Filhos de Duna

Filhos de Duna Frank Herbert




Resenhas - Os Filhos de Duna


542 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
Pam 15/06/2021minha estante
esse último parágrafo da sua resenha ???? eu tbm esperava mais desse livro, acho q realmente faltou aquela conexão nossa com os gêmeos. analisando em geral os acontecimentos foram brilhantes, mas também não me envolvi como eu gostaria ?


Carol Yuki 15/06/2021minha estante
Obrigada Pam!! ???? eu sou meio péssima pra resenhar, mas eu estou participando daquele desafio aqui no Skoob e só contam os livros que eu fizer resenha.

É MUITO frustrante terminar Duna com esse sentimento amargo na boca. Uma história onde os personagens são ABSURDOS de bons, não ter a mesma profundidade com os gêmeos é no mínimo frustrante. Parece que perdi Paul duas vezes pq eu esperava demais que Leto de alguma forma fosse uma continuação de Paul.

Talvez aí que eu esteja errada e o brilhantismo da obra seja esse. Num abismo de vidas passadas que habitavam os gêmeos, na sombra do legado que foi Paul Atreides, Leto optou por ser sua própria pessoa, seguir seu próprio caminho. Será que não é isso que todos devíamos fazer?

Ainda assim #magoadissima com a passagem de Paul. O final da Alia também me partiu o coração demais:(

Obrigada por ter vindo deixar sua opinião! Como é gostoso ter essa troca!


Pam 15/06/2021minha estante
eu não tinha costume de fazer resenhas aqui no skoob, mas também passei a fazer por causa do desafio kkk

siiim, eu senti que não me envolvi muito na jornada deles, o que mais me prendeu foi a presença de personagens que a gente já conhecia, como a alia e a lady jessica. eu queria ver mais ainda da ghanima.

isso que voce disse é mt verdade, adorei a análise! talvez seja isso, deles trilharem o próprio caminho do jeito deles.

perder o paul 2 vezes me deixou mt frustrada! eu nao acreditei qnd vi q ele morreu de novo, mas eu imaginei q talvez seja "pq o tempo dele acabou", agora é a hora de outra geração assumir e tomar as rédeas do jeito deles. até pq o paul (como pregador) mostrou que não estava satisfeito com o andar das coisas, acho que não era mais o momento dele assumir.

o destino da alia me deixou mt chateada, eu acho a criação dela, como personagem, tão incrível, eu esperava mais dela, nunca achei q ela teria esse destino trágico e até... assustador? esse plot todo do barão harkonnen me impressionou muito.

obrigada a voce também :D eu terminei esse livro e nao tinha ngm pra comentar, é ótimo achar pessoas aqui no skoob pra conversar sobre ?


Carol Yuki 16/06/2021minha estante
Eu concordo plenamente com o que você disse, do tempo dele ter acabado. Ainda como Paul Atreides ele já lutava muito para evitar uma visão de um futuro catastrófico. Como pregador eu sinto que ele queria mesmo cego que as pessoas enxergassem a profundidade dos problemas que ele previu.

Aquele velho ditado, ignorância é uma benção. Acho que isso aplica-se a Paul mais do que outra pessoa. Como uma pessoa com tanto saber consegue sofrer tanto.

Nem te começo a falar sobre Alia. Como fiquei triste quando ela começou a ceder pro Harkonnen, mas o que mais me deixou triste foi ver o quanto uma pessoa tão sofrida foi deixada a própria sorte e julgada por coisas que ela nem conseguia controlar. Alia foi o fruto de um meio muito duro, e nem todos tem o discernimento de fazer as escolhas certas nos momentos oportunos.

Foram duas perdas que me impactaram demais.

Senti muita falta de Ghanima ser mais explorada também. Tudo que compreendeu os gêmeos pra mim poderia ser muito melhor!

Obrigada mais uma vez por essa troca de ideias Pam! Um beijão querida ??




Fabiula.Reif 04/10/2020

Gostei .... Mais não gostei ....
Não, sei .....
Começo ótimo, meio ótimo o final é ... Foi o final ..... Vamos ver como será o próximo, não gostei muito do desfecho de Leto, mas entendo o motivo.
Não sei se foi porque li três livros seguidos de Duna e fiquei em uma ressaca de Duna.

Bom agora me basta ler o próximo para ver o que vem pela frente.
Edian Costa 31/10/2020minha estante
Eu gostei mesmo foi do final. Quase abandonei a leitura pela metade kkkkk. Mas a reviravolta que a história deu me cativou.


Giselle 02/11/2020minha estante
Li o primeiro Duna duas vezes seguidas, de tanto que achei maravilhoso e agora estou empacada nesse há meses... estou com essa mesma sensação de gostando mas não gostando.


Edian Costa 02/11/2020minha estante
Faça uma força pra passar do meio. O desenrolar fica bem enfadonho por um longo período. Mas depois melhora.


Rodrigo 28/11/2020minha estante
"MAS" não gostou foi o que você pretendeu dizer suponho...




Aribra 29/04/2009

Sextologia Duna

Agora a história continua nos dois filhos do Muad Dib, Leto II e Ghanina. Alia torna-se a regente quando o Muad Dib desaparece no deserto de Duna. É um retorno também dos desaparecidos Harkonnen através do Barão, um dos mais asquerosos personagens já criado na literatura e tão bem personificado por David Linch no filme Duna. Ele ressurge através de Alia e sua ligação aos ancestrais, ela conseguiu esta proeza ainda no ventre da mãe. O Barão acaba dominando Alia e consequentemente Duna e começa a perseguir os dois filhos do Muad Dib para matá-los. Uma boa trama e um bom suspense e principalmente no final ao revelar-se o poderoso Leto II.

rafaelverolla 22/02/2011minha estante
só os spoilers em...


Nalí 20/10/2015minha estante
Ari, seria bacana você marcar a caixa de spoiler na sua resenha pra não estragar a experiência de leitura de quem vem se informar aqui e não curte saber revelações de enredo ;)


Max Vagner 29/01/2017minha estante
Spoiler... vacilo.




Maria4556 11/09/2021

.
Não curti, infelizmente. Deveria ter parado no livro 2. Não sei se pretendo continuar a segunda trilogia?pelo menos não por enquanto.
fabio.hingst.1 18/09/2021minha estante
O próximo é o Imperador Deus de Duna?


Maria4556 19/09/2021minha estante
Isso


fabio.hingst.1 20/09/2021minha estante
Meeeeeu, mas vale a pena! Kkkkkkkkkk




Maria13581 12/06/2024

0,99 PERFEITO
A história continua tão maravilhosa quanto nos outros livros, Frankzinho continua arrasando.
Nunca na minha vida eu fiquei tão angustiada lendo um livro, o que não é algo negativo. Queria saber como todos aqueles milhões de problemas seriam resolvidos, como alguns personagens reapareceriam e como essa primeira trilogia seria finalizada.
Me emocionei muitíssimo nesse final ??.
Só foi 0,99 perfeito (e não 1) porque várias vezes durante a leitura eu me senti um pouco perdida, parecia que os personagens estavam me escondendo parte da história (o que pode ser um pouco culpa minha também), mas tirando isso, perfeito.
Estou ansiosíssima para o próximo livro e também um pouco preocupada em saber se vou conseguir me conectar com o novo protagonista, mas acho que vou, já que o Frank é perfeito do início ao fim ??
Joao366 19/06/2024minha estante
TUDOOO


Joao366 19/06/2024minha estante
Amei a porcentagem em decimal


Maria13581 11/11/2024minha estante
Não tinha visto que você escreveuuuuuu ????




Gustavo Rodrigues 28/02/2021

Os gêmeos vieram pra alterar o curso da história.
Filhos de Duna fecha com maestria a primeira trilogia, aprofundando ainda mais nesse universo gigantesco, trazendo várias reflexões sobre religião, política, alteração do ambiente por parte do homem, divinizacão de uma figura política e suas severas consequências, além de apresentar mais facetas do avanço mental que parte da população desse universo alcançou ao longo do tempo.

Desde o segundo livro as críticas sobre uma política embasada em religião e divinização do seu líder foram muito presentes. Em Filhos de Duna, Frank Herbert consegue aprofundar mais um pouco nisso, mostrando como todo esse endeusamento pode trazer consequências preocupantes.

Outro ponto interessante dessa obra é a explanação de como as mudanças ambientais causadas pela nova ordem política modificaram a vida de toda a população. Em alguns pontos as mudanças foram positivas, de fato, mas será que é correto alterar tanto um ambiente cuja ecologia estava perfeitamente estável durante tanto tempo? A mudança, mesmo que tenha ótimas intenções, nunca traz apenas prós.

As tramas que acontecem são muito bem construídas e trabalhadas, similarmente ao que ocorre nos livros anteriores. O autor conseguiu unir muito bem uma parte mais densa, focando muito em política, religião e ecologia, mas também trouxe ação e tramas em segundo plano que interferem diretamente nas histórias principais.

Falando um pouco mais da trilogia como um todo, os 3 livros se complementam demais e fecham um arco muito coeso e consistente. Comecei o primeiro livro achando que seria apenas uma história sobre um planeta deserto com vermes, e saio do terceiro tendo outras visões sobre política-religiosa, alteração do meio ambiente e muito mais.
Fred 28/02/2021minha estante
Vou tentar encaixar esse nas próximas leituras. O segundo livro me decepcionou um pouco, mas ainda tenho boas expectativas pro fechamento dessa 1ª parte.


Gustavo Rodrigues 01/03/2021minha estante
Cara, eu curti muito o segundo livro. De toda forma, acho que vale a pena tu tentar encaixar o terceiro nas próximas leituras, não vai se arrepender.


Geovanna.Laura 14/09/2022minha estante
Esse livro foi incrível, fechou muito bem a primeira trilogia e me trouxe muitas surpresas. Simplesmente Frank Herbert




Tay 29/07/2022

Gente... se prepara, viu? Se prepara pra que? ....
Pse. Cheguei no livro 3 e continuo achando o 1 o melhor até agr. Amei muito conhecer o leto e queria que ele tivesse outras possibilidades.
Amilton.Barbosa 02/08/2022minha estante
Também achei o primeiro superior dos 3. Mas amei conhecer alguns personagens que só aparecem no segundo e terceiro livro.


Tay 03/08/2022minha estante
Minha maior decepção foi o que aconteceu com a Alia ?


Amilton.Barbosa 04/08/2022minha estante
Nem me fala, a família pouco ligou para ela. A lady Jéssica é uma desgraçada, nem tentou ajudar.




rafaelverolla 01/04/2011

Clássico, mas...
É realmente muito original. Surpreendente, imprevisivel, perfeitamente lógico, é um livro FODA.
Mas...
Para mim, cada página era uma dor. Tentei com todas as minhas forças terminar de ler o livro, mas só conseguir chegar na metade. O primeiro livro da série é de leitura um poco puxada, mas ainda é fluida, o segundo é arrastadissimo, como esse.

Me disseram, e tenho razões para acreditar, que um pouco depois da metade o livro fica mais rápido.

Mas ainda assim, não consegui chegar lá.

Não deixe eu te desanimar!

Let the spice flow!
none 07/07/2015minha estante
Li Messias de Duna em uma semana, e já comecei a ler na sequência Filhos de Duna. Confesso que o segundo é bem mais complexo. Tem personagens novos e tramas complexas que exigiriam um apêndice para guiar o leitor. Os navegadores da Guilda aparecem, finalmente. A dica é assistir o filme do David Lynch antes de pegar o segundo livro, há adaptações livres (até demais), mas que não comprometem o enredo e facilitam a vida do leitor para entender o complô contra o Imperium de Paul Atreides.


Luiz Otávio 20/07/2017minha estante
De acordo, mas aqui, se não terminou e ler por que deu 5 estrelas? hahahah




Amandinha 26/04/2024

Arrastado
Essa história de duna faz você questionar se é alfabetizado, se fala muito em filosofia no livro, coisa que é bem debatido. E necessário uma atenção descomunal para acompanhar os debates empíricos dos personagens.
Nesse terceiro livro a história termina sem pontas soltas, bem fechadas e sem necessidade de continuidade.
Eu não irei continuar com a saga, para os próximos 3 livros.

Bem encerrada, mas nao favoritada
Rafael 27/04/2024minha estante
Li apenas 20 páginas e já entendi perfeitamente o que você quis dizer kkkkkk


Amandinha 30/04/2024minha estante
Nossa essa trilogia fez eu duvidar da minha alfabetização kkkkk




Natália Tomazeli 27/07/2023

Bye Bye Casa Atreides
"Descobrimos o futuro no passado e ambos fazem parte de um todo."

Hoje que passou tanto tempo que eu li esse livro e vim fazer uma resenha, sinto que ele meio que foi o responsável por eu não ter mais vontade de ler os outros livros desse universo. E tá tudo bem também, afinal é nesse livro que se fecha o arco dos Atreides e o que seria o quarto livro (Imperador Deus de Duna) não é considerado uma sequência direta do terceiro.
Mas veja bem, "Duna", o primeiro livro, é um dos meus livros favoritos da vida e por quase um ano foi meu livro favorito ever, eu só sabia falar dele e achava que era um dos universos mais bem construídos do mundo literário (hoje eu li "O Senhor dos Anéis" e tenho as minhas dúvidas de quem é o melhor e vou ter essa dúvida pra sempre risos). Então eu realmente achava que fosse ter uma vontade de ler tudo que envolvesse "Duna" e hoje essa vontade esfriou bastante. Mas ainda tenho todos livros aqui em casa e quem sabe eu não volte a querer ler, né? Enfim...

Foi uma montanha-russa a leitura desse livro, para mim! No início, tudo parecia muito promissor, cheio de coisas que estavam me agradando demais! Diferente de "Messias de Duna", que mais parece um epílogo do que acontece no primeiro livro, em "Filhos de Duna" temos uma história completa, cheia de detalhes, boa ambientação e novas intrigas políticas. Os diálogos desse livro são o ponto alto da história, Frank Herbert sabe muito bem como construir diálogos de deixar o público ensandecido lendo!

Mas nem tudo é perfeito... Claro que gostei muito mais desse terceiro do que do segundo livro, mas muita coisa, principalmente no final, não me agradou. Em certas partes senti o livro confuso e sem sentido, parecia que o autor estava contradizendo tudo o que tinha dito em "Duna". Também não gostei tanto do destino de certos personagens e esperava alguns desfechos sobre algumas coisas que não aconteceram.

Apesar de tudo, essa leitura foi importantíssima para consolidar ainda mais meu amor pelo primeiro livro. O funcionamento dos vermes, do planeta, da política, das Bene Gesserits, tudo isso enriqueceu muito minha experiência com o primeiro livro e me completou de bagagem sobre ele. Não tem toda a complexidade do primeiro livro, é muito complicado superar a genialidade do primeiro, mas não me arrependo nem um pouco de ter lido.
Mireille 28/07/2023minha estante
Concordo com tudo que você escreveu! O final foi um pouco decepcionante pra mim!


Natália Tomazeli 28/07/2023minha estante
Nossa, eu não gostei do final que o autor deu pra vários personagens, principalmente para a Alia




Carolina Tonglet Monzi 27/11/2021

Meu senhor
Gente? que livro foi esse????
Como que esse cara conseguiu escrever essas coisas???
Sem palavras pra descrever?
O cara que roubava livros 27/11/2021minha estante
Li apenas o primeiro livro e ainda não tive a oportunidade de ler o Messias de Duna e esse.


Carolina Tonglet Monzi 27/11/2021minha estante
Ok




rafazaakar 23/05/2020

APRONTO, LETO, QUE ISSO? LARGA ESSE VERME AGORA!
#resenha - ?Filhos de Duna? (Frank Herbert, 1976 | 2017 edição traduzida) #24

Tudo o que o primeiro volume de Duna foi de espetacular, esse terceiro foi de desafiador - digo desafiador para não dizer difícil. Herbert parece amar destruir suas criações, apagar tudo que foi feito e refazer do zero. Arrakis era um planeta árido ao extremo e Liet apareceu como a luz no fim do túnel dizendo que a água e clima poderiam mudar. Paul então fez isso em seu legado, Duna agora era um planeta com água, plantas e até chovia! Gente, tinha chuva em Arrakis agora!!! Mas com isso, o bem mais precioso do planeta começou a morrer. O criador, vulgo verme de areia, começou a desaparecer, diminuir seu número e Arrakis corre agora o risco de perder de vez a Especiaria.

É nesse enredo que entra Leto, Ghanima e o caminho dourado visto na presciência. De modo algum eu posso dizer que a história é ruim, porquê ela não é! Mas preciso dizer que a leitura foi difícil, chata em vários pontos e incrivelmente repetitiva em algumas partes.

Todo esse enredo de tramas dentro de tramas dentro de tramas, e planos dentro de planos dentro de segredos dentro de tramas... Isso sem falar em todas as viagens psicodélicas que personagens como Alia e Leto passam, são partes arrastadas, escritas de forma filosófica e poética, mas que não levam a conclusão nenhuma, é como se dissessem por páginas e páginas frases como ?ser ou não ser? Eis a questão?, sabe? E isso deixou a leitura muito complicada.

Percebi que a passagem de tempo desse livro é um pouco defasada, se comparado aos outros. Quanto tempo passou de uma coisa a outra? Temos alguns indícios de falas, mas nada concreto. Sem falar nos momentos em que necessitamos de mais informações e não temos, substituídos por mais e mais devaneios e pensamentos desnecessários.

Mas ainda que eu tenha passado por toda essa situação, eu terminei o livro IMPLORANDO PARA OLHAR PARA A MINHA ESTANTE E O QUARTO VOLUME ESTAR LÁ. Mas não estava. Duna é hipnótico, você não consegue sair desse mundo com facilidade. Mesmo tendo sido uma leitura que me irritou um pouco, eu continuo fascinado com esse mundo e com a capacidade do autor de transformar tudo vezes sem fim.

E eu nem vou falar do fato do Leto ter sofrido uma polimerização com os vermes. (Vejam a capa do volume 4 pra entender).

Duna, obrigado por tudo!

#aleph #editoraaleph #frankherbert #duna #dune #filhosdeduna #childrenofdune
Bruno 25/06/2020minha estante
Vou começar a ler esse volume agora, mas, de modo geral, partilho desss mesmo sentimento, descrito por você, com relação ao universo de Duna. Boa resenha.


Rose 25/08/2020minha estante
Acabei de ler esse volume e iria escrever uma resenha, mas vejo que não há necessidade, você descreveu exatamente como me senti lendo esse livro.




Pam 14/06/2021

"Mantemos a presença da morte como um espectro dominante entre os que vivem aqui [em Duna]."
Finalmente chegamos a conclusão da trilogia de Duna e tudo continua grandioso como sempre foi. A história, ao meu ver, segue impecável, só tenho algumas ressalvas em relação à escrita.

Nesse livro, Lady Jessica finalmente retorna (como não idolatrar essa personagem?) além de termos mais da Alia e, claro, dos gêmeos Atreides, Leto II e Ghanima. Aqui acontece algo que a gente não tinha visto antes: Atreides versus Atreides. Outras figuras da família também voltam a dar as caras, mesmo que seja de forma indireta, e achei isso muito interessante, trouxe até uma "nostalgia" lá do primeiro livro. Eu senti uma semelhança muito grande com o retrato que vemos da Família Targaryen em “As Crônicas de Gelo e Fogo”, fiquei pensando se o George R. R. Martin bebeu dessa fonte Atreides kk Não vou dar spoiler das semelhanças que vi aqui, mas ficou bem parecido.

Aqui a questão ambiental que havia sido um pouco deixada de lado em "Messias de Duna" volta: está aparecendo vegetação e até ameaça de chuva em Arrakis, por interferência humana. Isso coloca em risco a sobrevivência dos vermes e da produção de especiaria. Eu confesso que desde Duna eu torci pra eles conseguirem aumentar a umidade de Arrakis, mas aqui eu quebrei a cara porque notei que eu estava encarando da forma errada. Não é a natureza que tem que se adaptar às necessidades humanas, e sim o contrário. É interessante ver o embate que fica no livro, a população quer água, mas não quer perder especiaria. Aí vemos que lado fica de cada abordagem...

A parte política continua fortíssima, como sempre foi, além das viagens que fazem com que eu me sinta sob efeito de LSD kkkk. Também continua rolando manipulações políticas, traições e armadilhas em todos os lados. Essa parte segue envolvente como sempre foi, o Frank era especialista nisso. A tensão aqui continua intensa, lá pela metade do livro eu comecei a sentir uma ansiedade e um medo pelos personagens que foi até o final. Parece que todos estão sempre escapando por pouco de grandes perigos e eu nunca sei em quem confiar.

De ressalva fica aqui que achei a escrita muito arrastada. Eu acho que dava pra ter enxugado o número de páginas, aconteceu em mais de uma ocasião de a mesma informação ser repetida diversas vezes. Além disso, a leitura as vezes "enrolada" tornou o livro muito cansativo. Essa saga já é mais complicada de ler (contém muitos nomes e detalhes, além da linguagem não ser a mais simples), e eu senti que aqui foi mais difícil de engatar a leitura, coisa que eu não imaginava num terceiro livro, porque eu já estou bem habituada nesse universo.

Outra coisa é: o final não ficou 100% claro. Apesar das conclusões políticas terem sido definidas, algumas intenções ou informações não foram totalmente passadas. Eu terminei o livro com vários pontos de interrogação na minha cabeça, achei isso bem chato, mas fiz uma pesquisa no Reddit e pelo Google e, aparentemente, algumas coisas ficarão mais esclarecidas na próxima trilogia. Eu não sei se terei ânimo pra ler porque já achei complicado terminar essa, quem sabe em outra época eu acabe dando uma chance.

O final da saga da família de Paul Atreides foi muito bom, me deixou bem satisfeita. Apesar de não ter sido uma experiência tão prazerosa como foram os dois primeiros livros, estou contente de ter terminado e não me arrependo de ter embarcado nessa história incrível e única.
Lara 14/06/2021minha estante
Minha próxima leitura


Pam 15/06/2021minha estante
espero q vc goste, lara! foi uma conclusao mt boa




spoiler visualizar
DANILÃO1505 26/03/2024minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista!

Resenha de Artista!


Niedja.Julia 26/03/2024minha estante
Obrigada ?




Guilherme Dehon 15/12/2022

Filhos de Duna
Filhos de Duna é passado 09 anos após os eventos de Messias de Duna...

Alia agora é a Regente de Arrakis; Jéssica reaparece após seu auto-exilio em Caladan, e os gêmeos de Paul são espinha dorsal da estória...

Dos três volumes quem compõem a primeira trilogia, Filhos de Duna é o que tem um conotação mais mística, mais voltada para a religião... Surreal!

A leitura é densa, arrastada; complexa; permeada de conspirações, traições, intrigas, tramas políticas, tradições religiosas...

A obra é muito bem escrita, amarrada, possui uma narrativa mais cadenciada chegando a ser cansativa em alguns momentos, Frank Herbert consegue prender o leitor e incutir nele a curiosidade e o interesse pela estória com muita habilidade.

Achei os momentos derradeiros da obra um tanto corridos, e o desfecho um tanto superficial, mas acredito também que tenha sido proposital...

No geral, a estória é boa e a saga é altamente recomendável!
Mário Lopes 15/12/2022minha estante
Achei estranha a parte da metamorfose. E após ele ter saído correndo feito uma mula pulando de duna em duna. ?


Guilherme Dehon 15/12/2022minha estante
Realmente, muito estranho mesmo... Sinceramente a criatividade do Frank Herbert era algo "sobrenatural"... Kkkkk...




542 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR