Capão Pecado

Capão Pecado Ferréz




Resenhas - Capão Pecado


128 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Tico Menezes 05/01/2023

A força da literatura periférica!
A experiência de ler Capão Pecado é, sem dúvidas, imensa, mas completamente subjetiva. Vemos a vida na periferia através da escrita de Ferréz, mas são nossas vivências que intensificam ou normalizam o que lemos aqui. Imagino um playboy chocado com metade do que lê no livro, mas totalmente alheio a passagens críticas e representativas. Eu, tendo nascido e crescido na periferia de São Paulo, vi ali histórias de amigos, familiares e colegas de bairro. Ferréz narra a quebrada em toda a sua crueza, dor, mas sem ignorar o conhecimento e a cultura que ali existem.

Por mais simples que pareça a prosa do autor, o que temos aqui é uma lição de acessibilidade na literatura. Com menos descrição física ou psicológica do que é visto em livros contemporâneos, somos embalados pelos cenários preenchidos pela narração em terceira pessoa, pelas observações pertinentes e os detalhes que compõem um cenário muito melhor do que palavras rebuscadas fariam.

Ler os diálogos cheios de gírias e expressões comuns aproxima o leitor dos personagens e suas vivências. Todos soam como pessoas reais, o que torna tudo ainda mais doloroso, para mérito do autor.
Porém, senti um certo incômodo em algumas descrições que pediam um pouco mais de estilo e cuidado, mas ficaram na simplicidade, assim como no último capítulo, que evitou conflitos, trouxe resoluções abruptas e informações grandiosas passadas como "só mais uma linha".

Uma pérola da nossa literatura, que merece ser lida e compartilhada nos mais diversos campos da educação, Capão Pecado é mais um convite a um olhar sobre a construção racista de um Brasil que se alimenta até hoje da desigualdade social.
comentários(0)comente



rafa 02/01/2023

"e o futuro fica mais pra frente, bem mais pra frente daqui"
O desfecho foi bem apressado. Ferréz encerrou o ciclo de personagens importantes da obra sem muito trabalho, seco, com pouca descrição, sem o cuidado que, na minha opinião, eles mereciam. Todos ali tiveram um final triste e brutal, mas ainda sim poderia ter sido melhor finalizado.

Contudo, é uma história que todos devem ler! Mas, é claro, nem todos vão compreender e sentir.
Capão Pecado conta uma realidade de muitos do nosso país.
comentários(0)comente



livrosmortificados 02/01/2023

chorei apenas com o prólogo desse livro
nada mais que uma historia real, violencia, crueldade, frieza, decadência e etc... uma realidade que infelizmente muitos vivem no Brasil e no mundo todo.
gostei muito dos dialogos do livro e da história em si, apenas acho que o finak foi muito corrido, poderia ter mais desenvolvimento se o livro fosse maior talvez.
comentários(0)comente



Julia Romão 26/12/2022

Pesado. Já li alguns thriller, mas nada que pudesse ser "próximo" a mim ou imaginar algum bairro da minha cidade a realidade do livro porque é real, é no Brasil e acontece várias periferias.
Violência, medo, traição e um final que eu não imaginava e gostei por isso.
Me atrapalhei em alguns diálogos e nos personagens, mas por ser uma estrutura um pouco diferente do que estou acostumada a ler.



(Leitura: maio, 2021)
comentários(0)comente



clara! (taylor's version) 26/12/2022

é um ótimo livro para mostrar um dia a dia muito presente entre os indivíduos que moram no Brasil, ainda que não seja meu tipo favorito de leitura, gostei!!
comentários(0)comente



Guilherme.Eisfeld 19/12/2022

Envolve quem lê, mas acelerado demais em algumas partes
O livro é construído em cima das histórias de moradores do Capão Redondo, bairro periférico de SP, e retrata a vida renegada a estas pessoas. Ferréz tem conhecimento de causa, e mostra agilidade nas cenas, entrecortadas com dilemas e disputas. Mas que achei de certa forma panfletário. Cumpre seu intuito, tem seu poder e qualidade, porém em certos pontos explica mais do que mostra. A conclusão é um jorro, intencional certamente, mas que soou em mim como um corte (representando a vida e morte abruptas de quem por ali vive).
comentários(0)comente



anna 11/12/2022

Primeira Vez
Primeiro livro que leio do Ferréz e apesar de ter gostado dos temas abordados, achei a escrita muito truncada e picotada. Faltou fluidez e uma cadência mais agradável. Sei que esta é uma escolha do autor, porém não me agradou muito.
comentários(0)comente



Eric 03/12/2022

O futuro é mais para frente, bem mais pra frente
Capão Pecado narra a rotina dos moradores do Capão Redondo, comunidade periférica, localizada na Zona Sul, São Paulo. Aqui, as regras da cidade não funcionam, andar na linha é diferente. A polícia invade para matar, qualquer motivo leva porrada ou um tiro na cara; não tem saneamento, esgoto é céu aberto; difícil é não seguir a vida do crime, já que os empregos formais pagam pouco e não garantem o sustento da família; o crack corrói os viciados desiludidos, dever as bocas e traficantes só tem um resultado: a morte; no Capão Redondo honra ferida é lavada com sangue

Nesse cenário de violência e insalubridade, vamos acompanhar Rael, um garoto que batalha diariamente em seu emprego para ajudar sua mãe empregada doméstica a sustentar a casa, já que seu pai é um alcoólatra que vive caído pelos cantos. Sua vida muda quando se apaixona pela namorada do melhor amigo, a qual retribui essa paixão e vivem no limite do perigo. Além disso, a maioria dos seus amigos que estão entregues aos vícios, roubos e tráficos, dão substância ao enredo e revelam uma rotina onde a juventude tem baixa expectativa de vida.

Neste curto e impactante romance, Ferrez faz uma dura crítica ao sistema que mata. O pobre já nasce com seu destino determinado. Não tem educação para não sentar ao mesmo lado que o filho do rico, entram para o crime em busca de uma renda melhor e prestígio no seu espaço. A desilusão pode ser amenizada com o vício, assim o crack e o álcool entram em ação. A gravidez precoce e falta de assistência médica facilitam o encontro de fetos no lixo. O tráfico e a milícia comandam tudo.

Os personagens desse livro plantam e colhem destinos sangrentos. O desfecho é sensacional, no qual Ferrez constrói um ciclo de violência que termina de forma mais irônica possível: No final, sempre o sistema corrupto é vitorioso.

Capão pecado é uma narrativa bem imersiva, potencializada pela escrita que adota de recursos populares da fala para encorpar a realidade. Também, o autor abre espaços para depoimentos verídicos de populares da região e apresenta uma série de relatos, inclusive do Mano Brown.

Bruto e necessário, esse romance é muito pertinente para se sensibilizar com realidades absurdas de violência e desamparo social. Apesar de ter sido publicado em 2000, 22 anos depois, Capão Pecado continua sendo mais atual do que nunca
comentários(0)comente



Leonardo.Broinizi 28/10/2022

Sobre a realidade violenta e miserável de muitos
Um livro sobre uma realide dura e cruel. As favelas de São Paulo do início do milênio ainda viviam uma realidade extremamente violenta. Não que agora estejam com o IDH num ótimo patamar, mas na época era ainda pior.
Neste livro o autor retrata vidas que se desenvolveram nesse ambiente como puderam. Falta de perspectiva, abandono e violência permeiam as vidas dos miseráveis moradore. Tragédias são rotineiras e sonhar é difícil.

Por coincidência, meus pais nos levaram pra morar numa favela em Guarulhos mais ou menos na época em que esse livro foi lançado. Não que eu conhecesse esse livro. Na época, a única expressão artística que eu conhecia que falava da realidade nas favelas era o RAP. A favela que eu morei não era tão grande e violenta como a da história, mas o livro me trouxe várias lembranças. Eu adoro ler sobre culturas e épocas diferentes, mas achei muito interessante ler sobre uma realidade mais próxima a minha.

Indico o livro. Além do entretenimento, pois a história é intensa e impactante a todo momento, muitas reflexões surgirão da leitura.
comentários(0)comente



Rafa569 25/08/2022

Capão Pecado
Foi minha primeira leitura de algo do Ferréz, apesar de já o conhecer do youtube. Foi uma boa leitura, tão crua e áspera, que às vezes faz o leitor questionar a necessidade do que acabou de ler.
Mas infelizmente a realidade retratada é tão mais crua e cruel do que qualquer livro.
comentários(0)comente



Cris 20/08/2022

Ainda processando a leitura...

Como eu queria que a literatura marginal fosse mais divulgada nos lugares, nas escolas. Uma linguagem que com certeza os alunos iriam se familiarizar e debater.
comentários(0)comente



Marcos.Paulo 04/08/2022

Realidade crua e nua
Experiência surpreendente, Ferrez expõe de maneira visceral a realidade crua e nua de muitos brasileiros que vivem nas comunidades periféricas, as margem da sociedade, em uma luta diária pela sobrevivência, em uma prisão sem chaves e sem muros, que possui as suas próprias leis e que a liberdade se conquista a duras penas. Capão pecado é um registro da resistência e da existência dessas pessoas e comunidades, de um Brasil desigual, é um tapa na cara do canôni literário e do português coloquial, é português sem certeza, é a literatura marginal.
comentários(0)comente



Bernal 25/07/2022

Releitura
Conheci esse livro quando estava na faculdade e quis reler para compreender melhor sobre Literatura Marginal. Amei a história. Ferréz fez um cartão postal da periferia de um modo poético. Resenha completa no IG @be.thereader
comentários(0)comente



Eric Luiz 15/07/2022

Bom, porém...
O livro é bom, mas não "bateu" como outros do gênero.

No desfecho do livro a escrita ficou um tanto corrida, como se o autor quisesse acabar logo com a história. Personagens fortes tiveram desfechos abruptos, com um parágrafo, enfim... Acho que faltou algo.
Regis2020 26/08/2022minha estante
Concordo que faltou algo, e o livro realmente merecia um encerramento melhor.


Beatriz Lima 18/10/2024minha estante
Pra quem é do Capão e entendeu a proposta do livro não faltou nada




condes 08/07/2022

recomendo ?
esse livro foi o primeiro livro de literatura marginal que li. Eu gostei bastante porque ele traz algumas reflexões sobre a desigualdade e traz um retrato real sobre o Capão Redondo. Na verdade, eu fiquei bem surpresa sobre o quanto verdadeiro Ferrez foi ao escrever essa obra, já que a história é muito parecida com alguns relatos de moradores do Capão (dos anos 2000) que ouvi.
Só vi um ponto negativo: achei que o livro acaba muito rápido mas dá pra relevar
comentários(0)comente



128 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR