O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez




Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera


1098 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Daniela 30/01/2022

Esperando pelo amor verdadeiro
Um eterno romântico esperando por sua amada. E anos de espera no cenário do cólera, uma doença até então desconhecida, pessoas morrendo e ficando doentes.
Já li alguns livros do Gabo (Gabriel Garcia Marques), e até então, Cem anos de Solidão ainda é imbatível.
A história é bonita mas ele prolonga demais sem tanta necessidade.
Mas o que pude aprender desse livro é que realmente não existe idade e nem tempo (não importa quanto) para retomar aquele amor que parecia perdido, impossível.
Na verdade, nada é impossível
comentários(0)comente



Nivia.Oliveira 29/01/2022

Estamos preparados para esperar sem desesperar?
O livro conta a história de amor entre Fermina Daza e Florentino Ariza que durou cinquenta e três anos, sete meses e onze dias, 60 páginas de cartas, e um num-sei-quanto de mensagens de telégrafo.
Gabo vai e volta no tempo com maestria para relatar todos os acontecimentos que ocorreram durante meia vida.
No meio das “desordens do amor, os estragos do cólera” p.82, doença bacteriana normalmente transmitida pela água. Impossível não comparar algumas passagens com o nosso infeliz momento atual de Pandemia do Covid-19:
Os esforços do Doutor Juvenal Urbino para combater a epidemia de cólera: convencer pessoas descrentes do invisível; insalubridade dos rios (falta de infra-estrutura social); quarentena; utilização de métodos inovadores e drásticos; as advertências sobre os riscos mortais das vacinas; a fé nos supositórios; o cemitério transbordante, criptas lacradas, enterros coletivos; “qualquer acontecimento, bom o mau, tinha alguma relação com ela”p.177. preconceito de que a doença era responsabilidade de um país específico (África).
O texto é cheio de reflexões (e ironias, é claro) sobre amor, vida, sexo, política, guerra e sociedade... Também é um elogio à literatura “até os documentos oficiais pareciam de amor”.
No início pensei que fosse obsessão e sinceramente esperava um final diferente... (é que eu prefiro, a tragédia! 😊 ), mas como disse o próprio autor na entrevista: “o amor é a rendição que nos salva”!
E talvez é com um grande amadurecimento que consigamos realmente sentir o amor de verdade, apesar da carne já não ser tão tenra...


site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br
Ricardo.Borges 01/02/2022minha estante
Este livro é incrível, não é?




Meneva 27/01/2022

53a 7m 11d
Um amor que resiste A TUDO.
O livro conta a historia (e toda a vida) de 3 personagens e é impossível não se importar com eles.
Eu ainda esperava alguma coisa de fantasia mas o livro é dois pés no realismo mesmo, de toda forma, eu adorei a leitura.

Muitos acontecimentos me deixaram chocada mas não invalidaram toda a incrível história do MEU CASAL.
comentários(0)comente



Gisele 26/01/2022

O amor nos tempos do cólera me fez, em muitos momentos, refletir sobre a brevidade da vida pois, mesmo que vivamos 80 anos, sempre vamos nos lamentar por não termos mais tempo para viver algo. E esse algo não precisa ser, necessariamente, um amor, como no caso de Fermina Daza e Florentino Ariza, mas qualquer sensação que nos seja cara.
comentários(0)comente



day t 22/01/2022

Ufa!
Depois de dez meses, consegui concluir! Ufa! hahaha. Demorei por que o livro é ruim? A história é chata? Não! Definitivamente não. O livro é ótimo, história legal, a escrita é esplendorosa, engraçada, com altas sacadas fodas sobre política e sociedade, enfim... um clássico mesmo. Mas a história é longa, com diversos personagens e momentos e cenários, e isso torna o livro mais denso, desses que precisam de mais atenção e não uma leitura rápida. Na minha experiência, pelo menos.
Bom, fiquei bem feliz de concluir e poder ver o desenrolar dessa história de amor~ que precisou ficar em stand by por cinquenta e três anos, sete meses e onze dias. Tenho várias queixas sobre essa perspectiva doida de amor romântico que tudo espera, tudo suporta, e um pequeno ranço com o próprio Florentino Ariza. Mas é uma delícia de leitura e eu recomendo!
comentários(0)comente



Francielle 19/01/2022

Prova de amor?
Quem escreve essa história de amor (ou talvez de doença, uma vez que os sintomas do amor se tornam tão intensificados que são confundidos sempre com o cólera no livro) é Gabriel Garcia Marquez com uma escrita magistral que é personagem principal do livro e torna até atos simples do dia a dia poéticos.

É o retrato de uma sociedade burguesa hipocrita, machista, e consevadora, que vive para agradar a um padrão inexistente, tanto é que poderia se passar em qualquer lugar do mundo, não apenas na costa caribenhada durante a guerra civil e os surtos de cólera onde é ambientado o livro.

Sobre a história acapanhamos 3 personagens. Fermina Daza e Florentino Ariza que na juventude tem um caso de amor proibido,mas que é desfeito pela primeira que depois se casa com Doutor Juvenal Urbino. E Florentino então dedica sua vida inteira a se preparar para o dia que irá enfim conquistar Fermina Daza e ter ela como esposa.

Ele cria uma obsessão "amorosa" que para mim beira a loucura com Fermina Daza que chega a ser estressante, tanto que o que era pena passou a ser nojo dele, que depois no fim se torna pena de novo.

Por outro lado é uma delícia acompanhar Fermina Daza, com sua personalidade forte desafiando padrões conservadores da época e o casamento dela com o doutor juvenal urbino que parece uma sombra à ela.

Porém, devo dizer quase abonei o livro após uma relativização de estupro e pedofilia, talvez o autor só quisesse chocar ou fazer uma denúncia da época, mas mesmo assim não gostei e por isso não dei 5 estrelas apesar de ter amado o livro.

Vale a pena ler e se encantar com a escrita de Gabo, e acompanhar essa história de amor (ou doença) por 53 anos 7 meses e 11 dias e descobrir o seu desfecho.
Camila 02/02/2022minha estante
Também me incomodou profundamente mesmo talvez sendo uma maneira de criticar o quanto isso é comum nos países latino-americanos


DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista




Mariana113 19/01/2022

Um romance nem um pouco imaculado
?Para comprovar uma vez mais que os sintomas do amor são os mesmos do cólera?

A leitura é muito fluida, acho que é uma artimanha do Gabo, mas não significa que seja uma leitura rápida.. os capítulos são enormes (+ de 60 páginas) e mal existem pausas, tudo pra manter essa fluidez que eu particularmente gosto mas senti falta de capítulos mais curtos.

No começo o romance infantil e inocente dos protagonistas é bem cativante, mas após o casamento de Fermina Daza a paixão de Florentino Ariza toma um ar obsessivo e que claramente não faz bem pra ele. Passar cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias desejando e esperando uma mulher que está feliz e muito bem casada não é lá das mais saudáveis para se fazer. No final, voltamos a torcer pelos dois (já em uma idade bem avançada) terem finalmente um relacionamento tão desaprovado pela família e que agora diz inapropriado para uma senhora viúva se apaixonar de novo.. só provando que independente da idade, o amor merece uma segunda chance.

Vale ressaltar que todos os personagens são extremamente aprofundados, nenhum deles é perfeito e idealizado.. todos tem suas características grotescas que tornam esse romance nem um pouco imaculado.
comentários(0)comente



Gabi 16/01/2022

A delícia de ler Gabriel Garcia Marques
Apesar de ser um livro que demorei muito para terminar, é simplesmente delicioso ler o texto do autor. Personagens com profundidade, milhares de análises sociais escondidas aqui e ali. Um humor inteligentissimo. Sou grande fã e passei a amar mais ainda.
comentários(0)comente



Luiz.Antonio 15/01/2022

Bom Livro
Livro muito interessante. Narra uma história de amor nada convencional e nada romântica (no sentido comum), de Florentino Ariza e Fermina Daza.

Não é um livro linear. As histórias seguem entre o presente e o passado e a leitura vai ganhando forma e vamos entendendo o contexto e as sutilezas das naturezas humanas ali retratadas.

Os protagonistas são (quase) reais na medida em que nos deparamos com suas histórias de vida e como podem ser falhos e cometer injustiças e como têm defeitos e virtudes.

O panorama também está longe de um sonho. Há doenças, pobreza, sujeiras e mortes (morridas e matadas).

É um livro para, também, nos mostrar a força da perseverança na busca de um objetivo (que pode ser alcançado se não, obviamente, desistirmos).

Vale à pena ler.:,-)
comentários(0)comente



Paloma405 13/01/2022

Não entendo, amor porque não pode esperar por mim ?
E se você esperasse literalmente uma vida para ficar com o amor da sua adolescência?

Pois é o que o personagem principal fez!

Eu demorei MUITO pra ler esse livro porque
1. tem 400 páginas
2. não é um passatempo, esse é o tipo de livro pra ter sempre a disposição, ler um pouquinho, acompanhar a vida da pessoa e voltar aos seus afazeres

eu não queria terminar, amei muito, gabo traz uma narrativa tão envolvente, fica brincando entre passado e presente, no entanto não ficamos perdidos, conseguimos entender o ponto de vista de todos os personagens e se envolver no cotidiano daquelas pessoas.
comentários(0)comente



Ricardo.Borges 10/01/2022

A vida inteira de amor, por amor
Com personagens surpreendentemente humanos (Juvenal Urbico, Fermina Daza e Florentino Ariza) e descrições complexas e realistas, a trama do livro se desenrola de maneira não linear e fica impossível prever o que acontecerá na sequência, no próximo parágrafo (eu ficava o tempo todo me perguntando o que faria se estivesse em determinada situação). Não há nada gratuito na história, pelo contrário, o autor consegue - com maestria - trazer à tona sentimentos fortes em situações aparentemente simples, cotidianas.
O livro exala amor, do começo ao fim, de uma maneira nada vulgar, mesmo quando traz descrições um pouco mais ?sujas?, e culmina em um final épico! Algumas páginas antes do final, de fato, eu pensava comigo :?ele poderia parar por aqui, já está bom??, mas a história continuou se desenrolando e não decepcionou, só retribuiu ?com a suspeita tardia de que é a vida, mais que a morte, que não tem limites?.
comentários(0)comente



Liza.Abreu 08/01/2022

Diferente de tudo...
Autor: Gabriel Garcia Marquez
Ano: 1986
Número de páginas: 432
AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA

??Bastou ao médico um interrogatório insidioso, primeiro a ele e depois a mãe, para comprovar uma vez mais que os sintomas do amor são os mesmos do cólera.??

O pobre Florentino Ariza, um jovem telegrafista e violinista com alma de poeta, enfrenta as dores do amor que sente pela determinada Fermina Daza, filha de Lorenzo Daza, um comerciante obstinado a oferecer a filha um bom casamento, colocando todas as suas forças em afastá-la de seu amor juvenil, arrastando a jovem até a casa de parentes em uma cidade distante. Ignorante aos seus propósitos, Lorenzo falha, afinal o amor entre os jovens reacende ainda mais poderoso através da troca de cartas superiormente apaixonadas, enviadas por meio do telegrafo.

??Amor nos tempos de cólera?? narra as muitas faces do amor através do tempo. Minuciosamente detalhado, o livro incomoda ao apresentar de um lado, as particularidades da vida de um casal a se estabelecer dentro de um matrimônio precoce, convivendo com inevitáveis rachaduras no resguarde de uma relação duradoura, de outro, a solidão de um homem solteiro, ainda obcecado com a ideia de revogar seu antigo amor do passado, enquanto preenche o buraco em seu peito com inúmeras parceiras.
Desenrolado em um contexto histórico, político e cultura da Colômbia no final do século 19 e início do século 20, o livro insere os personagens em uma trama bem desenvolvida e arrastada ao se preocupar com uma grande enxurrada de informações, mas que no fim se convertem em um entretenimento pertinentes a narrativa. O desenvolvimento dos personagens principais é um grande presente, surpreendendo o leitor mesmo quando esse acredita conhecer cada um como amigos próximos.
Este livro foi para mim uma leitura demorada, mas saborosa, exigindo tempo para aprecia-la com devido respeito e consciência sobre os costumes da época e concepções de princípios e ações impraticáveis nos dias atuais.
comentários(0)comente



Andre.S 07/01/2022

Primeira experiência que tive com a obra de Gabriel Garcia Marques, e amei! Um livro épico, uma história de amor e desencantos ambientada no final do seculo 19 e inicio do 20.Maravilhosa a escrita do autor e personagens marcantes fazem deste clássico o primeiro livro cinco estrelas do ano!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



lipelimma 04/01/2022

3*
Demorou pra funcionar pra mim, gostei mesmo dos últimos 30%.
"O problema do casamento é que se acaba todas as noites depois de se fazer o amor, e é preciso tornar a reconstruí-lo todas as manhãs antes do café."
comentários(0)comente



1098 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR