Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão




Resenhas - Apologia de Sócrates


364 encontrados | exibindo 331 a 346
1 | 2 | 3 | 4 | 23 | 24 | 25


Abimael 25/01/2018

Destaque para Críton
Na segunda parte do livro há o texto 'Críton' que fala sobre Sócrates na prisão aguardando a pena capital enquanto seu amigo Críton tenta convencê-lo a fugir.

IMPERDÍVEL, AGRADÁVEL, FÁCIL COMPREENSÃO.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



José Guilherme Skobar 12/08/2017

Origem do pensamento político e liberdade de expressão
Um texto que funda a ciência e a filosofia política. É o simbolismo da defesa da liberdade do pensamento e de expressão. Uma luta do homem crítico contra a opinião da multidão. Um texto que incita a coragem de enfrentar o poder estabelecido e lutar (e até morrer se for preciso) por uma causa maior - pela consciencia e verdade.

Um clássico para gerações.
comentários(0)comente



Guilherme Amaro 10/08/2017

Apologia de Sócrates
Livro escrito por Platão, editora L&PM, 2008 contém 144 páginas.

Sócrates foi ao oráculo de Delfos, e perguntou sobre o homem mais sábio da terra, ao que ouviu ser Sócrates .Mas o Oráculo de Delfos costumava falar em enigmas. Era preciso tentar entender o que o oráculo quis dizer. Então ele passou a procurar as pessoas tidas por sábias para, ao dialogar com elas, pudesse apresentar ao Oráculo um exemplo de alguém que era mais sábio que nosso famoso filósofo ateniense. Foi aos políticos e poetas, e a todos mais que julgavam-se sábios que ele encontrasse por ali.

É por isso, pois, que insistia em manter suas atividades filosóficas. Além da voz divina que lhe mostrava os seus deveres vocacionais, ele estava instigado para resolver o enigma do Oráculo.

Acusado e levado a julgamento Sócrates não aceitou renunciar tudo o que já ensinou e deixando claro o quanto seus interlocutores estão equivocados, aceita a morte no lugar de desvirtuar seus conceitos e viver conforme as leis corrompidas que insistem em o punir. No seu julgamento foi pautado em cima dessas questões e a sentença foi a de beber cicuta.

"Talvez, senhores, o difícil não seja fugir da morte. Bem mais difícil é fugir da maldade, que corre mais veloz que a morte."

"Mas já é hora de irmos: eu para a morte, e vós para viverdes . Mas quem vai para melhor sorte, isso é segredo; exceto Deus."

"Conhece-re a ti mesmo".....
Sócrates
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Volnei 12/03/2017

Apologia de Sócrates
Esta obra nos traz uma parcela da filosofia de Sócrates e sua infinita batalha para a aquisição do conhecimento. O filosofo buscava o combate muito mais intelectual do que físico, sendo a maiêutica sua principal arma.De acordo com que ele defendia nenhum Estado sobrevive sem regras. Quando afirmaram que ele seria um sábio ele recusa tal afirmação buscando provas que haveriam pessoas muito mais sabias que ele. . Mesmo sabendo que seria condenado a morte, Sócrates afirma que a morte é o bem maior do homem e que aqueles que a temem acham que ela é o maior dos males . Alem de não temer a morte o filosofo aparenta ter uma ótima sintonia com seu mentor espiritual que o inspira constantemente e mesmo tendo a oportunidade de fugir da morte ele opta por ficar pois havia sido reconfortado por seu mentor em sua cela algumas horas antes de sua hora final.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br
comentários(0)comente



GH 08/02/2017

Apologia de Sócrates

Em Apologia de Sócrates, Platão descreve as acusações e julgamentos dos Atenienses, muito influenciados por Anito, Meleto e Licão, que acusavam Sócrates de corromper a juventude, sendo contrário as virtudes e tradições poéticas da época, que eram vinculadas as poesias de Homero, recheada de coragem, super poderes, semideuses e etc.

Sócrates defendia o método retórico, que consistia no melhor argumento filosófico saindo vencedor de uma discussão. Partindo da premissa desse método, Sócrates explica o motivo que ele imagina ter causado tantas desavenças e tanto ódio perante o povo. Ao consultar um Oráculo, que diz que o mesmo é o mais sábio dos sábios, ele toma um susto, pois não se considera mais sapiente que os outros, muito pelo contrário. Eis que o filósofo vai de encontro com todos os homens considerados os mais inteligentes de sua região, desde artistas a políticos, e descobre que todos, sem exceção, sabem menos do que falam e ele faz o caminho inverso, justamente por isso ele acaba por concordar com o Oráculo e claro, causando mal estar entre os desmentidos.

O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira o julgamento, as explicações e os motivos em que Sócrates narra e a segunda, um dialogo com seu amigo Críton, onde a reflexão é sobre o dever e regras numa sociedade; o filósofo também nos trás uma epifania sobre a morte.

''[...] Talvez alguém diga: 'Não tens vergonha, Sócrates, de teres seguido uma linha de estudo que colocou tua vida em risco?'. Para quem me perguntasse isso, eu responderia de bom grado: 'Poderias formular melhorar suas palavras, meu amigo, se pensas que um homem que tenha o mínimo de valor deveria levar em conta o risco de vida ou morte em vez de considerar quando age, se o faz de forma justa ou injusta, se é um homem bom ou mau' [...]'' (Pág. 40)
comentários(0)comente



albert4 28/01/2017

Uma ode ao livre pensamento.
comentários(0)comente



Emanu 02/10/2016

Um breve história do Julgamento de Socrátes
Um ótimo livro, leitura leve e rápida. Conta a história sobre os últimos dias da vida de Sócrates escrito por um de seus discípulos e igualmente notório, Platão. O filosofo foi acusado de corromper a juventude Ateniense e debochar dos Deuses da cidade, calunias criadas em uma época que Atenas encontrava o seu declínio. Sócrates introduz a arte do dialogo(dialética), explana as suas críticas á retórica dos Sofistas, disserta sobre as bases da ética, a justiça e a virtude e aceita o seu destino se negando em se exilar em outra cidade, dizendo uma de suas memoráveis falas á Críton:

"Mas já é hora de nos retirarmos, eu, para morrer, e vós para viverdes. Entre vós e mim, quem está melhor? Isso é o que ninguém sabe, exceto Zeus"
comentários(0)comente



Albert Lucas 26/05/2016

Eu seguirei para a morte e vocês para a vida.
O livro Apologia de Sócrates é escrito por Platão e mostra o discurso de Sócrates durante seu julgamento.
É um livro dividido em três partes, a primeira mostra o filosofo defendendo-se das acusações de blasfêmia e de não acreditar nos deuses gregos. Aqui Sócrates conduz o debate e leva Meleto a entrar em contradição nos próprios argumentos.
Na segunda parte a sentença ja foi lhe dada e Platão descreve como seu mestre usou da ironia e sugeriu que sua sentença fosse ser alimentado no Pritaneu. (Só lendo para entender). E na ultima parte Sócrates se despede e solta alguns impropérios para seus algozes e conselhos para seus discípulos.
É um livro curto mas muito rico em ensinamentos, a cada página é magnifica a desenvoltura e a oratória do mestre de Platão. Com Sócrates aprendemos: nos tornamos mais sábios à medida que reconhecemos nossa própria ignorância. Nota: 5.
Natalie Lagedo 26/05/2016minha estante
É um bom livro. Lembro que na época em que li senti um vazio muito grande. Acho que pela primeira vez tive a sensação inquietante que me acompanha diariamente: a de ter consciência de minha pequenez diante do mundo. Também é legal A República, apesar do utopismo ;)


Albert Lucas 26/05/2016minha estante
Assim, onde ele diz quais são as características de um governante ideal. :)




Inlectus 12/05/2016

Bom sim.
Aqui elevasse a mente e o espírito.
comentários(0)comente



Samy Yamamoto 10/01/2016

Aula de Filosofia
Aqui é discurso de Sócrates em seu julgamento até a sua morte. Sócrates faz a sua defesa para o livramento da morte, que foi em vão.
Li na faculdade de Direito, amei tanto que comprei o livro ao invés de tirar xerox das páginas exatas. Tem um filme também sobre isso, após ler o livro eu assisti e fixou mais ainda na minha cabeça tudo que eu já havia lido.
Maravilhoso.
fabio 24/02/2016minha estante
Qual é o filme?


albert4 18/12/2016minha estante
Por curiosidade: por que então concedeu-lhe apenas uma estrela?


Jah 04/01/2017minha estante
Só uma estrela? Rrsrs


Paty 14/09/2017minha estante
Que filme, miga???? Estamos curiosos. rs




Bell_016 28/11/2015

Mas agora é hora de partirmos, eu, para morrer, e vocês,para viver.

Quem de nós vai para melhor, a todos é inaparente,menos ao deus
comentários(0)comente



Guui .B 24/09/2015

Morte
Livro ótimo, releva vários pensamentos do que imaginava seria já que o mesmo conta o julgamento de Sócrates, haja vista que as reflexões são de fácil entendimento e manuseio para qualquer leitor que goste dessa área, sim ! Livro empolgante uma coisa eh clara, realmente aprendemos a base do ensinamento. Contudo, o glossário é ótimo recomendo pra quem quer ler ou comecei a navegar pelo mundo filosófico nada mal que começar com esse livro SOCRÁTICOS.
comentários(0)comente



364 encontrados | exibindo 331 a 346
1 | 2 | 3 | 4 | 23 | 24 | 25


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR