Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 871 a 886
59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 |


Valdéa 02/08/2023

Então, como imaginava um livro bem denso. Fiquei bem confusa com os personagens por causa de tantos nomes diferentes. Mas, posso dizer que história é interessante.
comentários(0)comente



Kelly_kastro 02/08/2023

Bom?.
A leitura foi bem fluida, bem mais do q eu imaginei por ser um clássico. No entanto, eu achei a história bem perdida, as alucinações e o assassinato sem motivo, dps se confessar pra polícia, achei meio sem sal. Esperava bem mais por ser Dostoiévski
kkkkk
comentários(0)comente



Erilane.Rocha 01/08/2023

Antes de começar a ler, tive medo que não conseguir entender nada. E realmente no início eu tava me sentindo completamente perdida. Mas ao me acostumar com o tipo de escrita do autor a leitura foi fluindo melhor.

Foi o meu primeiro livro Russo e o primeiro livro do Dostoiévski. Pra mim o que mais deixou a leitura lenta e difícil, foram os nome que são bem complicados, sem contar que o autor frequentemente, colocava o nome completo do personagem e eu ficava tentando ler. Mas fora isso foi uma leitura muito interessante.

Algumas partes, foram um pouco desnecessariamente alongadas tornando o trecho maçante, mesmo sendo explicado no decorrer da história.

No geral eu gostei mto da leitura e da teoria do Raskolnikov, apesar de não concordar com ela, consegui entender sua motivação.
comentários(0)comente



Renan 30/07/2023

Incrível.

Ex-estudante e beirando a pobreza, Raskólnikov comete um assassinato e é consumido por conflitos internos que este mesmo vivencia. O leitor acompanha essa angústia sentida pelo personagem em um livro muito denso e profundo.

Dostoiévski traz interessantes reflexões sobre moral objetiva ou subjetiva.
comentários(0)comente



Me sigam no Instagram @apaixonadapo 29/07/2023

Clássico dos clássicos!
Raskólnikov é um jovem russo, inteligente, mora em um sobrado bem humilde, longe de sua mãe e irmã, pois seu objetivo era concluir a faculdade e obter melhores condições de vida.
.
Mas a pobreza destruiu em parte seus sonhos, o levando a largar os estudos e  passar a dever o aluguel de seu quarto. Provocando a ira de sua proprietária..
.
E para resolver seus problemas, Raskólnikov precisa cometer um crime e só assim ele resolverá os seus problemas. Porém o crime perfeito não acontece da forma que foi imaginado, e ele terá que conviver com a culpa, a falta de dignidade, o que o leva a adoecer e beirar a loucura.
.
Minha opinião:
Não tinha o costume de ler clássicos, mas tenho tido muita sorte e todos que li recentemente me encantaram.
E com Crime e Castigo não foi diferente.
Claro que no início tive certas dificuldades, eram muitos personagens e todos com nomes difíceis, e que me confundiam muito.
.
Mas Dostoievski escreve com maestria o que me fez me apaixonar pela literatura russa e em pouco tempo estava acostumada com os nomes e com os personagens.
.
E Raskólnikov me despertou muito apego. Mesmo tendo errado, ele fez por uma causa, e pude sentir todo o sofrimento do personagem, os seus arrependimentos, a extrema pobreza de outros personagens, a incapacidade de ajudar aqueles que se ama, como também a maldade do ser humano. Assim como emociona acompanhar a redenção de Raskólnikov.
.
Dostoievski nos mostra que a sociedade de duzentos anos atrás, permanece a mesma coisa. Infelizmente quase nada mudou... Conforme você avança na leitura, percebe que tudo é bem atual.
.
Para quem gosta e para quem assim como eu quer se arriscar no mundo de Dostoi, Crime e Castigo é um ótimo começo. Quero ler todas as obras deste autor incrível!
Recomendo muito a leitura!
comentários(0)comente



Eliza.Obryen 28/07/2023

Crime e Castigo
Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Claudia.livros 27/07/2023

Minha vida inteira como leitora me deparei com referências sobre esta obra. Era como se constantemente eu estivesse sendo desafiada. E agora resolvi aceitar o desafio.

Instigante. Denso. Complexo. Inteligente. Com certeza você já se deparou com esses adjetivos ao assistir ou ler alguma resenha sobre Crime e Castigo.

Será que um livro publicado em 1866 merece tanto destaque, sendo analisado e estudado por universidades mundo afora?
Pelos maiores especialistas da literatura clássica mundial?
Sim, merece!

Dostoiévski nos faz caminhar pelo submundo de São Petersburgo a partir do ponto de vista de Rodion Raskólnikov, ex-estudante de direito, que não consegue dar continuidade aos estudos devido a enorme pobreza em que vive. A São Petersburgo de Rodion é quente e sufocante. Feia e triste.

Atormentado pela miséria, solidão, tristeza e sentimento de culpa por viver do pouco dinheiro que lhe enviam a mãe e a irmã, igualmente miseráveis, Raskólnikov começa a elaborar a ideia de um crime, um homicídio a fim de executar uma agiota idosa, a quem ele considera como um ser inferior. Ah! se ele tivesse coragem de eliminá-la, estaria livrando a humanidade de um ser repulsivo.
E do nada, começam a surgir algumas perguntas. E se? Eu poderia? Como faria?

Seguimos então, dentro da mente de Raskólnikov, acompanhando o desenrolar do crime e consequentemente do castigo. Castigo moral, que o leva a caminhos muito dolorosos, mas importantes para a expiação do seu crime.

No meio disso tudo, Raskólnikov é cercado por outros personagens importantes para a trama. São pessoas que acompanham sua jornada. São exemplos de bondade, de maldade, de abnegação, de indiferença, de sofrimentos atrozes. E ele vai vivendo no meio disso tudo, tentando sufocar dentro de si a amargura que sente e o medo das consequências de seus atos, misturando seus desafios com os que o cercam. Há os que o amam e há os que o desprezam.

E há Sônia. Sônia que sofre suas dores, suas perdas, mas que reúne virtudes que são como um farol a guiar nosso herói para o retorno.

É um livro para ler e reler muitas vezes no decorrer da vida.
É uma história simplesmente perfeita.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fran 27/07/2023

É um livro muito interessante, mas também muito cansativo!

Aqui nós conhecemos um personagem que comete um crime e que depois é assombrado pela culpa, e o livro gira em torno desses pensamentos, dessa culpa. E essa culpa é muito bem abordada pelo autor, em alguns momentos você sofre junto dele.

Mas há algumas cenas desnecessárias, longamente abordada, e torna a leitura muito cansativa.

Mas em um contexto geral, é um livro muito bom.
comentários(0)comente



Sakuragome 27/07/2023

Não é pra mim...
Então, não é que a história seja ruim... Para várias pessoas, mas é ruim pra mim. Não sei se a adaptação em quadrinhos tirou muita coisa, mas achei bem enfadonha.
comentários(0)comente



Alessandra.Bonavin 27/07/2023

Livro MARAVILHOSO
Crime e Castigo é daqueles livros para ler e ficar respirando, refletindo, refletindo, refletindo, refletindo e refletindo?
Dostoiévski não diz tudo, insinua, exprime-se de modo como que impreciso, mas ao mesmo tempo usa de uma sutileza impressionante.
O romance conta a história de Raskólnikov, um jovem estudante que planeja e comete um assassinato como parte de um experimento filosófico, provando que algumas pessoas são superiores às outras, dando o direito de cometer crimes para alcançar seus objetivos. E nesta sua classificação ele se inclui no 1º grupo.
Ele comete não apenas este crime planejado, como o da irmã que aparece no momento inoportunamente e acabaria se tornando testemunha e, a partir daí ele carrega a culpa dos crimes.
Ao mesmo tempo em que ele parece ter escapado imune ao ato, a paranoia e a obsessão constantes parecem assombrá-lo e entregá-lo para o restante da sociedade como o verdadeiro responsável pelos crimes. Para mim particularmente, é neste momento em que passamos do crime ao castigo. A sua mente se torna, de certa forma, sua prisão.
Até o momento em que chegaremos, pelo amor à Sonia, à sua redenção.
O autor trabalha muito bem a questão psicológica de seus personagens e a descrição dos locais onde se passa a história.

O livro traz profundas reflexões sobre justiça, ódio, tirania e mostra um punhado de personagens que buscam sobreviver com alguma dignidade em meio a uma realidade hostil.
comentários(0)comente



Luiza2205 27/07/2023

Crime e Castigo/ Dostoiévski
Meu livro favorito no momento!
Incrível a maneira que Dostoiévski aborda os conflitos interiores do personagem Ródia Raskolnikov. Me identifiquei em alguns pontos com o personagem, justamente nana horas que ele achava que tinha se encontrado e no outro já havia se perdido! Só tenho a agradecer Dostoiévski por me proporcionar essa leitura!!
comentários(0)comente



Aline 25/07/2023

Me lembrou Ressurreição do Tolstoi
O crime acontece antes da página número 100 e você lê essas outras 440 páginas tentando entender a justificativa dele para ter cometido o crime... Esse é o castigo... É cansativo, mas gostei.
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 871 a 886
59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR