O Evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo José Saramago




Resenhas - O Evangelho Segundo Jesus Cristo


452 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Alan Furiati 11/02/2023


Considero esse um dos textos mais leves de Saramago, por incrível que pareça. Leitura fluída, personagens delicados, cheios de contornos, a presença do sobrenatural que é apresentada de uma forma divertida e mesmo singela, praticamente real. É um ensaio sobre a ideia da fé e da construção da igreja ao redor dessa fé tão inocente em um primeiro momento. Talvez leve demais ou foram as minhas expectativas surpreendidas, ainda assim, mesmo sendo um livro que gostaria tivesse adquirido uma outra direção, é uma obra muito agradável de ser lida.
comentários(0)comente



Pablo Paz 22/03/2024

É preciso ser-se Deus para gostar tanto de sangue
'É preciso ser-se Deus para gostar tanto de sangue... Homens, perdoai-lhe, porque Ele não sabe o que fez'. (Jesus de Nazaré)

É a súplica invertida neste Evangelho segundo a visão de um Jesus Cristo humano, demasiado humano, que não vê sentido na ideia teológica do sacrifício.

Na época em que o livro foi publicado, a Igreja Católica em Portugal excomungou o livro. Eu tenho uma formação católica e confesso que não vi nada de profano no livro, afinal, é literatura. Se tivesse filhos, eles leriam sem problema algum. As consequências do puritanismo é a repressão, mais do que a disciplina. Não é à toa que o consumo de pornografia é endêmico em países de cultura protestante e islâmica.

De todo modo, é difícil resenhar uma obra-prima da literatura universal como esta, responsável por dar-lhe o Nobel. "Pai, não precisa perdoar Saramago, ele sabe o bem que nos fez!". Genial.
Ana Sá 29/03/2024minha estante
Lembro de ter me divertido muito com este livro, minha formação católica também não fez alarde!

E que coisa boa foi essa história dos portugueses (com sua mania de grandeza) estarem eufóricos com o Nobel, mas tendo que engolir seco porque era o Saramago, com quem eles brigaram até não poder mais hahaha


Pablo Paz 29/03/2024minha estante
Ana, é maravilhoso, né? Tem algumas passagens que é mais do que ironia, é puro sarcasmo com os intolerantes...




Laura S. 23/11/2020

Minha primeira leitura de Saramago
A escrita de Saramago é, como se sabe, um tanto quanto desafiadora. Para quem não o conhece, demora um pouco pra "pegar o jeito" da leitura, seja pelo português de Portugal, pelas falas que se adentram umas às outras, misturadas com comentários do próprio autor, seja pelo vocabulário.
De qualquer forma, "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" é uma obra muito boa, segue a linha principal dos acontecimentos bíblicos, mudando, contudo, detalhes que alguns podem entender que subvertem toda a narrativa original, o que, logicamente, era a intenção desde o princípio. Não comece a ler esperando uma narrativa religiosa, porque não a encontrará, de forma que isso pode incomodar os cristãos mais fervorosos.
A única coisa que me incomodou nesse livro foi o final, que fiquei por entender. Sim, as últimas cinco páginas (inclusive, aceito explicações). Mesmo assim, é uma obra incrível da literatura portuguesa que vale, demais, a leitura.
Comecei a ler Saramago por esse livro e não me arrependo.
comentários(0)comente



regifreitas 05/11/2021

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO (1991), de José Saramago.

Esta já é a terceira leitura desta obra. E ela ainda continua excepcional!

Entendo que pessoas com uma visão mais ortodoxa de cristianismo acabem revirando os olhos quando se fala deste livro. Mas, controvérsia à parte, ele deve ser lido como uma obra de ficção, não como um livro religioso. Os evangelistas se preocuparam com a figura divina do Cristo, a Saramago interessa o homem por trás dessa figura, com suas dúvidas e imperfeições. E a recriação de como teria sido a vida desse homem, nascido onde nasceu, e vivendo no tempo em que viveu, é perfeitamente crível e brilhante.

Ademais, falar sobre o estilo saramaguiano, sua forma de escrita, a ironia que permeia seus textos, seria redundante em relação a todas as outras obras dele as quais já comentei por aqui, nesse desafio de ler seus romances em ordem cronológica. Não que ele se repita, longe disso. Mas sua forma de narrar, firmada a partir de LEVANTADO DO CHÃO (1980), é bem característica e reconhecível. E, mesmo ao abordar temáticas tão diversas desde então, sem dúvida é o ponto alto da sua prosa.
comentários(0)comente



Crixtina 23/04/2023

Saramago e sempre Saramago
Acho uma leitura difícil mas quando você entra no texto nem a falta de pontuação te incomoda
Livro muito interessante com reflexões além no normal !! Indico a leitura

?Acontece isto muitas vezes, não fazemos as perguntas porque ainda não estávamos preparados para ouvir as respostas, ou por termos, simplesmente, medo delas.?
Maria Antônia Galhardo 23/04/2023minha estante
Amei esse trecho destacado




Ferreira.Souza 20/02/2022

Dolorido para cristão- porém genial
Devo dizer que não é o meu preferido do José Saramago, e acho que ele está ali mais preocupado em desmentir a lenda de Cristo, porém é uma construção ideal
comentários(0)comente



Yara 11/07/2024

COMO PODE SARAMAGO TER EXISTIDO NO MESMO MUNDO QUE EU? Livro foda. ? Emocionante, uma fic não tão impossível de ter ocorrido.
comentários(0)comente



Denise Ximenes 17/10/2021

Talento e ousadia
Embasbacada. É assim que termino a leitura desse livro. Com mostras claras de ateísmo e muito talento, Saramago reconta uma história conhecida de todos, a de Jesus Cristo.

Como exemplos da humanização, temos aqui um Jesus amasiado com Madalena; José e Maria têm muitos filhos e os questionamentos sobre a imponência de Deus são constantes.

Deus e o Diabo dialogam e, em muitos momentos, o leitor se pergunta quem é quem - já que existe, das duas partes, uma ânsia pelo domínio do mundo.

Conhecedor profundo da Bíblia, o autor inverte enredos, desloca falas conhecidas, inocenta Judas e traz um viés muito lógico à história.

Acredito que ninguém termine essa leitura indiferente. Saramago tem um talento lapidado de levar o leitor a refletir.

A minha quinta estrela vai para a sobriedade do narrador. Aqui, não há excessos. Toda a história foi mudada de forma lógica e, em tudo, possível.
Joao 17/10/2021minha estante
Que bela resenha Denise! Esse livro é uma maravilha e lembro daquele diálogo no barco, que sem exageros, na época mudou o meu modo de ver as coisas. Saramago era genial.


Denise Ximenes 17/10/2021minha estante
Verdade, João! Genial é um adjetivo muito adequado pra Saramago!




Cris SP 24/07/2023

24.07.2023
Acabei, mas para não criar polêmica, me isentarei de comentar...rsrsrs. Só dizer que a história foi recontada com possibilidades, ou seja, uma versão de como poderia ter ocorrido.
comentários(0)comente



Anderson916 26/06/2020

Ca-ra-l-ho que livro...
Existe muitos outros trechos legais no livro mas esse em especial achei bem interessante:

"...clamou para o céu aberto onde Deus sorria, Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que fez."
comentários(0)comente



Natali 14/07/2022

O Evangelho segundo Jesus Cristo
O autor conta a história do nascimento de Jesus até a sua morte. Fiquei impressionada com a riqueza de detalhes vindo de um autor declarado ateu. Há na história vários momentos engraçados. Saramago escreve de forma muito fluída e divertida. É um excelente livro.
comentários(0)comente



v de vanisse 12/11/2023

A melhor fanfic da Bíblia que eu já li!
Não sou boa com textões, mas vamos lá: PRÊMIO NOBEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEL!!!!!
Um dos melhores livros que já li na minha vida. Saramago é tão necessário, sabe? Vontade de panfletar esse livro na rua. Chorei, me emocionei, surtei? Sabe quando uma história é tão perfeita que você não consegue colocar em palavras? Então.
LEIAM, LEIAM, LEIAM!!
comentários(0)comente



Kecia.Viana 11/05/2022

Apaixonada por Jesus
Um ateu me fez amar mais Jesus Cristo!

Hoje não sou cristã, mas sempre tive verdadeira fascinação pela imagem de Jesus. Após essa leitura, eu posso afirmar com certeza que é um dos personagens que mais amo.

O cara é gente como a gente, mas numa versão bem melhorada! ?? ??

Diálogos fantásticos entre Jesus, Deus e o Diabo me fizeram refletir sobre tantos dogmas. Coisa de pura reflexão.

Cheiro de perfeição.
comentários(0)comente



Vilamarc 01/04/2020

Provocação inteligente
Recontando a história bíblica constante nos quatro Evangelhos, Saramago conduz uma narrativa que provoca em todo o livro os fatos, os dogmas e as crenças cristãs com muita inteligência e sarcasmo.
Leitura não indicada para as fezes vacilantes.
Destaque para o antepenúltimo capítulo onde Jesus questiona se sua morte tornará o homem feliz e deus antecipa toda a trajetória de sangue, morte e sordidez que caracteriza a história do cristianismo.
É ler para crer.
comentários(0)comente



Bruna.Elisa 30/11/2021

Em nome de Deus tudo se justifica.
Somente um gênio seria capaz de contar a história mais conhecida do mundo de um jeito surpreendente. José Saramago humaniza Jesus e narra sua história com uma pontuação excêntrica, que dificulta o início da leitura, mas que se torna habitual para o cérebro no decorrer da leitura. Eu, que fui criada com educação cristã, precisei desapegar da Bíblia para mergulhar e compreender o livro, a vida de Jesus é colocada em ordem cronológica, José tem uma importância inexistente na Bíblia e Maria é, por vezes, tratada com desdém, tendo em vista a escancarada submissão da mulher na época. Com ironia e inteligência o autor instiga o leitor a pensar sobre a eterna briga entre o bem e o mal e o papel da religião nessa discussão. O livro é uma verdadeira obra de arte.
comentários(0)comente



452 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR