Fe 25/03/2022
Resenha | “Para Sempre Alice”, de Lisa Genova
Esse livro estava em minha estante há um tempinho, pois estava me preparando psicologicamente para lê-lo, esperando o momento certo em que desfrutaria de uma história tão rica e intensa. E estava certa, não me arrependi em nenhum momento e agora venho indicar-lhes a leitura. Vale muito a pena!
O livro conta a história de Alice Howland – uma bem sucedida professora de psicologia em Harvard, casada com um brilhante cientista (John) e mãe de três lindos filhos (Anna, Tom e Lydia) – que se descobre, antes dos 50 anos, com o mal de Alzheimer de Instalação Precoce.
A história, então, mostra o drama que é, uma pessoa tão vívida e inteligente, descobrir que possui uma doença degenerativa e incurável, a aceitação e o auxilio do marido e o reflexo de tudo isso na vida de seus filhos (que carregam 50% de probabilidade de sofrer do mal de Alzheimer).
O mal de Alzheimer é uma doença que acomete cerca de 35,6 milhões de pessoas no mundo, em sua maioria com mais de 60 anos.
Para Sempre Alice aborda a temática de forma envolvente e inteligente. Você passa a viver tudo com a personagem, a angústia, os esquecimentos, a confusão e a desorientação que a doença proporciona e que vai, lentamente, tomando conta de sua vida, ao ponto de se perder dentro de sua própria casa e dentro de si mesma…
É triste, é trágico e é inspirador, tudo ao mesmo tempo. Assistir as tentativas da personagem de combater essa doença cruel, muitas vezes com humor e outras com toda força e determinação, foi intenso.
Eu me apaixonei do início ao fim pela história de Alice, e apesar de saber que trata-se de um livro de ficção, os dados estatísticos inseridos são reais e sutis, nos proporcionando conhecimento sobre a doença, seus sintomas, sobre o gene que pode causar a doença e sua hereditariedade, mas sem perder a sensibilidade.
Ao final da história, me senti muito próxima a Alice e pude sentir cada uma de suas perdas.
Leitura aprovada e mais que recomendada.
Leiam sobre as curiosidades que encontre sobre o livro no blog.
site: https://ateaultimapagina.wordpress.com/2017/03/20/para-sempre-alice/