Natália | @tracandolivros 11/07/2018Uma ficção que fala sobre o AlzheimerAlice é uma mulher de cinquenta anos, casada com John que juntos têm três filhos; Anna, Tom e Lydia.
Alice e John são professores em Harvard, foi ali que se conheceram quando estudantes e é onde trabalham agora como profissionais. Ela ama seu trabalho com linguagens e psicologia, e também viaja muito para dar palestras dentro de sua área. Enquanto isso, John faz experimentos e testes. Eles quase não ficam juntos ultimamente, mas os dois estão satisfeitos com sua posições.
Logo no início do livro, Alice esta em uma palestra que dá há anos e esquece uma palavra, muito tempo depois ela volta a se lembrar dela. Em outro dia ela esta correndo no parque onde corre há anos e se perde ao voltar para casa. Alguns esquecimentos anormais vão acontecendo, e ao pesquisar sobre isso, Alice associa-os a menopausa. Porém depois de meses tendo esses lapsos de memória ela vai consultar, sua médica pede uma bateria de exames e não descobre nada concreto, e a encaminha para um neurologista.
Relutante ela vai ao neurologista, que pede mais exames e faz testes com ela, e o resultado é pavoroso, Alice é portadora de Alzheimer precoce, pego a partir de um gene mutado em sua genética. Agora ela terá de contar a sua família, parar de lecionar, de fazer tudo que ela mais ama no mundo e aprender a conviver com essa doença.
A narração é em terceira pessoa e os capítulos são divididos pelos meses, contando um pouco do que se passa na vida dela a cada mês. Ao longo da trama o relacionamento de Alice e sua família é muito bem desenvolvido, fala do passado deles, e como cada um enfrenta o problema de Alice. Também fala sobre o passado dela, sobre seus pais e sua irmã. Também existem muitas explicações sobre a doença, o porquê de não terem notado antes e como vai ser a vida dela a partir dessa revelação.
Acredito que o percurso da história pode ser imaginado por muitos, e mesmo já tendo uma ideia do que poderia acontecer, eu me surpreendi bastante. O final foi triste, mas bom e bonito também.
É um drama pesado, me senti agoniada pela Alice em várias partes do enredo, acho que nem todos gostariam e se sentiriam a vontade lendo, mas para quem já leu algum livro parecido, ou tem curiosidade sobre o assunto eu recomendo.
site:
https://www.instagram.com/p/BUj0Rp_Aan_/?taken-by=tracandolivros