spoiler visualizarkimtipx 13/04/2022
caso alguém precise p algum trabalho da escola?
Eu sinceramente não gostei da história, o fato de ter muitos apelidos como "pássaro, choque, panetone, dida, burgos,matcherros [...]" deixa a leitura muito confusa, porquê você nunca lembra claramente quem é quem. O fato de muitas vezes durante a troca de parágrafo ou de capítulo ter a mudança de personagens deixa bem confuso também, porquê está falando do Rael e quando troca o capítulo vai para o matcherros.
Na questão das gírias eu achei elas bem exageradas, logo no primeiro capítulo já vemos diversos "tá ligado" e "mano". Algo que na minha opinião não precisava ser tão exagerado assim.
O livro aborda muitos assuntos pesados, que muitas vezes pode ser gatilho para alguém, como o fato de terem matado a mãe do Will e do Dida, matado eles dois também inclusive, deixando somente o pai/esposo vivo, que logo depois suicidou-se. O final deixou muito a desejar, praticamente resumiram o final de todos os personagens em 10 págs praticamente, eu esperava algo melhor.
As partes que mais me marcaram nesse livro foram quando em um capítulo um homem sai para festejar, encontra uma moça e depois de muita bebedeira leva ela para o quartinho que fica no seu serviço, a princípio pelo que eu entendi eles não chegaram a transar, já que o homem dormiu na banheira. No outro dia de manhã o patrão vendo a moça sozinha na cama acaba estuprando ela, algo que eu achei muito nojento. Em outro capítulo, um pouco antes do Rael e da Paula casarem eles tiveram uma relação sexual onde para "castigar" a Paula o Rael penetra o anus dela, e ele em nenhum momento sequer para mesmo que ela o peça chorando para tirar, achei isso muita babaquice da parte dele. Em outro trecho, quando Paula e Rael estão começando a ficar, o fato dela estar traindo o próprio namorado já dizia praticamente que Rael seria o próximo, por mais que no começo tudo esteja mil maravilhas, mesmo assim quando li que ela estava com o patrão da metalúrgica me chocou, por mais que fosse algo que desse para prever me chocou mesmo assim.
Como eu já citei, temos também a morte do Will, Dida e seus pais, ao ler você começa a imaginar cada parte do que é escrito, fazendo com que você tenha o cenário todo na sua mente, ao imaginar isso você fica "meu deus...", saber que isso muitas vezes acontece na vida real faz você ficar mais chocado ainda. As cenas onde a polícia é citada também marcam bastante, pessoas que eram para estar lá para ajudar o povo na maioria das vezes só apareciam para mata-los ou bater. Um personagem que eu gostei bastante foi a mãe do Rael, que mesmo com a sua doença sempre se preocupava com o frio do filho nas madrugadas de inverno, por mais que aquilo fosse prejudicial à ela.
Na história era sempre o Rael que estava lendo um livro, trabalhando e etc. Porém foi ele que caiu na vida do crime, e o Matcherros que só ficava no video game foi quem abriu sua própria firma. A cada capítulo que passava você nunca tinha certeza do que aconteceria, se Rael e seus amigos ficariam vivos, se seria eles a matarem ou se o dia/semana ocorreria normalmente