Segunda Fundação

Segunda Fundação Isaac Asimov




Resenhas - Segunda Fundação


360 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Pedro Avellar 24/05/2021

O final...
O livro final da Trilogia da Fundação não foi o meu preferido, mas o final foi sensacional.
Tive problemas com a narrativa, a ponto de me esforçar para continuar a saga.
Um dos pontos negativos, em minha opinião, é pela minha falta de contato com histórias que se focam mais em poucos personagens e seus feitos, a narrativa se tornou um pouco maçante.
Contudo, resolvi perseverar e dar um fim, ainda que a contra gosto, a esta leitura que já enrolava a meses.
O único momento em que fui pego de surpresa foi no final, onde é revelada a posição - geográfica, estratégica - da Segunda Fundação. E esse plot me pegou de surpresa, de toda maneira possível.
Amei o final, se dúvidas. Mas, ainda assim, foi uma série que li no esforço e, apesar de não ser uma favorita, agora consigo entender o alvoroço sobre este clássico.
comentários(0)comente



Thaisa 24/05/2021

Finalmente trago a resenha do livro que conclui a trilogia "Fundação"!
Após os eventos finais de "Fundação e Império", acompanhamos a busca incessante do Mulo por uma mítica segunda Fundação.
Mas essa primeira parte do livro está longe de ser o seu ápice...
A protagonista deste volume é Arkady Darell, neta de Bayta e Toran (personagens da segunda obra), que é uma garota brilhante, que se inspira na avó e está sempre à procura de aventuras. Ela acaba embarcando em uma perigosa jornada afim de encontrar a localização da outra Fundação, mas mal sabe ela os obstáculos que terá que enfrentar...
Num geral, eu gostei do primeiro livro de "Fundação": apesar de algumas partes não me conquistarem tanto, os conceitos criados e explorados por Asimov realmente são interessantíssimos e colocaram essa trilogia no topo das referências da ficção científica.
"Fundação e Império", no entanto, foi um livro praticamente mediano pra mim, que conseguiu equilibrar momentos dinâmicos e reviravoltas geniais com partes extremamente vagarosas, sem brilho e muito previsíveis.
Até este momento, minha opinião sobre a trilogia era a de que eu curtia a concepção da história, mas não sua execução...
E aí veio "Segunda Fundação" e me arrebatou.
Pra mim, a narrativa fluiu bem melhor aqui (exceto os primeiros capítulos, que seguem o segundo volume), apresentou personagens cativantes (o que é raro, já que o grande protagonista dessa trama é, de fato, a Fundação), e explodiu minha mente dezenas de vezes - mais do que isso, me surpreendi ao reler partes do livro e ver como tudo era óbvio, mas não clichê.
Pessoalmente, amei demais os trechos enigmáticos que focam em um Orador e um Estudante, principalmente por ser uma aula magnífica sobre linguística, psicologia, matemática e história.
A verdade é que o final dessa trilogia fez com que todos os momentos chatos, demorados e de enrolação valessem totalmente a pena.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros e no canal do Youtube "Livre em Livros"!
comentários(0)comente



Tawan.Cesar 23/05/2021

Obra-prima da ficção científica
O último livro fecha a trilogia da fundação de forma excelente, um final perfeito com ótimas revelações.
comentários(0)comente



Thay 15/04/2021

Segunda Fundação!
A conclusão de uma trilogia. Gostei bastante de todos os livros, me empolguei e surpreendi um pouco com todos! E no final (por ser algo meio 'aberto') fiquei curiosa pra ler os outros livros desse universo (geralmente tenho preguiça de spin offs etc kkkkk)
Recomendo demais! Muito tranquilo e gostoso de ler (achava que por ser um clássico do sci fi teria uma linguagem difícil ou ciências que eu não conseguisse entender, mas é bem de boas kkkk)
Adorei que teve outra personagem feminina importante, aliás kk
Acho que esses livros mostram mais como a sociedade tende a se desenvolver (ou decair), como os jogos políticos ocorrem, o que pode ser do nosso futuro, do que de nos fazer torcer pros mocinhos e praguejar com os vilões! Como no plano Seldon, eles tratam mais dos grandes grupos, da sociedade como um todo, do que com seres individuais... e a história segue, esperamos que pra um rumo melhor!
comentários(0)comente



Luciana 20/02/2023

Releitura perfeita! Asimov não envelhece. Sensacional se perder procurando pela segunda Fundação, o que você pensa que é, não é, e na verdade sempre foi...
comentários(0)comente



Bruno 31/03/2021

Completo
O último volume da trilogia original de Isaac Asimov é capaz de manter a qualidade de tudo aquilo que ele revolucionou em seus dois primeiros livros.
O universo de Asimov é à prova de falhas. Resiste ao tempo como uma das melhores ambientações já construídas.
Os personagens, que no primeiro livro eram rasos e pouco explorados, ganham forma e história nos dois livros subsequentes.
O plot principal volta a ser bem explorado no livro 3, caminhando tudo aquilo que deixou de avançar no segundo livro, sem deixar de lado histórias secundárias relevantes.
O terceiro é, sem dúvida, o melhor dos livros da série original.
comentários(0)comente



lasthours 22/03/2021

O fim não é o final
Gostei muito do arco sobre a segunda fundação e como ela funciona, mas a partir do segundo livro, já começamos a ter uma ideia de que se torna um ciclo, e por isso, não veríamos o final.

Talvez o enredo do segundo livro tenha tornado esse totalmente previsível e isso apaga um pouco o desfecho.

Num todo gostei muito da trilogia, a forma como o Isaac traz que a evolução humana e como a sociedade se comporta num todo depende de como desenvolvemos nossas mentes, é que na verdade uma sociedade avançada não se trata apenas de evolução tecnológica, é bem leve e didático, mostrando também como precisamos pensar em polícia e ações sociais para que um mundo continue existindo.
comentários(0)comente



Rafaela Medina 07/02/2021

O final genial de uma trilogia genial

#desafioskoob
Nem sempre somos capazes de planejar tudo na nossa vida, e o final da trilogia da fundação aborda justamente isso. É fácil prever o resultado de uma equação, mas é quase impossível prever os comportamentos dos homens e nesse desfecho incrível Asimov fecha com chave de ouro a trilogia da fundação ??
Juan Weitzel 26/09/2021minha estante
A sua interrogação no final, me deixou com a pulga atrás da orelha! Rsrsrs Acabei "Fundacaoe Império" esta semana, e ia dar um tempo antes da conclusão, mas agora você me deixou curioso pra saber as consequências do que o Mulo fez rsrsrsr




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maisa 15/10/2012

Pra mim - Inovador
Nunca li livros de ficção científica, para mim foi uma experiencia nova e muito boa. Como comentado em resenhas passadas, a parte realmente encantadora dessa história foi a re-introdução no futuro de conceitos já existentes como comercio e religião e a introdução de novos conceitos, possíveis avanços da sociedade, como foi o caso da psico história.

Livro intrigante, que amarra todas as cordas no final, muito bem elaborado, que abriu a minha mente ! Curti demais ! Recomendadíssimo.
Hector 20/10/2012minha estante
Eu gosto de recomendar "A Trilogia da Fundação" exatamente pela de sua primeira fase. Aqui no Brasil não se tem muito costume de ler ficção ciêntifica. Geralmente o povo se restringe a romances, biografias e uma outra modinha. Asimov faz um excelente trabalho nesses livros, misturando ação e aventura com a discussão de um grande leque de temas sem perder a mão da história!




Gabriel.Sansigolo 11/07/2023

Conclusão da maior ficção científica de todos os tempos
Tal qual O Retorno do Rei conclui de forma primorosa a Trilogia O Senhor dos Anéis, Segunda Fundação concluiu a Trilogia Fundação de Isaac Asimov. Não consigo colocar em palavras o quão primorosa foi acompanhar essa sega em especial esse, o último capítulo dos três da trilogia original. Fundação merece carregar o título de maior ficção científica de todos os tempos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Blogueirinha Nerd 15/05/2020

Final da trilogia
Segunda Fundação fecha (e muito bem) a trilogia. Gostei dos novos personagens que protagonizam essa parte da história e do mistério que me deixou curiosa até o fim! Agora resta ler os dois livros que continuam a história e os dois que são prelúdios.
comentários(0)comente



Henrique Moutinho 09/05/2020

O melhor da trilogia
Disparado o melhor livro da trilogia. Prelúdio à Fundação e Origens da Fundação são ligeiramente melhores que esse, mas isso não tira o mérito desse, que foi escrito 30 anos antes.
O início da trilogia em si me desapontou um pouco, esperei muito mais. Mas a medida que a história vai se estabelecendo durante os três volumes, a qualidade cresce de forma absurda. Nesse, que originalmente seria o final da série, encontramos personagens cativantes em uma história muito bem desenvolvida e com reviravoltas mais que inesperadas.
comentários(0)comente



Diogo 16/05/2020

A Obra Máxima de Asimov
Pesquisar sobre o universo de Fundação foi essencial para me situar diante dos livros existentes da série, que é constituída por 7 livros. A trilogia principal presente nesta edição (os quais li) é composta pelas obras Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação. Depois temos a sequência com dois livros, Limites da Fundação e Fundação e Terra. Para finalizar, há também dois prequels que antecedem a trilogia principal, sendo Prelúdio à Fundação e Crônicas da Fundação.

Em um futuro muito distante, onde a humanidade já dominou a galáxia e a coloniza em milhares de planetas, um cientista chamado Hari Seldon prevê o fim do Império que a governa e consequentemente a perda de todo o conhecimento. Isso resultaria na decadência da humanidade, que se veria novamente em condições bárbaras, levando aproximadamente 30 mil anos para se superar. Antes de nos aprofundarmos no problema, como Hari Seldon foi capaz de prever essa tragédia?

Acontece que ele é um dos maiores cientistas da psico-história, uma ciência que combina a matemática e a sociologia. Ou seja, Hari Seldon era capaz de prever o movimento da sociedade em massa. Após sua premonição, medidas precisaram ser tomadas para evitar que a humanidade passasse tanto tempo na escuridão, sem o poder do conhecimento. Para isso, foram criadas duas Fundações, cada uma posicionada no extremo oposto da Galáxia. A primeira Fundação, estabelecida no planeta Términus, ficou responsável por não só preservar, mas também difundir o conhecimento e a tecnologia. A segunda, ninguém soube muito bem qual seria o seu papel, nem onde estaria localizada de fato.

As duas Fundações ficaram responsáveis por diminuir o período de queda e transtorno do Império de 30 para mil anos, no qual elas se ergueriam e se estabeleceriam como o Novo Império, liderando assim, a humanidade.

O principal motivo do meu fascínio com relação a essa trama foi justamente a psico-história. Ela é tão crível e ao mesmo tempo plausível, que você se deixa levar pelos dons científicos de Hari Seldon e crer que tudo o que ele preveu de fato irá acontecer, porque tudo é matematicamente calculado. Entretanto, algo que o cientista não pode prever é a ação de indivíduos de forma isolada, então isso poderia colocar em xeque todo o seu estratagema. Não poderia? Essa foi a grande cereja do bolo, observar os movimentos de cada personagem tentando compreender se eles iriam contribuir ou atrapalhar o grande plano de Seldon.

A partir da previsão, acompanhamos a história no decorrer de centenas de anos, entre a calculada queda do Império Galáctico, o surgimento da Fundação e suas principais crises – algumas também previstas surpreendentemente por Hari Seldon. Nesse tempo, outros nomes importantes se juntam a Seldon na história da humanidade, como governantes, líderes e até mesmo heróis improváveis. Cada livro é composto por um compilado de contos apresentados em ordem cronológica, e Asimov foi capaz de surpreender em todos eles.

O final não é tão conclusivo quanto eu esperava, então entendo a existência dos demais livros. Estou tentada em dar continuidade a série, mas antes disso preciso avaliar os prós e contras. Não vou negar que esperava gostar mais da história, afinal estamos falando da obra máxima de Asimov.
comentários(0)comente



360 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR