A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas




Resenhas - A Dama das Camélias


423 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mey 07/04/2022

“A Dama das Camélias” é um romance escrito por Alexandre Dumas Filho, e desde sua publicação, lá em 1852, vem fazendo um sucesso estrondoso. A história de amor trágica entre uma cortesã e um jovem burguês encantou gerações, foi adaptada para o teatro e cinema dezenas de vezes. E já fez muita gente chorar, inclusive eu, lá atrás, com meus 15 anos, quando li esse livro pela primeira vez. Porém, essa emoção não sobreviveu a uma segunda leitura.

O livro conta a história de Armand Duval, que se vê apaixonado por uma cortesã disputada e famosa, Marguerite Gautier, a Dama das Camélias. O livro já começa com Marguerite morta e você sabe que essa história não acaba bem. Vamos ter Armand contando sua história para um desconhecido, que é fascinado pela Dama das Camélias.

Armand está devastado pela culpa e remorso e vai contar como nasceu seu amor, como foi seu relacionamento e porque ele terminou de forma tão trágica. Ele se diz um homem muito apaixonado, que enxerga Marguerite além da sua fama de cortesã e quer salvá-la dessa vida de excessos.

Quando li pela primeira vez, achei lindo esse desejo que ele tinha de ser o protetor de Marguerite, mas nessa segunda vez eu apenas me incomodei. Ele sempre soube o que Marguerite fazia, que ela tinha amantes e aceitou ser amante dela nessas condições. Mas ao longo desse relacionamento ele só cobra, dá ataques de ciúmes, desconfia dela o tempo todo e tenta sempre puni-la se afastando, fazendo uma cena, mas logo se arrependendo e implorando para que ela o aceite de volta. E Marguerite, uma mulher solitária e doente, aceita esse amor torto e doentio, simplesmente porque ele demonstrou preocupação e devoção a ela.

E vendo esses dois se relacionando de maneira torta, eu só consegui enxergar um relacionamento abusivo com forte dependência emocional. Armand torturava Marguerite e ela estava disposta a morrer por esse amor. Meu encantamento por essa trágica história não resistiu a segunda leitura e a única coisa que sobrou foi um desejo irrefreável de dizer a todos, que isso não é uma história de amor.



site: https://www.instagram.com/p/CcElA2UsIq9/
Larissa 03/03/2023minha estante
Você amadureceu, e com isso viu o qual distorcido era esse relacionamento dos 2. É um livro muito interessante para discutir sobre relacionamentos abusivos, e como o protagonista errou muito a obra inteira, mas não tiraria o mérito da obra, pois justamente achei fascinante, para a época que foi escrito, esse relato de romance que foge do amor puro e venerável.


Mey 03/03/2023minha estante
Sim, amadureci e vi que não era saudável. Não tiro o mérito do livro, acho um bom livro, só não vejo com os mesmos olhos de uma adolescente romântica.


Nadia.Peroto 20/07/2023minha estante
Excelente narrativa


Samantha103 11/10/2023minha estante
Eu tive a mesma sensação, fiquei incomodada com a forma como ele tenta justificar seu ciúme injustificado




spoiler visualizar
comentários(0)comente



natália rocha 20/03/2022

acho que o que mais me deixa triste sobre esse livro é que ele é uma história verdadeira, e se foi tão doloroso ler, eu (tento) imaginar o quão doloroso deve ter sido para o autor viver e escrever sobre.

eu tinha dito em algum momento que esse livro se encaixa no estilo típico de romance água com açúcar de meados de 1800, mas não. nesse tipo de romance, além do amor exacerbado e que se forma rapidamente, temos um final feliz.

em ‘’a dama das camélias’’ começamos pelo fim, que não nos arrebata tão fortemente. mas lendo, entendendo os percalços e obstáculos desse relacionamento, tentando nos colocar no lugar desses amantes, vamos nos apegando a esse amor e sofrendo junto. o final nos destrói com uma descrição da agonia em primeira pessoa. quase que sufocamos junto com a personagem.

sobre o enredo: um jovem, estudante de direito, relativamente bem de vida, se apaixona por uma das cortesãs mais cobiçadas de paris, e ela o corresponde. a partir disso, tem início diversos dilemas que desafiam o andamento desse amor.

não acho que seja um must read, mas foi uma ótima leitura, fiquei vidrada nas páginas por diversos capítulos - o que é deveras raro.
comentários(0)comente



gibs 12/03/2022

Um dos melhores livros da minha vida
Simplesmente chorei o livro todo, é tao bom ver como um livro ANTIGASSO e ainda sim traz sentimentos atuais, simplesmente genial o escritor.
Além de fazer você sentir os sentimentos de TODOS os personagens e ter uma leitura que dá vontade de saber o resto o mais rápido possível (tanto q eu li em um dia).
Os personagens são encantadores, é uma história que não dá pra você superar rápido e eu recomendo DEMAIS!
Se pudesse eu dava até mais estrelas
lila 15/05/2022minha estante
to terminando de ler agora, simplesmente incrivel, patrizia me surpreendeu !!!


gibs 15/05/2022minha estante
Simmm!!!! Eu chorei HORRORES NESSE LIVRO!! Juro, EH PERFEITOO




lele!!! 03/03/2022

O Meu Livro Favorito
Quando eu comecei a ler esse livro, eu achei que ia ser podre de chato. A escola tinha dado pra gente naquela tentativa que os professores têm de incentivar a nossa leitura. Geralmente os livros que a escola dá são chatos. Mas esse? Esse simplesmente me marcou!

Conta a história de uma cortesã, Marguerite. O livro começa com ela morta. Estão leiloando seus pertences, e começam a contar a história da prostituta.

É um romance. Chorei tanto no final que pensei que ia chegar a ficar seca de tanta água que saiu dos meus olhos KKKKKK

Se alguém me perguntar ?qual é o seu livro favorito??, com certeza eu vou responder: A Dama das Camélias.
Lari 07/03/2022minha estante
aaaaa eu tava pensando em comprar esse livro e sua resenha me incentivou bastante hihi ja to animada pra ler ?




Dominic nic nic 27/02/2022

Um tanto arrastado no começo, a história vai ficando melhor conforme o verdadeiro romance começa. O que me chamou mais a atenção foram os personagens, especialmente a protagonista.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mônica B. Lopes 12/02/2022

Só tristeza.
Um amor condenado pela sociedade. Marguerite amou, foi feliz e infeliz. Sofreu com sua enfermidade e com o medo de perder o seu amor. Fez um grande sacrifício e praticamente terminou seus dias sozinha.
Armand não vou defender pois ele podia ter feito tudo diferente, mas não vou condenar pois se tratando da época creio que seria bem assim mesmo.
Foi uma mistura de sentimentos essa leitura. Recomendo.
comentários(0)comente



Jayane S 11/02/2022

Esperava MAIS
Já escutei tantas referências desse livro q achei q seria uma leitura mais densa e com várias informações, porém a história é bem curta, entretanto tem o seu charme para um clássico da literatura.
comentários(0)comente



Isa409 07/02/2022

Um romance clássico do início ao fim, a narrativa é ótima, fiquei presa do início ao fim querendo saber o que iria acontecer com Margarida e Armando. Achei o livro bom, mas nada além do esperado de um romance clássico.
comentários(0)comente



Fefi 06/01/2022

Dores e delícias de um amor verdadeiro
Obra-prima de Dumas Filho com teor autobiográfico, a Dama das Camélias conta a história de amor entre Armand e Marguerite, um jovem burguês e a cortesã mais desejada de Paris, ao qual se opõem a moral da época, costumes da sociedade e a reputação da família. Bela e dramática, a obra fala sobre se doar ao outro, sobre sacrifícios que um amor puro às vezes nos impõe, sobre se encontrar vulnerável frente a uma paixão arrebatadora, e expõe a hipocrisia de uma sociedade cujos valores deturpados a impedem de reconhecer um amor verdadeiro.
comentários(0)comente



Daniela 03/01/2022

Daqueles títulos que marcam a infância...
Lembro de ouvir falar desse livro/filme quando criança e sempre pensar que um dia queria lê-lo . A história é muito boa ,mas pensei ser mais arrebatadora. Vi que foi inspirada no livro Manon Lescaut(quero ler!)e inspiração para Luciola de José de Alencar que já vou reler.. Certas cenas me lembraram muito O morro dos ventos picantes.
comentários(0)comente



Adlya.Gazio 03/01/2022

Resenha - A Dama das Camélias
Um livro lindo sobre um amor tão genuíno, me fez chorar, amar e me fez triste.
A história de um amor impossível entre a Madame Marguerite Gautier e Armand Duval é tão genuína e envolvente que torna esse livro uma explosão de sentimentos.
Comecei a ler sem muita expectativa, mas me surpreendeu muitíssimo, quanto amor se é possível encontrar em meio aos exuberantes luxos de Paris? E por quanto vale a pena viver por esse amor?
Recomendo muito! Virou um favorito!
comentários(0)comente



Alberto 26/12/2021

Exemplar típico do romantismo
É um livro adocicado, previsível e um tanto abobado para estes tempos cínicos. Os personagens são meio exagerados, especialmente no aspecto moral. A protagonista é a heroína tipica de telenovela, mocinha de bom coração que se redime pelo sofrimento. Enfim, romance para quem gosta de romantismo clássico. Mas
anotei várias frases muito boas.
comentários(0)comente



423 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR