Marcia 08/08/2022
Minhas impressões sobre o livro
Estou louca? Sou normal? O que é ser normal?
E foi nesse cenário, ano de 1965, que passei "internada" no Hospital Psiquiátrico McLean em Cambrige- Massachusetts através do livro "Garota Interrompida" de Susanna Kaysen.
Trata-se da biografia da autora onde ela relata toda sua experiência, suas dores, decepções, angústia e progressos no período em que ficou internada por quase 2 anos. Aos 18 anos foi diagnosticada com Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Borderline como muitos conhecem, após tentativa de suicídio.
Durante a leitura vamos conhecendo não só as dificuldades, os problemas de Susanna como das colegas internadas la. Conhecemos a rotina do hospital, a relação médico x paciente ; enfermeira x paciente ; paciente x paciente e paciente x família/visita.
Um livro muito bom, que me mostrou e ensinou muito e de forma bastante clara.
" Para muitas de nós, o hospital era tanto um refúgio quanto uma prisão. Embora estivéssemos afastadas do mundo e de todas as confusões que adorávamos aprontar nele, também estávamos afastadas das cobranças e das expectativas que nos haviam enlouquecidas..."
Valeu!! Rumo a novas aventuras.
Sinopse da editora Garota interrompida é um novo clássico que fala sobre a passagem da adolescência para a vida adulta. A personagem principal, Susanna, termina o ensino médio, mas não sabe que caminho seguir, o que para os pais já seria um problema. Mas a jovem se confunde ainda mais quando ela se envolve com um professor e tenta se matar. Seus pais a convencem de passar um tempo em Claymoore, um hospital psiquiátrico, onde ela conhece outras jovens, com problemas maiores e distúrbios grandes, mas suas diferenças irão uni-las. Agora cabe a Susanna usar esta experiência para se encontrar e superar seus medos ou ser esquecida