Maus

Maus Art Spiegelman




Resenhas - Maus


3764 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |


Amendowin 31/01/2024

Obra prima da 9ª arte
Essa HQ é simplesmente incrível. Uma história sobre o Holocausto contada através de desenhos de ratos e gatos pode parecer estranho, mas funciona de forma brilhante!

Art Spiegelman conseguiu criar uma narrativa tão poderosa e comovente que é impossível não se envolver emocionalmente. A maneira como ele retrata a relação entre pai e filho, os horrores da guerra e a resiliência humana é simplesmente arrebatadora. Mesmo sendo uma história tão pesada, Spiegelman consegue injetar doses de humor e leveza na medida certa.

É uma leitura obrigatória para todos, seja você fã de quadrinhos ou não. Maus além de uma arte é um documento histórico, é daquelas obras que ficam na sua mente por muito tempo depois que você termina de ler, e tenho certeza de que vai deixar qualquer um impressionado.
comentários(0)comente



natsimao 30/01/2024

Muito bom!
Há muitos anos eu não lia uma história em quadrinho e nem imaginava uma história tão pesada e cruel sendo retratada dessa maneira. Me impressionou como essa obra trouxe relatos reais de um sobrevivente do holocausto de uma forma tão cômica e divertida.

Apesar da personalidade do pai ser tratada muitas vezes como ?difícil? ao longo da história, fica muito claro como ele carregou marcas e cicatrizes eternas por tudo o que passou, sobre tantos dias de sofrimento e tortura. Em muitas passagem Archie até mesmo fala ?nunca vou saber exatamente o que ele passou? e isso é muito real, mesmo que a gente estude e busque se informar, nunca saberemos na pele todas as feridas que esse período trouxe para tantas famílias.

Tanto seu pai, como o próprio Archie, a madrastra e a esposa, são retratados de forma puramente humana, com todos seus erros e acertos.

Minha única dificuldade foi me conectar um pouco mais com os personagens, mas acredito que por não ser tão acostumada com o formato. Recomento muito!
comentários(0)comente



Francesco.Calderan 30/01/2024

Mais
Mais uma história pesadíssima e o mais triste é que realmente aconteceu.
A atmosfera que a HQ te coloca é muito incrível, muito imersiva.
Para quem acha que HQ não tem profundidade deve ler essas.
comentários(0)comente



emygisely 30/01/2024

Resenha de Maus
O autor foi muito inteligente na utilização de linha do tempo, sempre alternando o presente, com algo mais leve e cômico, e o passado, com uma história mais angustiante e triste. Fazendo com que o livro perdesse aquele "peso", o deixando mais leve, mas ainda sim, sem se perder, e passando a mensagem que queria.
Não sou a maior fã de quadrinhos no mundo, mas adorei esse, o livro Maus, com certeza foi a minha hq favorita até hoje. Os sentimentos que mais me dominaram durante a esta leitura foram o medo, a angústia e a curiosidade.
Um livro facil e rápido de ler, deveria ser uma leitura cobrada pelas escolas, pois é essencial.
comentários(0)comente



Rodrigo Digão 28/01/2024

Soco na boca do estômago, poderoso, cru, viceral e sensível, está HQ deveria ser leitura obrigatória na escola.

Com personagens fortes, marcantes e de poderosas personalidades. Segue e ilustra um pouco do que foi este grande evento de nossa história mundial.

Com uma sacada ímpar, o autor teve a felicidade de ilustrar cada povo como um animal, e que bem ilustra a relação de poder e dominação.

Sem comentários a altura e grandiosidade desta obra.

Aprendi muito.
comentários(0)comente



xavierrr 28/01/2024

Em memória.
Incrível a leitura dessa obra que Art Spiegelman nos traz contando relatos reais a partir da sobrevivência de seu pai, Vladek, um judeu em plena ascensão do nazismo.

São relatadas cenas de pura tortura e crueldade dos nazistas para com os judeus e, vítimas disso eram: Vladek (pai), Anja (mãe), Richieu (seu falecido irmão) e outros familiares e amigos judeus.

Interessante como o autor retrata a história triste de seu pai e ao mesmo tempo desabafa com o leitor, mostrando saudades da mãe e se sentindo culpado por não ter passado pelo mesmo passado sanguinário e horrível que seus familiares passaram.

Ao longo da obra, percebemos a metalinguagem que o autor insere ao falar da obra (o livro) dentro da própria obra. Inclusive, isso se repete até mesmo quando o autor termina a obra e fala de ofertas para adaptação em fllmes (das quais ele recusa veementemente).

Art faz algumas críticas ao comportamento de seu pai também ao retratar ele como um homem extremamente sovina (ao ponto de devolver metade de um cereal no supermercado para ter um reembolso parcial) e condena algumas atitudes racistas de Vladek.

Um livro baseado em fatos reais e que acaba sendo uma homenagem aos familiares do autor.

Gostei bastante da leitura e recomendo com tranquilidade a qualquer um, uma obra necessária para que estejamos sempre em contato com a história, para que jamais se repitam atos cruéis e injustificados como esses.

Ludmilla92 28/01/2024minha estante
ótima resenha




benmnzs 28/01/2024

Mais do que um quadrinho, uma história de vida
"Maus" não é só uma hq sobre ratos no holocausto, é a história de mais de 6 milhões de pessoas que passaram pelo holocausto e principalmente por Auschwitz.

O livro conta a história de vida de Vladek Spiegelman, um judeu polonês que sobreviveu a Auschwitz. A história é contada por ele a seu filho Art, que desenha as tirinhas. No livro, os judeus são representados como ratos, os poloneses como porcos, os alemães como gatos e os estadunidenses como cachorros; mostrando um claro estereótipo de raças ? principalmente no Vladek que é o perfeito estereótipo de um judeu pão duro.

Para mim não tem como não dar 5/5 tendo em vista que é um livro sobre um acontecimento real que matou milhares de pessoas, porém aqui eu não dou minhas 5 estrelas por pena.

A história te prende desde a capa, onde vemos uma suástica com o rosto do gato Hitler, até o final das páginas quando mostra a lápide do Vladek. A leitura é fluída, parece um desenho na cabeça.

O fato de Maus não ser só um livro, mas sim um relato real de um sobrevivente torna a vontade de terminar o livro rápido muito mais forte.

Sem dúvida nenhuma, um forte concorrente a melhor livro do ano para mim.


"mas Deus não ia lá, nós 'estar sozinho"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



JotaJotaM 27/01/2024

O antropormofismo do humano em "Maus"
Art Spiegelman nós apresenta de forma visceral como a humanidade pode perder (em pouquíssimo tempo) a única coisa que lhe resta: a própria humanidade! Diante disso "Maus" apresenta, nessa obra, a decadência do ato da piedade e da banalização do ser humano, mostrando como voltar ideias contra pessoas e como destruí-la, sem pena nenhuma. Judeus, passam a ser retratados, visto e tratados como o que o partido nazista querem que seja, como "maus" (rato, em alemão).

Tal obra trabalha para que o próprio leito sinta, a agonizante jornada de Vladek Spiegelman em um momento horrível da humanidade, que, ao que parece, muitos já esqueceram.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Willsp 26/01/2024

Se você quer viver, é bom ser amigável.
Uma narrativa única que nos leva a uma jornada de sobrevivência e resiliência durante o período sombrio do Holocausto. Por mais que seja em quadrinhos, a obra retrata de forma comovente a experiência vivida nesse contexto mundial.

É uma leitura essencial e impactante que nos lembra da importância de nunca esquecer.
comentários(0)comente



bibis 26/01/2024

Realmente maravilhoso, forte, bem forte, mas realmente te faz ficar em choque de realmente saber detalhes sobre uma tragédia que parece ser absurda demais para ser verdade
comentários(0)comente



keirma 25/01/2024

História de um sobrevivente
A graphic novel apresenta os horrores vividos dentro dos campos de concentração e como era a vida dos judeus durante o holocausto.
É possível observar como Vladek possui diversos traumas decorrentes do tempo em que passou no campo de concentração, contudo Art não romantiza certas atitudes e pensamentos que seu pai tem.
O livro em si é pesado e ao mesmo tempo é bastante sensível, acredito que deveria ser uma leitura obrigatória para todos.
comentários(0)comente



Priscila683 25/01/2024

Maus
Maus relata a dura vida de Vladek Spiegelman, pai do autor, Art. Não preciso dizer que é dolorido e triste por si só, o que chega a ser pior que a guerra e holocausto é que ainda existem outros hittlers com seus outros holocaustos por aí. O que mostra que infelizmente a história se repete, o homem não faz a lição de casa nunca.
Ainda existem guerras, ainda existem genocídios. Basta ver o que se passa com o povo palestino ou com gente em zonas de risco, gente ainda em trabalho análogo à escravidão. O mau só muda de máscara.
comentários(0)comente



Laura 24/01/2024

Um soco no estômago
??É muito esquisito tentar reconstruir uma realidade pior do que os meus sonhos mais pavorosos??
.
Maus, HQ de Art Spiegelman, é uma obra chocante em que o artista retrata a história de seu velho pai - Vladek - um judeu polonês que sobreviveu à Auschwitz.
Misturando as lembranças contadas pelo pai e o presente, Art revela a dureza da guerra e sua relação problemática com o pai.
Art não teve pudores em retratar seu pai de uma forma verdadeiramente humana, com defeitos, qualidades, contradições. Algumas partes são muito dolorosas, especialmente, aquelas que mostram como a guerra moldou a vida de Vladek e como deixou marcas profundas em seu ser.
Retratando judeus como ratos (Maus, em alemão), alemães como gatos, poloneses como porcos, americanos como cães e franceses como sapos, é uma obra polêmica que já foi objeto de protestos e censuras, seja pela forma como cada povo é representado por animais, seja por ter uma imensa suástica na capa (em alguns países, como a Rússia, é proibida a exibição de símbolos nazistas).
Obra premiadíssima, foi originalmente publicada em partes, na revista Raw. Apenas mais tarde foi compilada em formato de livro. Pode ser encontrada em dois volumes separados ou em volume único com a história completa.
comentários(0)comente



3764 encontrados | exibindo 556 a 571
38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR