Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão




Resenhas - Apologia de Sócrates


364 encontrados | exibindo 286 a 301
1 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana 23/07/2020

"Mas tudo o que lhes peço é o seguinte: Quando os meus filhinhos ficarem adultos, puni-los, é cidadãos, atormenta-os do mesmo modo que eu os vos atormentei, quando vos parecer que eles cuidam mais das riquezas ou de outras coisas do que da virtude. E, se acreditarem ser qualquer coisa não sendo nada, reprovai-os, como eu a vós [...]"
comentários(0)comente



Ester 22/07/2020

Sócrates pondo a sua sapiência em prática.
comentários(0)comente



MarcusASBarr 06/07/2020

Fidelidade ao pensamento
Ter ideias, expor e defender é algo que nos deixará sempre vulneráveis, pois abrir mão de nossos pensamentos é como negar a nossa vida. Excelente livro que aborda um homem debatendo sobre a vida de negação ou a morte pela defesa de suas ideias.
comentários(0)comente



Levy 04/07/2020

Leitura rápida e rica
O leitor poderá facilmente compreender os motivos pelos quais levaram Sócrates à sua condenação.
comentários(0)comente



Sabrina Toledo 03/07/2020

Nunca vi uma pessoa se defender tão bem quanto Socrates.. Adorei o livro
comentários(0)comente



Kenny 28/06/2020

Nem preciso dizer o quanto essa leitura é essencial para aqueles que estudam filosofia.

Apesar disso, mesmo aqueles que não tem esse interesse filosófico aguçado podem gostar bastante desse livro, principalmente pela forma em que Platão escolheu de demonstrar seus ensinamentos que é usando a figura de Sócrates.

Sem entrar na discussão sobre a existência ou não existência de Sócrates. É notável a influência que o Platão coloca sobre essa figura para fundar seus argumentos. Mais interessante ainda, é perceber como, mesmo sendo uma figura criada sobre a influência de Platão, o Sócrates dos diálogos ainda diverge do mesmo. O que pode ser um problema para alguns já que é bastante difícil diferenciar o que Platão acredita e o que ele não acredita.
comentários(0)comente



vivi 24/06/2020

eu torço muito pra que sócrates não seja uma mera fanfic de platão
comentários(0)comente



felipe.cesar 16/06/2020

Socrático sou
Platão detalha com precisão os diálogos precedentes ao julgamento de Sócrates. Leitura cheia de reflexões a cerca da existência, do seu legado no mundo e o encontro com a eternidade! Todos deveriam ler um dia!
comentários(0)comente



Larissa.Sauane 09/06/2020

Oratória é tudo
Livro intenso, afinal descreve a defesa de Sócrates que foi acusado e no final é condenado à morte. A convicção de Sócrates na justiça e na virtude é inabalável a ponto de convencer um amigo (Críton) a desistir de ajudá-lo a fugir.
Não consegui acompanhar alguns diálogos, mas a ideia de se compreender como alguém que não sabe tudo é fantástica e me tocou de mais.
comentários(0)comente



Fabio.Oliveira 06/06/2020

Virtude e riqueza!
E vou dizendo que a virtude não nasce da riqueza, mas da virtude vem, aos homens, as riquezas e todos os outros bens, tanto públicos como privados.
comentários(0)comente



Nalia 02/06/2020

Retórica e intensidade
Já iniciamos nossa leitura dentro do julgamento de Sócrates, onde era acusado de levar os jovens atenienses ao "mau caminho", ele se defende com argumentos coerentes e silencia a todos os presentes no tribunal, visto que as causas de seu suposto crime, eram pensar e ensinar aos demais .
Porém, mesmo com sua retórica blindada, dos quinhentos juízes, duzentos e oitenta o declaram culpado, e duzentos e vinte o inocentam, visto que o número beneficia as acusações, Sócrates morre tomando veneno.
A grandeza dessa obra está não só na escrita detalhada de Platão, como também na profundidade e intensa maneira que o mesmo desenvolve, para abordar qualquer assunto que julgamos supérfluo. O livro é um imenso manual de retórica, e a meu ver, sua catarse se revela ao momento em que Sócrates aceita seu destino, a morte.
comentários(0)comente



Erick 21/05/2020

Se pudesse traduzir em uma única frase o ensino que Sócrates nos dá, mediante o embate entre a justiça versus falsidade é: a verdade é inegociável, ainda que para prová-la, você precise morrer.
comentários(0)comente



Giancarlo.Paranhos 08/05/2020

Começando a argumentar...
Livro maravilhoso que a cada diálogo faz com que o leitor melhore seu jeito de pensar e organizar suas idéias a fim de argumentar sobre o que quer defender.
Ótimo para entender como se pensar em um debate.
comentários(0)comente



364 encontrados | exibindo 286 a 301
1 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR