O homem duplicado

O homem duplicado José Saramago




Resenhas - O Homem Duplicado


278 encontrados | exibindo 271 a 278
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 19


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Suellen144 23/06/2024

Tertuliano
Saramago é um gênio.
Como sempre, o autor seleciona um devaneio que pode cruzar a mente de qualquer pessoa. E se todos ficássemos cegos? E se a morte não existisse? E se existir outra pessoa exatamente igual a mim? Porém, ao contrário de qualquer pessoa, Saramago destrincha a ideia ao máximo, pensando sobre cada problema que poderia ser enfrentado, sobre cada consequência.
Sensacional.
Carina143 26/08/2024minha estante
Qual é este livro do "e se a morte não existisse" que vc cita?




Marcus 23/06/2024

O outro
Saramago é um gênio. Daqueles que nascem um por século. Pra sorte do universo, nasceu português, e isso permitiu que escrevesse no idioma mais belo que existe. O nosso.

O homem duplicado te puxa pra dentro da história. Daquelas ideias que alugam um triplex na nossa cabeça. E se em algum lugar do mundo, houver alguém exatamente igual a nós. Daí em diante, fatalidades, coincidências e acontecimentos que se sucedem.
comentários(0)comente



Daniela.Argenta 02/07/2024

Vale a leitura!
A premissa do livro é muito interessante! Me fez pensar ?o que eu faria se encontrasse alguém exatamente igual a mim??. De cara parece algo simples, mas Saramago reflete muito acerca dos homens idênticos na história.

Demorei um pouco para finalizar a leitura, por ser uma escrita mais massante, porém no fim, vi que valeu muito a pena terminar o livro. O final foi tipo??

- ?Há coisas que nunca se poderão explicar por palavras?
- ?Todos os dicionários juntos não contêm nem metade dos termos de que precisaríamos para nos entender uns aos outros?
- ?Quanto mais te disfarças, mais parecerás a ti próprio?
comentários(0)comente



Carina143 26/08/2024

Anos atrás assisti ao filme que foi baseado neste livro e se tornou um de meus filmes favoritos. Com o passar dos anos me esqueci de muitos detalhes da história, porém.
E agora, Finalmente vim a ler a obra original.
Apesar de saber bastante sobre o Saramago, esta foi a primeira de minhas leituras de uma obra sua. As expectativas eram altíssimas.
O livro é mesmo muito bom, e como alguns já disseram anteriormente, a primeira metade é mais devagar, na segunda a coisa engrena MUITO e o final é foda.
Porém tenho algumas considerações:
Na metade do livro, por pistas que o próprio autor nos dá, eu já imaginei o final. Então, quando este chegou, não foi tão surpreendente. Foi tipo uma confirmação das minhas suspeitas (o que não torna menos legal, só menos surpreendente mesmo).
Percebi alguns furos no plot também, coisas que me incomodaram, mas tentei relevar pela narrativa.
De qualquer forma, recomendo a leitura.
Agora vou rever o filme pra me lembrar de detalhes e poder comparar de forma fiel.
comentários(0)comente



Jlaion 02/09/2024

Um duplicado bem diferente
É incrível como saramago tem a habilidade de transformar coisas do dia a dia em algo nada banal e em O homem duplicado não é diferente.
Se imagine vendo um filme e do nada um ator que faz figuração é sua cara literalmente sua cópia é exatamente o que acontece a Tertuliano Máximo Afonso onde se vê diante de um duplicado seu e aparti daí Tertuliano começa uma jornada em conhecer esse outro, que vida ele leva que nível de parentesco eles tem se é que axidte algum. Assim começa uma busca que aparentemente simples mas José saramago consegue deixar essa narrativa tão intensa que é difícil não se envolver com esse Tertuliano que do nada tem a vida virada de cabeça pra baixo.
Sobre a narrativa dos que já li do saramago essa é a mais arrastada pois fixa muito no dilema pessoal e nos devaneios do nosso protagonista e isso dificulta um pouco a leitura mas quando nos envolvemos com essa narrativa fica até engraçada e as vezes tenso compartilhar esses devaneios.
comentários(0)comente



Livia 08/09/2024

O ouro está no final
Demorei exatos 9 meses pra terminar a leitura, achei Saramago sensacional depois de ler "Ensaio sobre a cegueira" e quis ler mais dele pra encontrar de novo algum pensamento, alguma reflexão nova e genial que eu encontrei no primeiro livro. E encontrei.
Acontece que o começo do livro não existe fluidez na leitura, a história promete tudo mas demora pra entregar o que me fez abandonar o livro várias vezes mas não desisti dele e ainda bem.
A história te prende, se desenvolve, te surpreende e te arremata nas últimas páginas. Quando você acha que está encerrando o livro o último parágrafo vem pra te atormentar mais um pouco.
Minha dica é, paciência pro início do livro e se não desistir dele, você vai no mínimo, se surpreender.
comentários(0)comente



Fernanda 05/10/2024

Mal aproveitado
A premissa é ótima, e o final salvou minha experiência na reta final do livro. Seria muito melhor se Saramago tivesse usado o plot twist e elaborasse mais a narrativa em cima disso, aí sim seria 5 estrelas. Fora isso, acho que o livro perde muito tempo com pormenores desnecessários que tornam a leitura maçante.
comentários(0)comente



278 encontrados | exibindo 271 a 278
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 19