Artax 10/05/2017Melhor livro do Dan BrownMinha relação com o Dan Brown é de amor e ódio. O primeiro livro dele que eu li foi O Código Da Vinci, como a maioria das pessoas, e eu gostei bastante, também como a maioria das pessoas. Ele escreve de um jeito bem gostoso, tem o dom de te deixar com vontade de ler o próximo capítulo e sabe escolher os temas polêmicos muito bem.
Empolgada com o Código, peguei Anjos e Demônios para ler, e achei, em termos de história, BEM melhor. Infelizmente foi nesse ponto que eu comecei a cultivar uma raivinha do Dan Brown. Deixando de lado o insípido Robert Langdon, se você pegar a sinopse desses dois livros vai ver que é a mesma coisa. Algo como: Langdon, com a ajuda de uma bela criptógrafa/cientista/whatever, passa o livro inteiro desvendando mistérios e códigos até descobrir toda a verdade. E o suposto bonzinho, depois de uma reviravolta surpreendente, se mostra como vilão. Ah, e o Langdon e a bela criptógrafa/cientista/whatever se beijam!
Só por curiosidade peguei o Fortaleza Digital e li a sinopse. ADIVINHA? 8D Um cara sai desvendando mistérios e códigos com a ajuda de uma bela criptógrafa/cientista/whatever. Aposto que eles se beijam no final, também!
Eu não li Fortaleza Digital e Ponto de Impacto exatamente por birra dessa "fórmula mágica" de roteiro. Prometi pra mim mesma que eu não ia mais ler Dan Brown, só porque eu já sabia a história do início ao fim. Nem acompanhei o lançamento de O Símbolo Perdido, e quando vi que ele existia, não tive nenhum interesse.
Até que...Uma amiga que conhece muito meu gosto leu o livro e me recomendou.
Ok.
Para tudo.
ADOREI! 8D
Eu era um poço de empolgação lendo aquilo. Ele conseguiu pegar um dos meus assuntos preferidos (noética, vulgo comercial "O Segredo") e fazer um livro enorme, denso, bem escrito, cheio de surpresas e informações interessantes.
Tenho que dar o braço a torcer e dizer que o Dan Brown melhorou MUITO. Deu pra ver o quanto a escrita dele melhorou, e o quanto ele conseguiu desenvolver personagens mais interessantes. Ok, o Langdon continua sem sal e nada do que acontece deixa ele mais carismático. Ele sempre vai me parecer um mocinho oco e entediante =( Agora, o Mal'akh foi um dos vilões mais medonhos e interessantes que eu já vi! E me deixava agoniada toda vez que aparecia! A Katherine também me cativou, apesar de que eu achava que ela ia ser sem graça que nem o Langdon. A Sato...Bom, deixo as conclusões pra quem for ler! 8D
Com isso eu voltei a gostar do Dan Brown. Estou pensando se leio os outros dois livros dele que faltam, ou se a fórmula mágica vai me decepcionar de novo...Mas O Símbolo Perdido conseguiu salvar tudo! Sem final previsível (dentro do supostamente imprevisível 8D Entenderam?), sem personagens mal desenvolvidos (tirando o Langdon).
Recomendo com 5 estrelinhas no caderno!
Agora fiquei com vontade de visitar os monumentos de Washington e estudar ciência noética!