Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 721 a 736
49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 |


Izadora.Teixeira 12/02/2022

Comprei o livro pra um trabalho da escola, fiz o trabalho pelas resenhas e acabei nunca lendo na época por falta de tempo, então resolvi ler e amei.
O livro é incrível, conta a história de Aurélia que foi uma grande feminista na época em que vivia, mas em vários momentos fiquei um pouco confusa em algumas situações que aconteciam, por ser uma linguagem mais antiga, foi uma leitura um pouco cansativa, mas vale muito a pena.
comentários(0)comente



gustavo 12/02/2022

Senhora é um romance de época um tanto diferente. A narrativa acompanha Aurélia e Fernando em seu casamento arranjado como forma de ascensão social, todavia tratado como uma transação comercial e invertendo os papéis comumente definidos.

Gostei da escrita do autor. Apesar de utilizar descrições extensas, ele soube exprimir de forma fantástica os sentimentos dos protagonistas. A forma com a qual Aurélia é construída é interessantíssima e sua independência e engenhosidade me cativaram. A leitura deixou de ser cansativa a partir da metade do livro.
comentários(0)comente



Ally 11/02/2022

Senhora
Esse livro me surpreendeu.
Senhora é o primeiro livro que leio de José de Alencar, e li só pra estudar. Pensei que não iria gostar da leitura, mas por fim acabei por satisfeita.
Gostei muito de Aurélia e da sua forma de se posicionar, achei maravilhosa a construção dos personagens e a forma com que vemos nitidamente suas respectivas personalidades.
Consegui enxegar e achei genial a crítica aos costumes da época, principalmente o casamento por interesses.
Enfim, eu gostei muito de ver o desenvolvimento da história através dos olhos de uma mulher daquela época.
O livro só pecou, ao meu ver, no linguajar de difícil compreensão (o que é justificável pq né, um clássico do séc XIX) e pelo desfecho que não me agradou.
comentários(0)comente



DeaGomes 11/02/2022

É o menos pior de José de Alencar
Eu fui supreendida por encontrar uma mulher forte, emancipada, dona de si, independente e audaz, como a Aurélia, numa obra de José de Alecar. Cheguei a me perguntar "será que foi ele mesmo quem escreveu esse livro?". Mas sim, foi ele, Alencar nunca deixa de decepcionar pessoas de nosso tempo, e não o julgo, ele é um homem do seu tempo e que evidencia isso muito bem no final (ridículo) que coloca para Aurélia. Enfim, é um homem do século XIX. O final do livro parece pegadinha do malandro, como dizendo "ah, vc acreditou mesmo?" ? Porém, de todos que li de Alencar, A Senhora é o menos pior. E isso foi um baita de um elogio, pois mesmo sem querer correr riscos anacrônicos, não posso negar meus valores, sou uma leitora do século XXI, e isso é o máximo de elogio que posso dar a essa obra. Porém, indico como modo de conhecer os valores daquela época e seu estilo de escrita; o livro é um retrato do surgimento do Romance pela burguesia em acessão.
amandamel 11/02/2022minha estante
nem consegui terminar de tão ruim


DeaGomes 11/02/2022minha estante
Precisei terminar por conta da exigência do curso de Letras, mas olha, foi difícil viu!


amandamel 11/02/2022minha estante
eu tava lendo pra um trabalho da escola mas tive que ver resenha porque não consegui ler




Bru 09/02/2022

Vingança e desejo na mesma relação.
Essa é a terceira obra de José de Alencar que li e é que mais me prendeu, apesar da leitura lenta e da linguagem coloquial.
José de Alencar construíu os personagens de tal forma que consegui ter pena e raiva dos dois na mesma medida. A mágoa que Aurélia sentia foi tão grande que ela preferiu lhe infligir dor a perdoar, sua vingança era mais importante do que sua felicidade. Foi interessante acompanhar que orgulho dos dois personagens principais, so foi desgastando a relação dos dois, apesar do desejo.
O final era esperado, mas deixou com um gostinho de "quero mais".
comentários(0)comente



yasmoonsung 07/02/2022

°aurélia e seus efeitos colaterais: desespero e paixão°
Sinceramente, eu demorei um pouco pra ler por causa da linguagem culta fortíssima. Entretanto, depois que me acostumei com a leitura, me vi apaixonada por Aurélia (que mulher meus amigos, que mulher!!!), Seixas também não deixava a desejar. Com a descrição de José de Alencar era muito fácil imaginar os personagens e seus cenários, então não posso negar que imaginei Aurélia e Seixas nas vestes mais lindas e com os rostos mais lindos possíveis, desejei muito esse casal junto!
Esse livro me trouxe alegria, tristeza, desespero, borboletas no estômago e um turbilhão de emoções, além de me fazer imaginar e entender um pouco mais do Brasil do século XIX.
Recomendo para quem gosta de um romance conturbado de época, e tenha paciência para um livro com linguagem extremamente formal!!!

Ah, e não menos importante:
Valorize a literatura brasileira!!!
comentários(0)comente



Svinicius 05/02/2022

Bem descritivo
Um ótimo livro que nos apresenta uma troca de papéis, que apenas a magnitude de um ótimo escritor conseguiria reproduzir tão bem, principalmente pelo ponto da descrição, o que José de Alencar faz muito bem, ele consegue não apenas ambientalizar, mas nos colocar naquelas cenas.
comentários(0)comente



Souza377 04/02/2022

O dinheiro compra a felicidade... será?!
"A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena" (kkkk). Basicamente isso. Um amor cheios de desafios e posto à prova, principalmente por questões financeiras e culturais de uma época imperial.
O romance de Alencar (um dos meus autores nacionais favoritos) te prende do início ao fim.
Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



taissa 03/02/2022

Vingança de amor? talvez
Agora posso dizer que o livro fez justiça ao que tinham me dito. Ano passado, numa aula de literatura, minha professora falou muito bem dessa obra, e agora posso dizer com todas as palavras que é um dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida.
A princípio eu não gostava do Seixas. Muito orgulhoso, ele queria ser o que não era - rico. E se vendeu ao maior preço, justamente para quem ele não deveria. Mas ele se redimiu aos meus olhos depois do final, mesmo obrigando a Aurélia a se humilhar, pelo menos uma vez. Quanto a ela, como diria o próprio autor, a tenho em grande estima. Se me dessem a oportunidade de fazer exatamente o que ela fez, eu faria sem pensar duas vezes.
Acho que a Aurélia é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores protagonistas nacionais que eu já vi.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda1605 01/02/2022

Senhora sob um novo olhar
Reli Senhora agora em quadrinhos e foi uma experiência muito gostosa. A obra foi uma das minhas favoritas da adolescência e a versão em quadrinhos ajuda a relembrar os melhores momentos da história e a desenvolver o interesse de quem tem contato com esse clássico pela primeira vez. Há pequenas falhas de roteiro, mas não comprometem a compreensão geral e a experiência do leitor.
comentários(0)comente



Bruna 30/01/2022

Confesso que a expectativa para esse livro estava lá embaixo depois de ter lido Iracema, que infelizmente não gostei. Porém, acho que esse livro foi uma boa surpresa que conseguiu me conciliar com a escrita de José de Alencar.
O autor tem uma linguagem poética e cheia de floreios que vez ou outra deixa a leitura arrastada (principalmente no início), mas "Senhora" tem um ritmo até que bom.
Além disso, o ponto alto do livro foi, sem dúvida, Aurélia. Ela é uma protagonista forte, com convicções e luta por seus objetivos (de uma forma quase rara em representações femininas na literatura do século XIX).
O final, porém, deixou a desejar. A atitude de Aurélia não foi nada convincente, e senti que o autor simplesmente fugiu de toda a construção da mulher forte que ele mesmo criou.
Mas, de qualquer forma, foi uma ótima e surpreendente experiência de leitura. Valeu muito a pena ter tentado ler outra obra de José de Alencar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jeff80 29/01/2022

Boa
Não li a obra original, e sei que dificilmente leria. Então, essa adaptação foi uma boa escolha. Uma Hq muito bonita visualmente e uma estória muito interessante. Tá tô pelo tema quanto pela época em que se passou. Vale a leitura.
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 721 a 736
49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR