Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche




Resenhas - Assim Falou Zaratustra


278 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Guilherme 21/01/2024

Abram caminho ao super homem!
Nessa, que foi , provavelmente, a leitura mais complexa de toda a minha vida, o filósofo Friedrich Nietzsche explica, mediante narrativas, sua filosofia, que consiste na busca pela superação dos limites mentais, morais e comportamentais do ser humano atual, lapidado e enfraquecido por dogmas religiosos e obscurantismo.
Essa superação deve surgir da busca consciente por evolução, abraçando as dores e o sofrimento, moldando-os, subjugando-os e, por fim, os superando mediante o uso da razão em concordância com a Grande Razão - o corpo.
Através de tais ações, bem e mal tornar-se-iam conceitos obsoletos, inúteis para aquele que os transcendeu, o Super Homem. Então, chegaria, enfim, para toda a humanidade, o Grande Meio-dia.
Cat Lu 21/01/2024minha estante
se eu já não entendi nada só na resenha, imagina o livro


Guilherme 21/01/2024minha estante
Foi mal, não deveria ter ido longe a ponto de usa mesóclise




bequinha 27/04/2022

e o burro zurrava IA
kkkkkkkk a vdd é que deve ter sido um livro de comédia, e eu não entendi o humor dele! uma leitura que fui tragando beeem aos poucos, algumas partes faziam sentido, algumas frases isoladas de contexto foram interessantes, mas sinceramente achei a maioria loucura & loucura
ana clara 30/12/2022minha estante
faz melhor


bequinha 30/12/2022minha estante
KAKAKAKAKAKAJSJSJSJAKAKJAAJKAAKAKAKKAAKKA




gustavo.rm 12/02/2022

Falou assim Zaratustra.
O livro tem uma carga prsada de filosofia e não é uma obra introdutória. Descobri depois outros títulos do autor que mereciam ter sido lido antes, como Gaia ciência ou a Genealogia da moral. Não deixou de ser uma leitura proveitosa e reflexiva, e aumentou meu interesse por estudar filosofia, essa arte de viver.

Zaratustra é um sábio e eremita que desce de sua montanha e caverna para ensinar sua sabedoria aos homens, falar da morte de Deus e da busca pelo super-homem ou além-do-homem. Sendo um texto que vai contra os dogmas do cristianismo, o leitor cristão deve estar preparado para a leitura, para não se ferir e para não ferir o texto do filósofo.

Foi uma leitura acidentada. Não entendi a maior parte das parábolas, canções, pensamentos, e discursos. Mas aquilo que entendi me fez perceber o quão importante é esta obra. Gostei muito, preciso de preparo e de outras releituras para avaliar melhor e entender de verdade.

P.S.: a nota que dei aqui não significa nada. Como disse, preciso avaliar melhor no futuro.

P.S.: eu li enquanto tinha um TCC para fazer e concurso da Petrobras para estudar. Não tinha hora pior. Vou ficar umas semanas sem ler nada rsrs.
Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
O autor no final do livro fala de seu irmão querer escrever mais sobre Zaratustra, então creio que este livro se fez devido aos manuscritos de seu irmão, que segundo ele queria escrever a 4°,5°, 6° parte do livro sobre Zaratustra, e também comenta sobre a tristeza da falta de compreensão das pessoas sobre Zaratustra





Malice 25/01/2009

Um porre!
Leitura tremendamente pesada, eivada de citações complexas à filosofia, complexa e definitivamente para iniciados. Não recomendo a quem, como eu, gostaria de conhecer um pouco sobre o pensamento de Nietzsche.
Dourado 05/05/2013minha estante
Zaratustra é só pra quem já leu outros livros do Nietzsche. Eu pessoalmente recomendo: ''Para além do bem e do mal'' e ''O Crepúsculo dos Ídolos''.


Malice 05/05/2013minha estante
Grato Dourado, deve ser este o caminho para o pensamento de Nietzsche.




Bruno 10/01/2022

Assim falou Zaratustra
É minha primeira leitura de Nietzsche e não esperava que fosse de compreensão tão difícil, não creio que seja recomendável para um leitor que nunca tenha lido textos parecidos ou outra obras do mesmo autor.

Já de conhecimento de algumas linhas de raciocínio do Nietzsche e do niilismo pude traçar diversos paralelos e identificar menções no texto, porém sempre por meio de metáforas ou parábolas complexas e difícil compreensão - talvez aqui seja minha falha como leitor e não do autor como escritor, mas em todo caso foi uma leitura difícil.

O livro narra a história do Zaratustra, um sábio no caminho do último estágio de evolução como ser humano que confronta diversos personagens de outras doutrinas e constantemente faz retóricas a respeito de outras crenças e estilos de vida.

Preciso ler mais sobre Nietzsche para e entender melhor o autor, mas está claro para mim que não deveria ter sido minha primeira leitura.


Gabriel.Lima 05/03/2021

Eu Preferia Quando Você Era Muito Doido
Foram três meses na reabilitação, o amigo chegou mais gordinho, corado, de óculos. Sentou no meio da galera e sorriu. Uma tarde de conversa, poucas risadas, pouca criatividade, uma vontade da porra de morrer. Quando era umas cinco horas, sol laranjinha, bati no ombro e mandei:

"Pô, né por nada não; mas eu preferia quando você era muito doido".

É o que tenho pra dizer.
Gabriel.Lima 21/05/2023minha estante
Eita, eu gosto de mim há um tempão.




Thaynan.Oliveira 18/01/2022

De início para ler essa obra, é necessário estar com a mente aberta e degustar cada palavra escrita deste livro...
Admito que demorei para ler o livro, porém isso foi bom, eu comecei até a ler outros livros, pois assim eu conseguia analisar cada citação e cada teoria com mais cautela...
A leitura é sobre moral, sobre potencialização do ser humano, sobre poder e sociedade, sobre ética, sobre o tempo e a roda do tempo e todo o espiritualismo envolvido, sobre o cristianismo, sim o cristianismo, uma das grandes questões desse livro...
Acredito que a visão passada sobre o cristianismo, não é uma visão para forçar as pessoas a não acreditarem em Deus, mais sobre a questão das pessoas que falam sobre Deus e de como isso possa manipular a sociedade e distorcer a realidade.
Várias situações e teorias são bem complexas, mais deve-se analisar e refletir sobre todas elas, não se assustem com tudo citado, muito menos fiquem paranóicos, ou até mesmo entre em alguma teoria e use como doutrina de vida, afinal o intuito do autor é potencializar e não regredir.
Admito que nem tudo eu conseguir captar e entender, sim, é bastante complexo e até mesmo cansativo, indico logo após a leitura, conversar com outras pessoas que leram e até mesmo a pesquisar, buscar resenhas e críticas, ou videoaulas.


Kemilão 13/06/2021

Tenho que ler novamente
Não é de fácil entendimento, a leitura não flui facilmente mas acho que não tenho bagagem pra entender
°Patt~Siilva° 13/06/2021minha estante
Já li um outro livro de Nietzsche e também fiquei com essa impressão, de que não tenho babagem para entender...e tb não foi uma leitura de fácil entendimento, precisarei ler mais vezes...




Vanessa453 30/09/2021

Leitura bastante densa, de linguagem rebuscada e um viés enigmático, por vezes, confuso. É o tipo de leitura que necessita de reflexão.
°°° 30/09/2021minha estante
Quero ler também.




Renata 14/08/2021

Meu maior ato de autoflagelação. Foi o meu primeiro livro do Nietzsche e foi aí que eu errei, porque pelo o que descobri, não se deve começar a leitura por Zaratustra. Por ter sido o primeiro, será o último! Fico me perguntando se alguma vez eu já fui alfabetizada. A partir de agora só lerei livros do Nicholas Sparks!
Daniel.Tschiedel 27/08/2022minha estante
Sua avaliação me representa demais, hahaha. Estou me sentindo burro demais tentando ler esse livro.




Levileu 14/01/2022

O livro e a bíblia
Em "assim falou Zaratustra" somos apresentado a Zaratustra, ou Zoroastro. Esse alter ego de Nietzsche isola-se do mundo e passa por um processo de autoconhecimento. Anos depois, por necessidade inexorável de anunciar o que pensara nos dias de seu "refúgio", o personagem decide descer de sua caverna na montanha para dirigir palavras aos moradores do lugar. Afirma em praça pública (percebi uma referência a Sócrates ) que o homem é algo que deve ser superado.

"O super-homem é o sentido da terra" Zaratustra promete, então, ensinar a doutrina do super-homem. Pede-lhes também, que permaneçam fiéis a terra, não acreditando em nada exterior a ela.

Percebo nas falas do personagem grande crítica ao cristianismo, pois tais prometem ganhos para além da terra. Chama esses de desprezadores da vida, pois se adoecem para corresponder aos padrões dominadores que têm no consumo um fim em si mesmo. "Atribui mais valor às entranhas do imprescrutavel doq ao sentido da terra".

Niet mostra que a forma que o cristianismo trata o conceito "Deus" faz com que a vida se torne vazia. O super-homem cria, então, seus próprios valores, não se adequando aos valores impostos pela sociedade. O livro atribui a essência da vida ao palpável, ao real, ao terreno.

O interessante é que Salomão também se encontrou nesse estado. Vemos isso em (Eclesiastes 3:19) "O destino do homem é o mesmo do animal; o mesmo destino os aguarda. Assim como morre um, também morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Nada faz sentido!"; "Por isso considerei os mortos, mais felizes do que os vivos, pois estes ainda têm que viver!" (Eclesiastes 4:2) Portando, Salomão encontra essa esperança, cuja Nietzsche nega totalmente.

Mesmo não concordando com Nietzsche, nesse começo de livro ele passa uma pegada totalmente coerente. Enfim.. Essa foi minha resenha, obrigado quem leu até aqui heart
Levileu 07/04/2022minha estante
sim, o nome Zaratustra faz referência ao profesta Zoroastro, uma das religiões mais antigas da sociedade. Porém, no contexto do livro ele é o alter-ego do Nietzche; não falo isso com base em uma pagina da wiki, que nem do livro é, mas me baseio em artigos científicos [https://periodicos.ufes.br/estudosnietzsche/article/view/21602].




Gameleira 28/01/2011

Apenas um simples comentário:

Abandonei por motivos superiores, mas pretendo voltar a ler.
Duda Ribeiro 01/06/2015minha estante
bela resenha




Siegfrito 30/03/2021

Um livro denso e cheio de significados subjetivos
Aqui eu li Nietzsche no que achei sua complexidade mais profunda. Os conceitos filosóficos passados pelo autor através da mítica figura do profeta Zaratrustra, variam de ensinamentos atuais a pérolas de conhecimento defasado e até mesmo duros, difíceis de serem digeridos.

Não foi uma leitura fácil.
caio.lobo. 29/11/2021minha estante
Curiosidade: más línguas dizem que o Übermensch de Nietzsche se baseou no Siegfried de Wagner.




Nandprogger 28/04/2011

Um dos melhores livros da humanidade
O que me chama a atenção em Nietzsche é que a questão religiosa não é pertidarista, científica ou racional; mas uma questão existencial . Ele não está preucupado em não provar que Deus existe. A poética do zaratustra é belíssima e marcante > Acredito que Nietzsche nos obriga a viver e nos fera para nos curar
Nandprogger 28/04/2011minha estante
gostei




Charles 18/01/2022

Edição recomendada para quem quer compreender
Eu já havia tentado ler o Zaratustra de Nietzsche antes, mas só com essa edição, marcada pela destreza do filósofo Mário Ferreira dos Santos, que inseriu várias notas explicativas, consegui concluí-lo. Ele compara muitas vezes trechos do livro com outras obras de Nietzsche, esclarecendo com as palavras do próprio autor, e remetendo muitos outros termos a claras explicações. Se não fosse por esta obra, eu não teria terminado a leitura com uma compreensão bem mais completa que as anteriores, embora, por ser poética, não possamos nunca pretender compreendê-la 100%.


278 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR