Mumu 23/05/2011
A tal da literatura Marginal
Se fala muito ultimamente de literatura marginal, confesso que eu mesmo anos atrás tive muito preconceito com ela.
Este livro é pra quem quer perder esse preconceito. Pra quem quer entrar dentro de uma favela, de um bairro pobre de verdade e ver, sentir o que realmente essas pessoas vivem e passam. Sem mais nem menos.
O livro é cru, seco e adulto. Ele coloca um cotidiano que foge da avenida paulista, dos jardins, é um cotidiano periférico, sofrido mas de muita luta, muita honestidade, vontade de vencer e tambem muito violento. Ele mostra o extremo contrário da vida de novela.
Personagens deveras cativantes, um triangulo amoroso perfeitamente bem narrado que culmina com um fim esperadamente inexperado. Parece dificil ser assim, mas é. Ele coloca o personagem principal em uma situação jamais imaginada, chocante, mas muito coerente com o cotidiano expressado no livro.
As pequenas histórias que rodeam a história principal são muito verídicas e muito fortes, deixando o livro com um ar muito denso e adulto.
Eu fiquei 3 dias, digerindo o livro após ter lido, na verdade ainda estou digerindo o livro.
Se vc é de periferia como eu, vai se ver em muitas partes da história, se você nao for, vai entender perfeitamente como se vive nesse lugar e verá que não é o que a globo mostra.