jojo 22/10/2024
Será ou não será
A volta do parafuso é um clássico do terror, mas daquele terror subjetivo,ambíguo..será ou não..
Enfim, eu já tenho medo de contos de terror que tenham crianças ?
É Natal, e Douglas vai contar a história que aconteceu há tempos atrás...sobre uma moça que vai trabalhar como preceptora em uma mansão chamada Bly. Aquelas propriedades rurais. Longe da cidade. No caso essa fica em Essex...( nesse caso tem muita semelhança com a história de Jane Eyre)
Preceptoras são moças que são encarregadas pela educação de crianças, elas são contratadas para isso, geralmente moram na residência. Por isso é legal ler Jane Eyre que fala bem dessa profissão.
Bom, essa preceptora vai cuidar a principio de uma menina de 8 anos, e logo mais tb do seu irmãozinho, que retorna da escola para ferias, mas logo saberemos q ele nao voltara paea escola..mas pq? ambos órfãos e estão sob a tutela do seu tio. Que não quer nem saber deles, aliás mandou esses dois para longe, e quem se encarrega de cuidar dessas crianças é q governanta, alguns criados e tb da preceptora.
E ai ao passo que o tempo vai se passando, essa moça começa a ver pessoas que aparecem e desaparecem do nada..
E agora, será q essa moça (que não sabemos o nome), ela está realmente está vendo q estava vendo? São essas crianças q tem um comportamento estranho? Lembrando q Machado de Assis em Dom Casmurro já nos mostrou que não devemos confiar no narrador da própria história..
Eu senti o suspense, e tb a mente dessa moça q tá perturbada.
Agora se vc sentir difícil, e o final que fica sem entender, ou entende até demais..
Mas a Isa do canal ler antes de morrer fez a leitura coletiva e os vídeos sobre esse livro enriquece bem o contexto todo.
Essa edição da darkside é das poucas q tem em formado e-book. Bem legal, tem informações sobre Henry James, ilustrações belíssimas.
Lembre-se de q td q já foi visto desse gênero do terror, foi provavelmente inspirado neste livro.
"Eles sabiam manipular, com uma arte toda sua, os fios da minha imaginação e de minhas lembranças.."