A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17690 encontrados | exibindo 1711 a 1726
115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 |


Bru 07/04/2023

A revolução dos bichos
Achei um ótimo livro, facílimo de entender a crítica por traz da leitura.
Uma ótima sátira para a época, e ouso dizer para os dias de hoje também
comentários(0)comente



Paulinha 06/04/2023

Eita! Cuidado com os porcos, gente!
Que livro, hein! O livro em si não é massa te, também não é aquele livro de tirar o fôlego, tem parte interessante e partes um pouco chatinhas, mas é curto e de fácil leitura, mas faz necessário prestar a atenção.

Orwell sempre inteligente e perspicaz com sua escrita, descendo o pau no governo (no livro os porcos representam o governo), nesse caso, o governo de trata da Rússia, ex URSS.

Oras! O governo totalitário, comunista de fato, não passa de porcos, porém imagine naquela época ser escrito dessa forma, obviamente a burguesia iria se levantar e foi o que aconteceu, mas aqui podemos ter acesso em mãos a está obra prima de George Orwell, muito feliz em fazer a comparação dos animais de uma fazenda com o sistema político social, vem enraizado em nossa sociedade, onde os porcos fazem a lavagem e nós pagamos o pato!

Quando você entende a matrix do sistema e se dá conta que o governo te trata como mais um número da boiada, você tem 2 escolhas: ou continuar sendo mais um número na estática e servir de trouxa para o governo e nesse caso, proletariado, ou sair da corrida dos ratos e se tornar o (a) governante, onde vc faz a sua própria revolução e se torna a minoria da população mundial com sua liberdade financeira e governa sua própria vida,indo na contra mão da maioria da boiada.



Segue o resumo do livro:

"O livro ?A Revolução dos Bichos?, do escritor e jornalista George Orwell, é uma fábula sobre o poder, que permite perceber como funciona a relação entre a sociedade e o governo até mesmo nos dias atuais. O livro foi escrito em plena Segunda Guerra Mundial e publicado em 1945, depois de ter sido rejeitada por várias editoras.

A linguagem utilizada por Orwell é de fácil entendimento, que torna a leitura acessível para pessoas de diferentes faixas etárias, até mesmo crianças. O escritor, para fazer um retrato cruel da humanidade, utiliza animais para contar uma história que permite várias interpretações. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens." Por Átila Giovani


Leiam, muito necessário!
comentários(0)comente



5hineRose 29/03/2024

Uma crítica contundente ao totalitarismo
George Orwell nos presenteia com uma obra atemporal e profundamente impactante em A Revolução Dos Bichos. Este clássico do século XX transcende as décadas e permanece relevante, provocando reflexões sobre poder, corrupção e a natureza humana.

Contexto e Enredo
A história se desenrola na Granja do Solar, um lugar onde os animais vivem sob o domínio cruel do fazendeiro Sr. Jones. Os bichos sofrem com a escassez de comida, o trabalho exaustivo e a exploração. Cansados dessa opressão, eles se unem e, liderados pelos porcos (considerados os mais inteligentes), realizam uma revolução. A intenção inicial é criar uma sociedade mais justa, baseada em igualdade e liberdade.

Os Sete Mandamentos
No início da revolução, são estabelecidos sete mandamentos que guiam a nova ordem na fazenda. Músicas revolucionárias ecoam, e a esperança se instaura. Porém, à medida que o tempo passa, os porcos começam a se distanciar dos outros animais. Eles se tornam cada vez mais autoritários, exigindo privilégios e benefícios.

A Corrupção e a Transformação
Com o passar dos anos, a Granja do Solar se transforma. Os porcos, antes aliados dos demais animais, agora caminham sobre duas patas, bebem álcool e se aliam aos humanos. A diferença entre o regime animal e o regime humano se esvai. A frase reveladora no final do livro resume essa mudança: ?As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco.?

Crítica ao Comunismo
Orwell, um socialista, critica explicitamente o comunismo instaurado na URSS. Ele aponta como os socialistas, que buscavam combater a opressão, acabaram se tornando opressores. A obra foi lançada em 1945 e causou desconforto nos EUA e na Inglaterra, países que viam Stalin como um aliado na Segunda Guerra. Posteriormente, A Revolução Dos Bichos foi usada como propaganda contra a União Soviética durante a Guerra Fria.

Conclusão
Este livro é uma fábula poderosa, uma sátira que nos faz refletir sobre os perigos do poder absoluto e a fragilidade das ideologias. A Granja do Solar é um microcosmo da sociedade, e os bichos representam a luta eterna pela liberdade e justiça.

A Revolução Dos Bichos permanece como um alerta para todas as gerações, lembrando-nos de que a vigilância e a resistência são essenciais para preservar nossos valores e direitos fundamentais
comentários(0)comente



Tony 29/01/2023

O certo é que sempre haverá os dominantes e os dominados, mas tbm terá entre os dominados os que nunca os permitiram ser dominados. e entre os dominantes, os que acharão que os dominam.
comentários(0)comente



nwtuno 20/03/2023

Meu primeiro livro de cunho político
Revolução dos bichos começa com a idealização de uma utopia para bichos, um lugar perfeito onde eles não serão mais escravos dos humanos, essa idealização se torna uma rebelião verdadeira e durante um tempo todos estão felizes com suas novas vidas ateyque ocorre um golpe de estado e os porcos tomam poder.
comentários(0)comente



Mariana 11/03/2023

Muito diferente de tudo que eu já li
Esse livro foi um choque em relação a ele não se parecer a nada que ru já tinha lido, ele é muito enteressante por ser narrado na visão dos animais. Ele mostra que os animais se sairiam muito melhor sem a gente mas também que sem a gente eles não conseguiriam fazer muitas coisas, isso mostra o quanto nós dependemos dos animais mas ele em alguns quesitos acabam dependendo da gente também. Eu gostei muito mas eu gostaria muito de saber o que aconteceu com o Snowball e com a Mollie, como o livro não mostrou (só por isso) vou dar 4.5 estrelas para ele.
comentários(0)comente



Rafael Dias 10/03/2023

Livro ruim bixo
Mais uma história super estimada. 96 páginas que parecem 600. Chato do início ao fim. Terminei por obrigação.
comentários(0)comente



Le 09/02/2023

Muito bom!! Adorei como esse livro trata de questões sociais muito importantes e além de tudo é um livro fininho
comentários(0)comente



Jessicanas 02/03/2023

O livro é bom, porém esperava mais no final.
Só consigo pensar nesse ditado "Dê poder ao homem e descobrirá quem ele é", troque o homem por porco e chegar total a conclusão desse livro.
Anderson277 03/03/2023minha estante
Tenho o livro 1984
Quero trocar pelo revolução dos bichos.
Interesse?


Jessicanas 03/03/2023minha estante
Também comprei esse, só não li ainda rs.
É bom?


Anderson277 03/03/2023minha estante
Ótimo. Atualmente o q estamos vivendo.


Lucas 14/04/2023minha estante
??




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marina.Dorisse 26/02/2023

A revolução dos bichos, como bem descreve Rogerio W. Galindo, foi o golpe de mestre de Orwell por ter recorrido a uma fábula, escrita de forma simples, fácil, instigante e, ao mesmo tempo, irônica, perversa e verdadeira!
A descrição de uma Revolução Russa que se aplica a todo e qualquer desenvolvimento de um regime autoritário. Achei muito interessante que, como cita Daniel Aarão Reis, o livro traz os elementos de persuasão, falsificação, apagamento da memória, intimação e repressão, todos presentes neste tipo de regime.
Há tempos que desejava ler esse livro e terminar a leitura só me fez querer ler o próximo de Orwell: 1984!
comentários(0)comente



clara dantas 06/05/2024

"Quatro pernas bom, duas pernas ruim"
Atemporal. Devia ser leitura obrigatória.
Me surpreendi, nunca passou pela minha cabeça ler esse, me parecia muito chato, tipico aqueles livros que a escola passa e ninguém gosta, mas esse eu amei.
Leitura fácil, história muito boa e envolvente, passei muito estresse com alguns personagens e suas ações, traz muitas críticas e temas que merecem ser debatidos (talvez eu não tenha pegado todos) como: ganancia, autoritarismo, "analfabetismo" e outros.
A história pode ser interpretada de várias formas, desde uma leitura infantil até um livro cheio de críticas nas entrelinhas(ou bem explícitas).
A obra conta a jornada de um grupo de animais que decidem se rebelar contras seus donos, e ao decorrer da história, acompanhamos como no título, a revolução dos bichos acontecendo na granja que eles vivem.
Não sou muito dos clássicos, mas esse é bem legal! Recomendo.
comentários(0)comente



giu 12/02/2023

A vida imita a arte?
A obra a ser resenhada provoca no leitor uma miscelânia de emoções, a ponto de ser um tanto difícil descrever o que senti ao ler e dizer a um novo leitor o que ele pode esperar desta.
A Revolução dos Bichos parece ser uma distopia do que aconteceu na Europa oriental no século XX, bem como em outros países asiáticos. Uma revolução é organizada e realizada, pautada nas melhores das intenções e alimentada pela insatisfação com a situação em que dado povo se encontra, no entanto, não surpreendentemente, um pequeno grupo de mau intencionados, gradativamente, apodera-se das pautas que pavimentavam a revolução, as corrompe e as distorce para que sirvam a seus próprios propósitos.
O tempo se passa e aquela chama de revolta e esperança que alimentava a fé dos revolucionários é quase que completamente apagada. Os princípios da revolução, seus motivos e objetivos, são praticamente esquecidos, e assim tal povo passa a viver em uma realidade na qual o sentimento que impera é o de um falso sucesso, de uma falsa melhora em relação à situação na qual se encontram antes da revolução. Uma realidade cinzenta, repleta de meias verdades e velhas mentiras. Realidade mais triste do que a anterior, pois nesta são forçados a acreditar que são muito mais felizes do que costumavam ser.
Para mim, tal obra representa o que aconteceu, o que acontece e o que sempre acontecerá em qualquer regime que nasceu de uma revolução sangrenta. O resultado é sempre o mesmo, um regime totalitário no sentido mais amplo do termo.
Pra q isso velho ? 14/02/2023minha estante
Já li e quero ler outros iguais




brayanbenninger 22/02/2023

Um clássico
Ótimo livro, muito envolvente, quero ler na versão inglês pois a escritura dele é bem tranquila, o enredo é perfeito e a ficção se mesclou muito bem com a realidade, Orwell escreveu sem dúvidas uma obra prima revolucionária.
comentários(0)comente



Nilsonln 19/02/2023

Somos todos gado?
O que li: "A Revolução dos Bichos", do autor George Orwell, distopia com discussão social.

Sinopse: Os animais de uma fazenda, descontentes com a maneira como são tratados pelo fazendeiro, se unem em uma revolução. Mal sabem eles das consequências desta decisão.

Meus comentários: Orwell é genial nesta obra metafórica que retrata, discute e critica a sociedade em sua formação, objetivos e individualidade. Me assusta constatar o quanto o que é apresentado no livro em forma de metáfora se perpetuou nas mais diversas sociedades e como se apresenta da mesma forma (ou pior) na sociedade, empresas e governos atuais. É fácil transpôr para realidade de muitas empresas do mundo todo o quanto as pessoas são exploradas, pouco valorizadas e descartáveis. Da mesma forma, governos (independente de seu regime) ditam as normas para os cidadãos, dizem que tudo é pelo povo, quando os interesses são totalmente voltados para outros objetivos. Apesar de já conhecer a obra de outras leituras, fiquei novamente impactado pelo fato de refletir quase com exatidão a realidade que a maioria de nós enfrenta na atualidade, seja trabalhando para empresas cada dia mais ganansiosas ou tendo que se submeter a um governo que se importa cada vez menos com as pessoas. Cabem muitas reflexões.

Minhas avaliações (estrelas): História: 5 - Final: 5 - Personagens: 5 - Escrita: 5 - Revisão de texto: 5. Leitura necessária que recomendo!

Sobre o autor: George Orwell nasceu Eric Arthur Blair em 25 de junho de 1903, em Bengala, Índia, onde seu pai trabalhava para o Departamento de Ópio do Serviço Público Indiano da Grã-Bretanha. Estudou em instituições de elite e foi ele próprio durante cinco anos agente da polícia imperial na Birmânia. Viveu com os miseráveis de Paris e Londres no final dos anos 1920 e lutou pela causa republicana na Guerra Civil Espanhola ao lado de uma milícia minoritária com inspiração anarquista e trotskista, quando levou um tiro na garganta que quase lhe tirou a vida. Morreu de tuberculose no dia 21 de janeiro de 1950, um ano depois de concluir 1984. Tinha 46 anos.

Quero ler do mesmo autor: "1984", "A planta de ferro", "Dentro da baleia e outros ensaios", "Na pior em Paris e Londres" e "Um pouco de ar, por favor".
Sira Borges 19/02/2023minha estante
Genial é mesmo a palavra que define esse livro!




17690 encontrados | exibindo 1711 a 1726
115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 |