spoiler visualizarManuela 09/02/2024
Ahhh, que livro maravilhoso!
Aqui temos dois livros em um: Mulherzinhas e Boas esposas e ambos são ótimos. Ele conta a história de uma família com quatro irmãs que, inicialmente, estão na fase da adolescência vivendo e se descobrindo. Elas contam com a ajuda das outras, da querida mãe, do pai que se faz presente mesmo que n esteja lá fisicamente por conta da guerra, da Hannah e de um querido amigo e vizinho.
Ao longo da história, vemos a evolução de cada uma e tudo que tiveram que viver e passar para chegar na parte final do último livro, no qual elas acabam adultas e com suas próprias famílias.
Foi um livro super tranquilo de ler, apesar de ter sido uma grande leitura e ser o maior livro que eu já li até então.
Amei as partes que traziam ensinamentos cristãos e os grandes aprendizados das garotas (mais presentes na primeira parte, que é o momento que elas mais estão sendo ensinadas e aconselhadas). Tiveram bastante pontos grifados que eu acho importante de serem lembrados e praticados, mesmo depois de mais de um século e meio do lançamento do livro e como eles são atemporais, sendo necessários até os dias atuais.
Apesar de terem interpretações de um livro feminista, eu não tive essa interpretação. Ao meu olhar, o livro trata de diferentes formas de ver e tratar com a sua feminilidade e como cada uma chegou ao seu destino final como mulher e mãe, tendo sempre a sra. March como exemplo.
Enfim, é um ótimo livro e eu recomendo a leitura! Estou ansiosa para ler os outros dois livros que voltam para esse universo e rever um dos filmes que tem do livro ?