, dos donos de terras, dos homens de fé, dos homens de família. Há luta em sua história, há dureza em sua em sua constituição. Talvez sua maior fraqueza seja aquilo que ele considera sua maior força. A força que tirou-lhe da miséria do corpo e deixou um grande vazio na alma. Livro excelente, hoje e sempre. espero relê-lo muitas vezes.
comentários(0)comente



Marcelo217 11/08/2020

Real
O livro mostra exatamente o retrato que eu imagino como o Brasil era no início do século XX. A história é muito boa apesar do protagonista ser bem escroto.
comentários(0)comente



Pedro.Gondim 06/08/2020

Política e o Campo
"Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber pra quê! Comer e dormir como um porco! Como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar a comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?" (p. 229)
comentários(0)comente



leão 04/08/2020

Qual sentido da vida
Este livro que me surpreendeu, apesar muitas pessoas não terem visão positiva do livro no meu caso foi bem diferente.
Foi leitura fluida e rápida um livro fácil compreensão e com final nos leva refletir sobre nossas escolhas no decorrer da vida, e também em como podemos influenciar positivamente ou negativamente na vida de alguém, isto ficou bem claro no personagem Paulo Honório seguiu caminhos pareciam certos , buscou ascensão e dinheiro esqueceu do principal amar e perdoar.
São Bernardo e um livro narrado em primeira pessoa e Paulo Honório relatando a sua vida sua prisão em como se tornou fazendeiro e os meios como conseguiu isto e seu casamento com Madalena.
Paulo Honório e um homem bruto, rústico sistemático e ciumento, foi visionário porém objetificou seus amigos, sua esposa e seu filho que na sua narração não lhe fora dado nem o nome , enfim Honório consegue tudo e perde tudo que material mas grande perda creio eu seja dor na consciência de não ter amado Madalena , não ter cuidado seu filho ter perdido seus amigos.
São Bernardo e uma obra madura de Graciliano : a análise interior do ser humano como reflexo da realidade exterior
comentários(0)comente



Amandinha 30/07/2020

Incrível!
Senti um carinho enorme por esse livro (mesmo com a personalidade deplorável do Paulo Honório), gostei de ver todo o processo de escrita dele enquanto analisava as escolhas que havia feito em todos os anos em S. Bernardo.
Para mim é um Brás Cubas misturado com Dom Casmurro.
O Graciliano conseguiu transpor os sentimentos e angústias de Paulo de uma maneira espetacular, senti raiva de Madalena e de Padilha, e uma certa ternura por Casimiro.
Se conhecesse Paulo Honório na vida real, com certeza teria uma impressão completamente diferente dele. Mas vendo ele tão transparente compartilhando essas memórias, uma parte de mim começou a gostar dele.
Recomendo mesmo o livros, aqui em casa já estou fazendo todo o mundo ler!
Um dos melhores clássicos da literatura brasileira!
comentários(0)comente



Arthur Vaz 28/07/2020

Obra-prima
Meu livro brasileiro favorito. Tudo na história é, pra mim, fascinante. A história de vida se um sujeito completamente perturbado e mesquinho. Como ele é o narrador, vemos as coisas apenas pela visão dele. Mas mesmo assim sabemos que não devemos confiar nela. Releio a cada dois anos e sempre me fascina. Nota 10.
comentários(0)comente



Jesca 25/07/2020

Leitura leve e agradável, é muito interessante ver as gírias nordestinas tão presentemente fortes nesse livro. A história é boa e a forma como é narrada faz com que se torne muito interessante, como se estivesse dentro daquela realidade.
São Bernardo conta a história de Paulo Honório, homem simples que, através da aquisição de S. Bernardo, conseguiu ascender socialmente. Paulo, que apesar de ter crescido em uma realidade muito pobre, possui certa inteligência no que diz rsspeito a questões relativas à terra, à criação de animais, enfim, a vida no campo. Depois de prosperar ele decide que está no hora ter um herdeiro, dessa forma resolve casar-se. Encontra Madalena, uma jovem e bonita professora que desperta seu interesse desde à primeira vista. Tudo acontece com muita rapidez e, depois de casados, Madalena passa a conhecer o marido, sobretudo através de suas atitudes brutais, e descordar de suas convicções. O que acontece é que Paulo nunca chega a conhever Madalena verdadeiramente, por isso, passa a ter ciúme dela, uma vez que, por ser professora, detém certo nível intelectual, coisa que ele não possui em diversos sentidos. Assim, Paulo começa a sentir ciúme e, partindo disso, passa a desconfiar de todos e criar certa raiva de sua esposa. Uma característica bastante marcante no protagonista desta história é sua concepção de mundo, de relações. Para ele as pessoas são propriedades, meros objetos que se pode utilizar para alcançar determinado fim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Henrique Fendrich 23/07/2020minha estante
Esse é bão mesmo.


23/07/2020minha estante
Um dos livros da minha vida. Depois de Angústia, este é meu Graciliano favorito.


Maria 23/07/2020minha estante
Não li Angústia. Ainda. Partiu colocar na lista. :-P




Hidalberto 17/07/2020

Paulo Honório: sobre como não ser
O livro narra a história de Paulo Honório que luta para conseguir sua independência financeira. Com muito esforço, ele consegue comprar a fazenda de seus sonhos: São Bernardo (que é o título do livro) por um preço muito abaixo do mercado e consegue fazê-la prosperar.

Decide casar. Madalena é a escolhida, porém, com pouco tempo começa os ciúmes. Estes que irão influenciar na relação do casal. Madalena morre e esse fato leva o protagonista à ruína.

Tudo que construiu começara a ruir. Para tentar esquece os problemas e/ou registrar o que acontecera decidiu escrever suas lembranças: és que temos a ideia central do livro.

O protagonista que também é o narrador abre suas recordações ao leitor de forma simples e prática, mostrando sua personalidade forte, dominadora e grosseira de ser. Embora com exemplos tão negativos, Paulo Honório ensina-nos como não devemos ser. Se quisermos ser bem sucedidos no casamento basta não seguirmos o exemplo dele. Às vezes, ou melhor na maioria das vezes, o excesso de si, autossuficiência, o egocentrismo nos leva de certa forma a solidão, ao prejuízo, nos leva a uma vida de pouco êxito. Ou até mesmo sem êxito.

Paulo ensina que para vencer é preciso perder. Para vencer basta ser humilde, humano, ter um objetivo simples. Para ser feliz basta muito pouco. Pena que no mundo de hoje ainda exista muitos "Paulos Honorios". Ele precisava escutar aquela música que diz: "É preciso saber viver...".
comentários(0)comente



Dlay 17/07/2020

Texto árido.
No início eu achei o texto árido, distante, porém depois da página 80 só larguei o livro quando terminei. Recomendo. Este foi meu primeiro contato com o autor e lerei mais de seus livros.
comentários(0)comente



Toni 14/07/2020

A ditadura do opressor
Decidi começar a ler Graciliano Ramos por São Bernardo, ao invés de Vidas Secas. Acho que fiz bem. Aqui, mesmo a história se passando no Nordeste, o foco não é a vida nordestina. O foco é o Brasil. Graciliano Ramos faz uma ótima crítica ao pensamento da época (ditadura Vargas).

Paulo Honório, o protagonista deste livro, representa bem o homem branco conservador. Individualista, egoísta, ignorante, violento e, acima de tudo, um conquistador. Paulo começa sua história querendo conquistar a fazenda São Bernardo e acaba conquistando e explorando bem mais do que isso.

Em São Bernardo, Graciliano mostra a subida e o declínio do pensamento individualista e conservador. Paulo é o velho, o monstro. Enquanto Madalena (sua esposa), representa o novo - a esquerda, os comunistas, o pensamento coletivo.

Eu diria que se trata de uma obra ideológica e bem otimista. Talvez porque Graciliano era exatamente assim. O autor foi preso por ser "comunista" pouco tempo depois que começou a escrever São Bernardo.

Outro ponto que merece destaque é sua narrativa. Narrado em primeira pessoa, por Paulo Honório, Graciliano escreve como se estivesse falando com alguém. De forma direta, dura e seca. Assim como é a personalidade de Paulo.

Vale a pena ler. Um grande clássico brasileiro!
Gleis 14/07/2020minha estante
Ótimo livro!




Giovana Varotti 07/07/2020

relacionamento abusivo nos anos 20
Que livro forte!
No começo eu até simpatizava com o Paulo apesar dele ser ranzinza. A força de vontade dele era tão grande que era gostoso saber da vida dele e de como saiu de cada situação.
Fiquei intrigada, passei o pano em alguns momentos... e me assustei com o rumo que a história tomou.
Como foi sofrido ler os pensamentos do Paulo sobre a esposa Madalena que aliás é um ANJO de pessoa. Hoje em dia esse livro teria um aviso de gatilho gigantesco de tão detestável que é.
Paulo chega em um nível de crueldade que vi poucas vezes (na literatura). Olha, ele não gosta do próprio filho que tem uns 4 anos!
As últimas partes do livro causou um sentimento tão grande em mim que nunca tinha acontecido antes. Eu senti raiva e tristeza, e como se fosse possível, pena e satisfação ao mesmo tempo. Nossa! Sem palavras.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



509 encontrados | exibindo 361 a 376
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR