Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


575 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nádia 02/05/2017

#resenhapomarliterario Para sempre Alice
"Já naquela época, mais de um ano antes, havia na cabeça dela, não muito longe das orelhas, neurônios que vinham sendo estrangulados até a morte, em demasiado silêncio para que ela os ouvisse. Alguns diriam que as coisas corriam tão insidiosamente mal que os próprios neurônios desencadearam os acontecimentos que levariam a sua própria destruição. Se foi um assassinato molecular ou um suicídio celular, eles não puderam alertá-la para o que estava acontecendo antes de morrerem."
Eu terminei esse livro em Junho mas a leitura foi tão intensa e por vezes dolorosa, constantemente interrompida por lágrimas que não me senti preparada pra falar dele.
A Alice ocupa uma cadeira como professora de Psicologia em Harvard, é pesquisadora e uma das profissionais mais bem sucedidas de sua área. Até que alguns lapsos de memória começam a ocorrer e ela procura ajuda médica e é diagnosticada com Alzheimer de instalação precoce. Ela tem apenas 50 anos e se vê perdendo a si própria. Todo trabalho maravilhoso que ela desenvolvia será interrompido, seu lugar será ocupado por outro, seus filhos cuidarão dela enquanto ela se pergunta quem são essas pessoas tão gentis. Ela habitará a própria casa se perguntando que lugar é esse em que está. Ela ocupará o próprio corpo enquanto assiste de mãos atadas suas melhores lembranças a deixarem.
É um livro maravilhoso, muito vívido e real que mexeu tanto comigo pelo fato de que minha vozinha foi acometida por esse mal durante mais de 20 anos e quase toda minha família carrega um medo silencioso de que ele assombre a cada um de nós.

site: https://www.instagram.com/p/54f2WXGv1k/?taken-by=pomarliterario
comentários(0)comente



Célia 29/03/2017

Para sempre Alice
Como o título mostra prontamente, o livro nos traz a história de Alice Howland, professora titular de Psicologia da Universidade de Harvard, especialista em linguística. Ela é uma pessoa muito atarefada, vive viajando e participando de conferências, é uma mulher admirada por muitos de sua área, por sua inteligência, pela capacidade de citar com facilidade autores e anos de suas publicações, enfim, ela tinha uma carreira de sucesso.

A autora acertou perfeitamente na construção da personagem, ela mostrou como é a vida de um professor, neste caso de um professor titular em uma universidade, pra quem pensa que a vida de professor é fácil, lendo este livro, pode-se compreender que mesmo dando poucas aulas durante a semana, são várias horas de estudo, pesquisa, viagens, dedicadas ao aperfeiçoamento na área escolhida.

Alice é uma mulher de 50 anos, casada com um também pesquisador da Universidade de Harvard, John Howland, mãe de três filhos: Anna, Tom e Lydia. Como toda mãe, Alice sonha em ver o sucesso profissional dos filhos, ver os netos crescer...Mas acontecimentos recentes fizeram com que ela duvidasse que fosse ver isso realmente acontecer. A história realmente começa quando Alice percebe que seus esquecimentos diários não são normais, e em um determinado dia, quando voltava pra casa vindo de uma caminhada, Alice se vê no meio do caminho perdida, sem lembrar o caminho de casa, caminho esse que fazia todos os dias, pois morava bem próximo a universidade de Harvard, onde trabalha. Logo, após consultas, Alice descobre que tem Alzheimer de instalação Precoce e sua vida muda completamente, não só a dela, mas também de sua família.

“Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância.” Alice Howland (Para sempre Alice, p.241)

O livro possui um enredo maravilhoso, a leitura de cada capítulo foi fascinante. A autora conseguiu fazer com que os leitores realmente entendessem, mesmo que de forma secundária, a vida de uma pessoa com Alzheimer, a evolução da doença ao longo de 2 anos...foi angustiante perceber a perda da identidade, ver uma vida virada de ponta cabeça, além disso nos ensina a ver as pessoas com Alzheimer como seres humanos normais, que querem ser consultados, ouvidos e tratados com respeito e a dignidade que qualquer um merece.

Recomendadíssimo!! Ainda não assisti ao filme, porque acabei de terminar a leitura e corri para fazer a resenha (risos), mas espero que seja tão emocionante e prazeroso quanto foi fazer a leitura do livro. Sugiro a leitura!

site: http://lovelybooksbr.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Gabriela 24/03/2017

Um livro de muito impacto!
Amei e odiei ter lido esse livro, ao mesmo tempo. É um livro muito triste, a meu ver. A protagonista do livro, Alice Howland, é diagnosticada com Doença de Alzheimer de Instalação Precoce aos 42 anos.

Durante toda a narrativa do livro é possível sentir a angústia da personagem, cuja doença vai se agravando pouco a pouco. É uma doença horrível, pois afeta o cérebro, que é o órgão responsável por todas as outras funções do corpo.

Conseguimos sentir no livro também todo o drama e apreensão da família de Alice, que se vê inicialmente chocada com a notícia de que, tão nova, já possui essa doença.

Alice era professora e pesquisadora renomada da Universidade de Harvard. Escrevia artigos, livros, dava palestras, lecionava. Tudo isso com muita autoridade e excelência. Assim, descobrir-se com Alzheimer, sabendo que iria esquecer como foi sua vida, esquecer de todas essas experiências, sentimentos, formas de funcionamento dos objetos, entre outras coisas...

É um livro muito bom, gostei muito, mas dá um aperto no coração. Nos damos conta de que há coisas que não conseguimos controlar. Não há dinheiro no mundo que seja capaz de retardar o avanço dessa enfermidade. Sendo assim, é bom aproveitarmos a vida em cada momento, HOJE, a fim de que ela seja bem vivida e recordada.
comentários(0)comente



Maria22510 02/03/2017

Para Sempre Alice, de Lisa Genova
Neste livro vamos conhecer Alice, casada, mãe de 3 filhos adultos e professora de linguística em Harvard. Ela sempre foi uma profissional brilhante, dedicou os últimos 25 anos de sua vida à universidade e ao aprendizado, é até doutora em sua área de estudo.

Ela estava para completar 50 anos quando os primeiros sintomas da menopausa chegaram. Logo depois vieram os esquecimentos, no inicio eram coisas pequenas como palavras, até que um dia durante uma corrida matinal, Alice esqueceu como chegar em casa.

Depois desses estranhos episódios de esquecimento ela decidi consultar um médico pensando estar com estresse, depois de vários exames e de seu medico não ter chegado a nenhuma conclusão, ela então vai a procura de uma segunda opinião medica, e depois de mais alguns exames, finalmente veio o diagnostico devastador: Alice estava com mal de Alzheimer de instalação precoce, ou seja, a doença apareceu antes da época em que é normalmente diagnosticada, 65 anos.

Resenha Completa Em:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/02/para-sempre-alice-de-lisa-genova.html#more
comentários(0)comente



Magda6 17/02/2017

Um livro bem comovente, recomendo!
Para sempre Alice não é uma história verídica, mas bem que poderia ser.
Infelizmente fiquei sabendo deste livro no dia do velório de minha tia, que faleceu 04 meses após descobrimos que ela tinha Mal de Alzheimer.
Corri para comprar o livro, e a cada pagina que eu lia, sentia como se minha tia estivesse ali, (isso porque ela não morava conosco, mas eramos muito próximos, e apos a descoberta da doença, ficamos mais ainda, já que ela era viúva, e só tinha um filho).
A autora descreve com muito realismo todos os sintomas do mal de Alzheimer e a dolorosa caminhada da perda da memória e de tudo o que compõe a personalidade da pessoa.
Então a doença é descrita não só externamente, como afeta o dia a dia e as pessoas ao redor e os familiares, mas também explica o que acontece fisiologicamente, dentro da mente do portador do Mal de Alzheimer.
Me emocionei muito com o livro, e super recomendo, infelizmente este mal, não tem cura, (ainda), mas o livro pode ajudar muitas pessoas a identificar a doença, percebemos que minha tia andava esquecida, e no dia que ela se perdeu ao vir para minha casa, foi a gota d´água, corri e marquei um Neurologista, que suspeitou da doença, e apos vários exames, veio a confirmação.
Quem puder, leia!!
Phelipe Guilherme Maciel 17/02/2017minha estante
Que interessante. Eu não sabia que esse livro tinha esta temática. Acho que vou marcar para ler ele.




JJ 03/02/2017

No filão de obras que tratam do Mal de Alzheimer, o livro envolve o leitor ao questionar a aleatoriedade da incidência da doença e como nossa memória costuma, por vezes, nos pregar peças - o que atrasa o diagnóstico. Com isso, combina um tom alarmista com o puro envolvimento sentimental com Alice, pessoa sadia presa em uma cabeça doente. De fácil leitura, causa mais tristeza do que choque, até pelas lembranças (ou premonições) que devem causar ao leitor.
comentários(0)comente



Mirella 18/01/2017

Estupendo
Nunca imaginei que me emocionaria tanto do início ao fim, as lágrimas percorreram a cada página... Lisa Genova conseguiu transmitir aos leitores os sentimentos a flor da pele de uma realidade tão desconhecida por muitos, nos faz refletir muito. Leia e verá o quanto esse livro é especial.
Recomendo!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Layse.Anjos 11/01/2017

Para Sempre Alice
Uma das experiências mais facinantes que pode-se ter é uma leitura agradável e surpreendente, e emocionante.
Lisa Genova nos proporciona a uma aventura única e inesquecível de descoberta, partilha, amor e sinceridade.
Bem sabemos que o Mal de Alzheimer é uma terrível doença que destrói o ser humano, matando-o por suas memórias ou falta delas, ele sabendo de sua frágil condição de poder não mais reconhecer sua família quando acordar...
Por meio deste, nos é permitido presenciar a vinda e a evolução da doenca numa família da Nova Inglaterra. A dúvida das próprias escolhas, a incerteza em seus passos, e o medo de perder aqueles que a cercam, a história de Alice Howland nos comove a partir da descoberta até o desfecho.
comentários(0)comente



Talita 27/12/2016

Daqueles livros que fazem você refletir a vida e chorar do começo ao fim. Alice descobre ser portadora de uma Doença de Alzheimer precoce e a partir daí, tudo começa a mudar. É um retrato perfeito da evolução clinica da doença, porém, mostrando mas dificuldades angariadas em cada etapa. Simplesmente perfeito. Quem quiser entender um pouco o que é a Doença de Alzheimer, esse é o livro.
comentários(0)comente



Adriana.Aquino 25/12/2016

Comovente
Linda história! So me pergunto como a autora lembrava do ocorrido....
sol 16/01/2018minha estante
É que não é uma história real




Ellen Macedo 24/12/2016

Tocante!
Me trouxe um novo olhar sobre a doença de uma forma delicada e sensível. Um livro indispensável.
comentários(0)comente



575 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR