Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2878 encontrados | exibindo 901 a 916
61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 |


Ayumi_Monteiro 15/07/2023

Uma leitura obrigatória a todos!
Acho que todo mundo deveria ler Crime e Castigo, não como o primeiro livro clássico, mas depois de se acostumar com leituras mais densas e não tão fluidas. Não faça que nem eu, que peguei o livro para ler sem nem ter lido outros clássicos mais "fáceis". Até a bibliotecária me disse que eu ia abandonar o livro. Então eu o peguei para mostrar para ela que eu conseguia e ia sim, ler o livro todo! Até a página 200 mais ou menos, eu li por causa disso, para provar que eu conseguia. Mas depois, eu fiquei presa no livro, e queria saber o que iria acontecer com o Raskólnikov. Não vou mentir, pensei em abandonar o livro várias vezes, mas minha curiosidade para saber o desfecho era maior. Acho um livro muito bonito, apesar de ter uma linguagem meio "complicada".
Recomendo a todos que queiram entender sobre o comportamento humano, e como o remorso age na cabeça das pessoas. Mas como já disse, a pessoa tem que se familiarizar com o gênero. Ou só pular de cabeça na leitura mesmo hahaha
comentários(0)comente



anaclarapsslv 15/07/2023

SENSACIONAL
Confesso que tinha muito receio de ler Dostoiévski, principalmente por ser um autor clássico. De início, tive certa dificuldade com os textos extensos e as linhas de raciocínio profundas.
Mas a obra me arrebatou de uma maneira! Achei indescritível a escrita do Dostoiévski, a forma como a história era conduzida e como as personagens eram apresentadas. E essa edição da editora 34 com as notas de rodapé explicando ou fazendo conexões com a vida do próprio autor ajudou ainda mais na construção da experiência!
Com certeza pretendo ler mais trabalhos dele!
comentários(0)comente



Lobita_______ 15/07/2023

Me atropelou de novo
Obcecada, eu fiquei totalmente obcecada quando comecei, muitos anos atrás, a ler essa obra pela primeira vez. Eu não comia, não queria dormir, só pensava em crime e castigo. Até que me deu um estalo, eu senti que estava lendo meu livro favorito da vida e se eu lesse o meu favorito com 20 anos, que graça teriam as outras leituras depois?? ABANDONEI A LEITURA.

Esse ano comecei a pensar em ler esse livro, novamente e todo, até fiquei um pouco chateada porque imaginei que não causaria o arroubo que me causou na primeira vez, que eu com 20 anos seria muito mais emocionável e devia ter lido até o fim sim.

Pois levei uma rasteira! A tradução do Oleg é incrível, eu fiquei muito envolvida logo de cara, tanto quanto 15 anos atrás! E o melhor, assimilando mais coisas com um pouco mais de bagagem de vida. No meio até pensei em abandonar de novo e presentear a Juliana cinquentona com a chance de lê-lo pela primeira vez kkkk mas não deu mais pra largar e li até a última página o meu livro favorito da vida.
comentários(0)comente



Thiago275 13/07/2023

Existe ser humano melhor que outro?
Publicado pela primeira vez em 1866, Crime e Castigo é um dos romances mais famosos e mais importantes de Fiódor Dostoiévski.

Na trama, acompanhamos o jovem Raskólnikov, que se vê obrigado a interromper os estudos devido à situação de miséria em que se encontra. Apesar de receber algum dinheiro da família e de empenhar alguns bens a uma velha usurária, que lhe empresta dinheiro a juros abusivos, ele não consegue viver com dignidade.

No entanto, Raskólnikov é muito inteligente e tem ideias revolucionárias. O rapaz já defendeu em um artigo que a humanidade se divide entre as pessoas comuns e as pessoas extraordinárias, que podem transgredir a lei (humana e divina) sem maiores consequências.

Obviamente, ele se considera um homem extraordinário e, tanto para sair da situação de miséria quanto para provar a sua tese, resolve cometer um crime: matar a velha agiota. Ele leva a cabo o seu intento, mas é obrigado a matar a irmã da velha também, que aparece na casa quando ele está cometendo o primeiro assassinato.

A partir daí, Raskólnikov tem que lidar com as consequências de seu ato. Não como a pessoa extraordinária que ele pensava ser, mas como uma pessoa comum: remorso, infelicidade e paranóia o perseguem sem cessar, até que ele veja que terá que aceitar o castigo devido pelo crime que cometeu.

Não posso dizer que Dostoiévski seja um dos meus autores favoritos. Seus livros não me arrebatam. Mas é impossível negar a importância e a profundidade de um livro que discute a ética sob todos os pontos de vista, desde um assassinato até a prostituição; desde um casamento sem amor até o ato de tirar a própria vida.

Desde o século XIX, Dostoiévski nos confronta com a seguinte pergunta: existem seres humanos superiores? A depender da resposta, as consequências podem ser as piores possíveis. E Raskólnikov é o exemplo perfeito disso.
comentários(0)comente



melissa 13/07/2023

"O presente era uma inquietação constante, o futuro, um martírio que jamais teria fim."

A inspiração de Kafka só poderia ser grandioso tal qual o mesmo.
comentários(0)comente



Karine.Bertuzzo 13/07/2023

Um clássico superestimado
Crime e Castigo é um clássico da literatura russa. Talvez por isso, esperava tanto dele. É um livro bom, que te faz questionar suas próprias convicções, o certo e o errado. Essa edição da Principis, alem de ter uma capa m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a, tem uma linguagem acessível e de facil compreensão (principalmente se lervarmos em conta que a maioria dos escritores russos tem uma escrita mais dura). Mas isso não se aplica ao nome dos personagens (perdão, ate agora eu não sei quem é quem, precisava olhar o tempo toda na última parte que falava sobre os personagens).
comentários(0)comente



giu 13/07/2023

A punição da mente
Esse livro me fez repensar o uso de adjetivos, eu já disse que muitos livros são geniais e, se aqueles são geniais, o que eu poderia usar para essa obra que é muito além de tudo que já li?

Crime e Castigo é uma experiência única que mudará, com certeza, o meu gosto literário. Comecei agora a encarar livros mais voltados para o público adulto e como é bom crescer, né?

Uma crítica ao falsos cristãos e moralistas, um retrato conturbado da psicologia humana e nossos anseios mais obscuros. Dostoevsky aborda com maestria a perturbação da mente e expõe sem medo o pior de nós.

?Foi só nisso que reconheceu a sua criminalidade, apenas no fato de não ter tido sucesso e de ter confessado.?
comentários(0)comente



Flavia409 12/07/2023

No momento em que pratica o seu crime, é sempre um doente.
Se eu dissesse que foi uma leitura fácil, eu seria uma mentirosa?

Dostoiévski consegue trazer uma história surpreendente e ao mesmo tempo filosófica de uma forma que se torna impressionante, porém depois da metade do livro eu diria que fica cansativo e com passos lentos para o desfecho

Em todo caso eu gostei do livro, é realmente muito bom
comentários(0)comente



Barbara Louize 12/07/2023

Um livro muito bom e muito bem escrito. Sua narrativa além de contar uma história, nos mostra também um pouco da realidade, da época e local em que foi escrito.
comentários(0)comente



Fabio.Nunes 12/07/2023

Não posso dar 6 estrelas?
Crime & Castigo - Fiódor Dostoiévski
Editora: Martin Claret, 2013

Enfim, li o livro que tinha mais medo de iniciar.
Começo afirmando ser incapaz de resenhá-lo e admiro quem o faça em poucas palavras. Fiquei uma semana ruminando minha experiência literária após o término da leitura. Uma semana estudando essa obra. Uma semana em que eu li muito menos do que o meu normal. E nessa semana o livro ganhou ainda mais peso, mais beleza, mais poder; o que me incapacitou de resenhá-lo.
Digno-me tão somente a escrever poucas palavras:
- Primeiro, que é uma alegria muito grande quando a gente se depara com uma obra que muda nossas vidas. E isso aqui é um monumento!
- Nunca vi tantas camadas e subtextos assim!
- Este é o livro das cisões. Estética x Moral, Racionalismo x Sensibilidade, Narcisismo x Caridade, Queda x Ressurreição, Pensamento x Pulsões?
- Este é o livro das vaidades. Uma obra que nos mostra vaidade em todas as páginas, ainda que travestida de bondade.
- Uma crítica ao racionalismo sem princípios, que oprime o inocente e indefeso enquanto mata o opressor.
- Uma obra psicológica que, não por menos, influenciou o próprio Freud na sua sistematização da psicanálise. Dá às pulsões a importância adequada de modo a entender o ser humano.
- Uma obra filosófica, que critica o niilismo como maneira de viver.
- Um livro que transforma suas personagens em toalhas molhadas e as torce até a última gota - a famosa escatologia de Dostoiévski.
- Um livro que põe um falso cristão na lona ao fazer o leitor se apiedar e até admirar um bêbado, uma prostituta e um assassino.

Afirmo sem medo que Crime e Castigo se transformou num dos meus livros preferidos da vida.
Não hei de chamar mais nada de genial se não for algo comparado a essa obra.

Caso queira enveredar por esta experiência, recomendo fortemente a leitura dirigida no canal da Maria Camila Moura no YouTube (ajuda demais!).

Se eu pudesse te ajudar, daria apenas um conselho: leia bem devagar. Dostoiévski requisita sua reflexão.

Relerei essa obra ano que vem.
JurúMontalvao 13/07/2023minha estante
??
É mesmo uma delícia quando a gente vive essas experiências de leitura... Quando o livro pousa na nossa mente e faz ninho ali por muito, muito tempo?


Fabio.Nunes 13/07/2023minha estante
Bom demais!




caroldearrascaeta 11/07/2023

Crime&castigo
Esse livro me pegou muito, não achei que ia gostar tanto. Os diálogos, as discussões, os pensamentos do protagonista e como o autor descreve o ambiente puxa é de uma sensibilidade que você sente as tensões e o medo. Fluxo da história é muito bem contada, e apesar dos milhares de nomes russos que uma pessoa pode ter você vai se acostumando e não atrapalha a leitura.
Enfim, gostei muito e recomendo, fiquei até meio depre lendo ele então cuidado.







"O amor os tinha ressuscitado."
comentários(0)comente



Patricia Peres 09/07/2023

Não gostei?
Primeira vez que leio um livro de Dostoiévski. Pensei que a leitura seria mais difícil e rebuscada, mas a leitura flui até que facilmente. O que detestei no livro foi a redação prolixa, muito enrolada. Alguns capítulos li com extrema impaciência. Como uma amiga falou, talvez o estilo de escrita de Dostoiévski não seja pra mim!
comentários(0)comente



pieguimaraes 09/07/2023

Uma experiência psicanalítica
Conforme a obra se apresenta, as questões humanas são abordadas de formas muito inteligentes, trazendo pro leitor a sensação de precisar, por si só, entender como reagir aquilo, te faz observar os espaços dentro de ti por uma nova perspectiva.
comentários(0)comente



Daniel756 09/07/2023

Romances russos são sempre surpreendentes e em "Crime e Castigo" não seria diferente. Raskólnikov é um jovem estudante que abandona a faculdade de Direito e está em estado deplorável de vida. Ele, desde o início, caminha pela consciência entre o bem e o mal e isso transforma a narrativa em um forte jogo psicológico conduzido magistralmente por Dostoiévski.

A adaptação de Yuri Martins de Oliveira é bastante completa e acessível para leitores que, assim como eu, enfrentam dificuldades em clássicos. O texto é fluido e bem claro.

A leitura me surpreendeu bastante e foi uma experiência muito interessante. De fato, esse clássico merece a fama que tem!
comentários(0)comente



joao 09/07/2023

Um homem perturbado mentalmente
Dostoiévski consegue mostrar a mente perturbada de um homem que consegue ter dois perfis distintos: Um que se apresenta como algoz, se sustentando em ideias de que grandes figuras da humanidade, como Napoleão, teriam direito de cometer crimes. O outro um homem piedoso, que abria mão de quase tudo para ajudar o próximo. Um livro triste do começo ao fim. Seria o livro uma tradição da frase ?mente vazia oficina do diabo??
comentários(0)comente



2878 encontrados | exibindo 901 a 916
61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR