Feliz Ano Novo

Feliz Ano Novo Rubem Fonseca




Resenhas - Feliz Ano Novo


189 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Larissa Del Lhano 30/12/2020

Rubem Fonseca é para mim um dos melhores escritores brasileiros. "Feliz Ano Novo" é um compilado de crônicas, que por mais que sejam independentes, prendem o leitor em uma vontade enorme de ler tudo! Recomendo a leitura
comentários(0)comente



JOY 30/12/2020

"Cabeça erguida, Zé, isso acontece com todo mundo, tem dia que dá errado, é assim mesmo."

Feliz ano novo, onde, quando tudo permanece igual? Rubem mostra a realidade crua, com as dores e as destruições.
Não é um livro para qualquer um, são contos que mostram realidades camufladas, escondidas, que muitos se negam a conhecer. O autor é exagerado, mas a vida também não é?
comentários(0)comente



deborauni 27/12/2020

Fortes emoções!
Quinze contos violentos em diferentes sentidos, onde a morte é constantemente banalizada.
Relatos crus e escatológicos, beirando o terror, onde abundam perversão e sadismo. Com uma linguagem que insinua o que virá e faz suspense de como e quando o saberemos, prende o leitor que, como numa armadilha, é impedido de largar o livro. Proibido em 1975 e só reeditado em 1989 é ao mesmo tempo terrível e imperdível!
comentários(0)comente



underlou 11/12/2020

Os canibais de Rubem Fonseca
Apenas Nau Catrineta é um conto que explicitamente tematiza canibais. Mas ao meu ver nesse volume todos os enredos são sobre um violento canibalismo, de Passeio Noturno (PT. I e II) a Intestino Grosso.
Rubem em sua melhor forma e provavelmente aquela que ele próprio tentou emular, às vezes com sucesso, às vezes nem tanto, enquanto continuou escrevendo.
comentários(0)comente



Lia Trajano 21/10/2020

Brutal e urbano.
Histórias permeadas pela violência, alguns contos são tão peculiares que parecem ser relatos de coisas que realmente aconteceram, isso mostra a habilidade do escritor e sua grande imaginação. Esse é o segundo livro que leio do autor, o primeiro foi Bufo e Spalanzanni. Com certeza ainda vou ler mais Rubem Fonseca,
comentários(0)comente



LeandroCastro88 11/10/2020

Primeiro de Rubem Fonseca que leio. Interessante. Um soco atrás do outro.
comentários(0)comente



Julianna 28/09/2020

A realidade que querem ocultar
Contos que te levam a refletir sobre alguns paradigmas da sociedade de forma cruel e violenta.
Pude em cada um dos contos comparar com alguma realidade que existe no mundo, a desigualdade, o estresse , o excesso de trabalho, viver para alcançar objetivos que o mundo te impõe...

Vale a pena a leitura, mas não espere histórias sutis e claras demonstrando tudo que o autor quer nos passar.
comentários(0)comente



Afranio.Cunha 27/09/2020

Poderoso
Rubem Fonseca neste livro descreve contos urbanos com muitos ingredientes que fascina mesmo 40 anos depois de escritos. Uma realidade que se alterou pouco no Brasil. Todos os 15 contos são muito bons. Os meus preferidos São: Agruras de um jovem escritor, Nau Catrienta e Intestino Grosso.
comentários(0)comente



Sylvia 14/09/2020

Brutal
Rubem Fonseca sendo Rubem Fonseca..
Linguagem crua, cortante, fria e bruta.

Esse livro é uma mega porrada na cara!
Muito bom livro!
comentários(0)comente



Cláudia 07/09/2020

Precisa ter estômago
Na primeira obra que li de Rubem Fonseca me surpreendi pela sua sinceridade extrema (quem conhece vai entender) afinal não sabia qual era o estilo do autor. De início cheguei a pensar que a extrema violência em seus contos, principalmente no que titula o livro, era gratuita. Porém após ler "Intestino Grosso" e de analisar sua obra de uma forma não superficial, percebi que Rubem Fonseca não traz para os leitores um passatempo, mas o incômodo gerado por realidades que nós escolhemos não ver, a ignorar os detalhes por sermos sensíveis demais, mas que estão ao nosso lado. Me refiro não somente a violência física, incluo também os sentimentos e angústias que assustam por serem puramente humanos.
comentários(0)comente



Carla.Zuqueti 22/08/2020

Censurado
Rubem Fonseca já tinha sido jurista, escritor e era um executivo da Light quando escreveu ?Feliz Ano Novo? - um livro de contos que retrata sem hipocrisia a sociedade da época, com violência, sexo e pobreza.

O que me chamou a atenção sobre o livro foi o fato de ter sido censurado em 1976, pelo então Ministro da Justiça na época da Ditadura no Brasil, por motivo de ser contra o moral e os bons costumes da sociedade brasileira, o que também levou o autor aos tribunais, entrando para uma seleta lista de autores julgados por sua obra subversiva.

Inúmeros intelectuais saíram em sua defesa, e Rubem Fonseca foi absolvido.

O livro é interessante. É um livro de contos, com temas bem associados a sexo e violência, cuja intenção do autor foi desnudar a sociedade ?moralista ? da época da Ditadura brasileira.

Acho importante a leitura da obra, mas principalmente, a luz do contexto e cenário onde a mesma se situava.

Boa leitura
comentários(0)comente



Priscila.Freitas 14/08/2020

Um livro bem duro eu diria, a violência urbana serve como pano de fundo, mas a escrita de Rubem em seus contos é sempre muito inteligente e envolvente.
comentários(0)comente



Kardec 12/08/2020

R.I.P Rubem
Li este livro assim que soube da morte deste grande autor, o fiz como forma de me despedir dele, mas nunca de sua obra. Sobre o livro em si adianto que está no nível de excelência Rubem Fonseca.
comentários(0)comente



Lira 26/06/2020

Cru
Feliz Ano Novo é veloz, humano, violento e, ainda, insólito se não fosse à própria realidade urbana que salta em suas narrativas. Rubem Fonseca é especial, muito criativo, a construção dos diálogos que precisamente são reflexos apurados da contemporaneidade.

19.
comentários(0)comente



Aline | @42.books 22/06/2020

Embrulho no estômago
Curtos, mas incisivos, os contos de Fonseca sempre trazem essa verdade crua, violenta, e indigesta, que tanto instiga o leitor. E Feliz Ano Novo não difere dessa fórmula. Traz em suas páginas contos que se divergem em protagonistas e formatos, mas que carregam em comum o talento de um grande contista brasileiro.
comentários(0)comente



189 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR