Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz




Resenhas - Os Miseráveis


2315 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |


Eduarda 29/07/2022

O que falar d'Os Miseráveis? Aqui tive certeza que o romantismo não é bem minha escola literária favorita, mas isso é irrelevante já que fiquei fixada no mesmo livro por 7 meses. Esse livro carrega lições e questionamentos muito importantes, recomendo pra todo mundo! A linguagem é simples e a narrativa é envolvente. Victor Hugo é apaixonado por Paris e por sua história, sempre reconhecendo sua miséria e sua virtude.
comentários(0)comente



sarajaneds 29/07/2022

Os Miseráveis, de Victor Hugo
Obra maravilhosa, finalmente consegui concluir a leitura, uma verdadeira realização pessoal dizer que li Os Miseráveis em edição integral. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Mr. Player 28/07/2022

Nota 1000/10
Lendo essa obra prima, você consegue entender como era a vida naquela época.
Simplesmente perfeito, leia com paciêncoa para não deixar nenhum detalhe de lado.
comentários(0)comente



alittlejonas 28/07/2022

De se encantar do início ao fim
Chega o final e nem parece que você leu tantas páginas assim...Realmente é um livro para ser lido com calma, usufruindo de toda a delicadeza e sensibilidade dos pincéis de Victor Hugo, pois sim ele é um artista. Você se apega a cada personagem que passa e sofre com eles por cada detalhe e quando ele se vai, mesmo nas despedidas graciosas, você se sente miserável pela ausência dele. Mas calma, as digressões existem, elas as vezes são cansativas e parecem excessivas mas tudo tem um propósito e nada é por acaso (ou Victor Hugo criou o famoso textão o que também é bem possível). Um livro que toca a alma, te faz chorar, sorrir, refletir, ficar com raiva e COM MEDO do que vai acontecer, simplesmente uma obra-prima que eu leria novamente. Obs: A frança de "os miseráveis" representa todo cantin do mundo
comentários(0)comente



Polly 28/07/2022

Os Miseráveis: favorito da vida (#174)
Li uma adaptação para crianças de Os Miseráveis quando eu tinha uns doze anos. Lembro de ter terminado a história aos prantos. Foi a primeira vez que um livro tinha me feito chorar. Nunca tinha imaginado que os livros fossem capazes de nos fazer algo do tipo. Mas, em um desses mistérios do nosso cérebro, a história havia sido apagada da minha memória ao longo desses tantos anos. Só a impressão da história ser muito boa e emocionante me tinha restado.

2022 foi o ano de reencontrar essa história e de finalmente bater o martelo de que esse é um dos meus livros favoritos da vida. Como aos 12, aos 29 anos eu também terminei Os Miseráveis aos prantos, mesmo eu jurando de pé junto que isso não aconteceria dessa vez (foi vergonhoso de se ver, sic). Posso afirmar com toda a certeza que nenhuma história me tocou tanto na vida, e ele só não ganha o título de "O" favorito da vida porque com O Morro dos Ventos Uivantes é difícil de disputar, né?

As aventuras de Jean Valjean e companhia tem um quê de uma trama rocambolesca, isso é um fato, não dá para negar. No entanto, a escrita de Victor Hugo é épica e fala de assuntos universais, sentimentos que atingem a todos nós. A despeito das improbabilidades de toda a história, seus personagens são palpáveis, reais. Fantine, D. Bienvenue, Cosette, Marius, Javert, o próprio Jean Valjean, todos eles poderiam muito bem ser protagonistas das histórias reais que vemos e ouvimos por aí todos os dias. Eles sentem como a gente, quase pululam do papel enquanto lemos de tão "vivos".

Outro ponto que me faz gostar muito de Os Miseráveis é a vertente social da história. Victor Hugo coloca como protagonistas personagens que a sociedade trata como seres invisíveis, insignificantes. O ex-presidiário, a prostituta, o velho, a criança em situação de rua, o trambiqueiro, o funcionário público, enfim, todos eles, sejam como mocinhos ou vilões, fazem a história girar com importância hercúlea. Os problemas dos pequenos, que na minha humilde opinião são muito mais urgentes e importantes que os dos "grandes", ganham em Os Miseráveis o destaque, que mais que merecem, o destaque de que precisam.

Quero ainda destacar um dos melhores "vilões" que já vi na minha vida: Javert. Minha nossa, que personagem bem construído! Victor Hugo não se acomoda naquele lugar comum, o de um vilão sádico e malvado. Javert não é intrinsecamente uma pessoa má, ele é comum. Javert acredita em algo e luta por isso, e é só isso. Jean Valjean não é um antagonista para ele, é só alguém que desobedeceu à autoridade do Estado e precisa responder por isso. O final do personagem foi uma das cenas que mais mexeram comigo. Incrível!

Enfim, sou suspeitíssima para falar de Os Miseráveis. O livro tem T-U-D-O o que me agrada e eu poderia passar horas falando sobre ele, mas no século XXI pouquíssimas pessoas tem tempo de ler pouco mais do que algumas palavras, não é? Tenho que encerrar por aqui mesmo. Se não, esse texto acaba ficando extenso demais. Mas, se puder e quiser, embarque nas aventuras de Jean Valjean e depois vem me contar o que achou. Embora o tamanho da obra assuste um pouco, posso te garantir que vale a pena demais! É aquele tipo de livro que não dá para largar.
Neto.Coqueiro 28/07/2022minha estante
EU CHOREI HORRORES QUANDO A MÃE DA MENINA MORREU. HORRORES MSM.
Depois confere a série Os Miseráveis, da BBC.


Polly 29/07/2022minha estante
Esse livro é um chororô do começo ao fim. Imagino que a galera devia ficar ansiosa que nem capítulo de novela quando saia uma nova parte do romance hahaha Vou dar uma pesquisada na série, obrigada pela dica! :D


Alexsander.Rosa 31/03/2023minha estante
Me identifiquei tanto com sua resenha! No meu ensino fundamental íamos ter uma prova sobre um livro, Os Miseráveis (lemos a versão resumida do Walcyr Carrasco). Eu achava q odiaria a história (aqueles preconceitos bobos sobre leituras obrigatórias), mas, no fim EU ESTAVA CHORANDO MUITO (é minha história favorita), agora nos meus 20 anos tô lendo a versão original (lendo o tomo I ainda akakak), e me preparando já pro q vem por ai kakakkaa mas já amo e esse é meu favorito da vida, apesar de morro dos ventos estar ali pertinho também kaka
Olha, recomendo mto o concerto do 10° aniversário de Os Miseráveis, aquele espetáculo é uma das coisas mais fabulosas, na verdade "A" coisa mais fabulosa q já vi. E tem legendado no youtube.




gabspeace 27/07/2022

Os Miseráveis | ? + ?
"Nada como a mão do povo para construir tudo o que se constrói destruindo."

Esse livro é devastador.

Uma frase estranha para começar uma resenha, mas é o que me vem a cabeça nesse momento. Devastador, belo, poético, divertido, instigante, real.

Quando me encorajei nessa aventura de ler um livro com quase 2000 páginas, fui com um pouco de medo. Quem não teria medo desse calhamaço? Mas fui desbravando a escrita de Victor Hugo e me apaixonei. Não foi um amor rápido (levou dois anos para terminar de lê-lo); foi sendo construído aos poucos e crescendo ao longo de cada linha. Não vou me alongar na história em si, mas nas impressões que tive durante a leitura.

? Não achei "Os Miseráveis" uma obra difícil de ser lida, o que não quer dizer que não seja cansativa. A escrita é muito poética, o que afasta o leitor de pensar no tamanho do livro, e estimula o continuar da história.

? Um livro se faz de personagens, e todos aqui apresentados foram muito bem construídos. Há uma beleza nas descrições e nas situações, assim como na maneira em que tudo se conecta. Victor Hugo soube expressar tudo de um jeito esclarecedor.

? A única coisa que me fez parar o livro algumas vezes para respirar e voltar mais tarde foi a extensão de detalhes que ele deu a eventos históricos e circunstâncias das cidades. Se você tiver paciência ? caso não goste desses detalhamentos históricos ?consegue passar por esses fragmentos, e apreciar (muito!) o restante da obra, assim como as diversas críticas sociais presentes.

"Os Miseráveis" é para quem ama literatura e, mais que tudo, o papel que ela tem em nos fundamentar como seres humanas e nos tornar seres com almas tão diversas. É um sentimento de pertencer a um lugar abstrato do qual nunca chegarei a tocar de fato, mas que me faria sentir livre caso conhecesse.

"Morrer por falta de amor é horrível. É a asfixia da alma."
comentários(0)comente



Maura Regina 27/07/2022

Leitura necessária
Não posso dizer que Os Miseráveis é atemporal pois existem várias passagens problemáticas. Principalmente, quando falamos da posição da mulher na sociedade. Porém, considerando a época em que essa obra prima foi escrita não podemos ser tão exigentes quanto a esse ponto. Acredito que VH, se estivesse vivo hoje, como bom progressista, teria pontos de vista bem diferentes quanto às mulheres.
Os Miseráveis nos mostra, de forma visceral, como a sociedade pode ser cruel, julgadora e opressora. Pessoas de "bem" se colocando num pedestal, se achando melhores que tudo e todos. Podemos dizer sim que muita coisa do social progrediu desde lá. Porém, de vez em quando aparece uns defensores dos bons costumes e acabamos por regredir.
Os Miseráveis é leitura necessária para aqueles que acreditam que basta a meritocracia para conseguirmos "vencer". é leitura necessária para todos!!!
comentários(0)comente



Brenda Roberta 25/07/2022

um espetáculo mais grandioso que o céu, é o interior da alma
sabe a descrição do livro que a protagonista de Felicidade Clandestina, da Clarice Lispector, descreve e se refere? pois bem, ela poderia estar descrevendo facilmente Os Miseráveis.

e não que seja um livro perfeito sem defeitos (o que muitos esperam quando se deparam com os clássicos); mas as partes dele, as reflexões que ele proporciona, as vidas que ele traça, tudo se une em colisão.

essa colisão, pode conter vestígios do romantismo (escola na qual este livro pertence), mas arrisco em dizer que dos livros do romantismo, Os Miseráveis consegue ser o mais realista.

que me importa se o dinheiro do sr. Madelaine inrrealmente nunca acaba? mais interessante é como o Victor Hugo usa ele como metáfora dos poucos homens que concentram SOZINHOS grande parte do dinheiro do mundo. Que me importa se na vida real, certo encontro, de uma criança assustada com um homem estranho na floresta não resultaria em coisas boas? aqui é o autor se permitindo sonhar com pessoas que ajudam os indefesos e não se apropia desta situação. Que me importa não ter gostado do romance de certos personagens? o amor deles é, de certa forma, uma faceta do amor não corrompida, íntegra, no maior dos significados que é gostar de alguém.

eu deveria aprender mais com eles, todos nós, na verdade.

então sabe, esses pontos, eu poderia facilmente apontá-los como negativos, mas eles fazem parte da narrativa tanto quanto os personagens, e como leitora, me resta abraçar esse idealismo do autor, onde, por mais que seja um livro de histórias miseráveis, ele trás nessas entrelinhas, esses pontos que só são possiveis de existir com a presença dos seres humanos.

por que sim, os seres humanos e como eles se relacionam um com o outro e consigo próprio, é disto que se compõe e se resume todo este livro.
comentários(0)comente



Carolinad 24/07/2022

Os Miseráveis
"Enquanto, por efeito de leis e costumes, houver proscrição social, forçando a existência, em plena civilização, de verdadeiros infernos, e desvirtuando, por humana fatalidade,um destino por natureza divino; enquanto os três problemas do século - a degradação do homem pelo proletariado, a prostituição da mulher pela fome, e a atrofia da criança pela ignorância - não forem resolvidos; enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis."

Um livro rico em detalhes, com profundidade no uso das palavrascom e com grandes reflexões formam a obra prima de Victor Hugo e um dos melhores, talvez o melhor, livro que já li!

A apresentação dos personagens é sensacional, muito bem construídos e descritos. Na verdade, sua escrita é sensacional. Ela me levou a ter um evolvimento enorme com os personagens, a sofrer e a comemorar em diversos momentos.

Esse livro é incrível e o Hugo tem uma grande capacidade de tocar no coração das pessoas. Com certeza é um livro que tem que estar em todas aquelas listas de "livros para ler antes de morrer", porque todos deveriam ler e apreciar essa obra.
comentários(0)comente



Gabe 24/07/2022

Os Miseráveis
Certamente um livro que me mudou, principalmente minha forma de pensar a respeito da miséria e do amor.
Não existem palavras para descrever esse livro, mas uma que talvez se encaixaria é: Extraordinário
comentários(0)comente



Gabi 24/07/2022

Sem palavras
Acho que não existe nenhuma palavra, ou frase desse mundo que consegue definir o que eu tô sentindo por esse livro. Comecei ele com medo, pelo tamanho, e terminei ele apaixonada, e orgulhosa. Eu me apaixonei imensamente pelos personagens desse livro, todos bem construídos, e importantes pra história, mas nenhum supera o Jean Valjean pra mim, o amor que ele sente pela pessoas, pela Cosette principalmente, é um amor tão puro, que não tem como descrever em palavras. Um personagem que sofreu muito durante o livro, mas que não mudou a verdadeira essência de sua alma, mesmo tendo um milhão de motivos pra mudar, e se tornar alguém amargo e arrogante, muito pelo contrário, mesmo sofrendo muito, não deixou de amar as pessoas, de ser humilde e honesto. Incrível incrível
comentários(0)comente



Nise 24/07/2022

Quase perfeito
Esse é um livro pra se ler mais de uma vez, porque tem muitas nuances. Há a história dos personagens em si, as interpretações filosóficas que se pode tirar dessas histórias, as digressões do autor, os fatos históricos entre outros. É um livro denso, acho difícil pegar tudo em uma única leitura. VH não deixa ponto sem nó, para cada detalhe, um motivo. É uma história gostosa de se ler, um novelão. Não é perfeito, mas não é tão famoso à toa. Em alguns pontos é cansativo, em outros não dá pra parar de ler. Desperta todas as emoções possíveis. Definitivamente vale a pena ser lido.
Bella 24/07/2022minha estante
Quero muito ler esse!!




Carlos 24/07/2022

Espetáculo com momentos de mormaço
Vh criou excelentes personagens no pano de social da miséria que ainda não foi superado. Os melhores personagens são o Bispo, Jean, Fantine e Cosette que tornam a primeira metade do livro bem mais interessante que o restante
comentários(0)comente



Wilson 23/07/2022

Os miseráveis
Como eu li uma edição adaptada e resumida, não foi possível estabelecer uma conexão com os personagens e com a história. Apesar disso, a leitura foi proveitosa. O romance ensina muitas virtudes e perpassa por um importante período histórico da França. Espero um dia ler o original.
comentários(0)comente



2315 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR