Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 706 a 721
48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 |


Henrique 06/03/2022

Duas estrelas
Confesso que Alencar não é meu autor favorito e neste livro muitos dos fatores que me levam a esta opinião estão bastante presentes. As tramas são bastante genéricas, com personagens quase sempre rasos e descritos por uma pena correta, mas sem brilho. Há muito de clichê no que Alencar escreve e isso fica irritante ao longo do tempo.
comentários(0)comente



maria. 06/03/2022

e precisa de resenha?
se José de Alencar é leitura obrigatória, algum motivo tem que haver, né? então é quase injusto querer avaliar Senhora, obra emblemática dele

Aurélia Camargo é órfã e pobrete, coitada. mas tinha Fernando Seixas, seu amor e outro pobre. até que Seixas a troca por uma moça com dote superior

mAS O JOGO VIRA PRA PP!!! seu avô paterno, que não a conhecia, deixa toda sua herança para a moça. Aurélia agora tá linda, queridinha dos bailes, super cortejada E milionária, o glow up de bilhões

ela faz seu tio e tutor legal armar um plano para fazer Seixas ser marido dela? sem saber que está casando com Aurélia. pois ele aceita

na lua de mel deles, ela começa a humilhá-lo, chamando de vendido e tal

e a história se desenrola por esse plot, bem novela mexicana (aliás, Romantismo tem TUDO a ver com novela, amo tantooo).

o livro é dividido em 4 partes. ?O Preço? narra o plano da protagonista e sua vida de rica. ?Quitação? é a história dos pais dela e da sua vida de miséria. ?Posse? é sobre a vida conjugal de Seixas e Camargo. por fim, ?Resgate? traz as maiores viradas de enredo. e, ó, tome plot twist até a última página

os capítulos pequenos e que terminam com um suspense são tudinho. muito bom ser leitora do séc XXI porque eeeeu não aguentaria esperar o folhetim do outro dia. o desenvolvimento dos personagens é inteligente e BOM (óbvio, estamos falando de Alencar) e a escrita é fluída. facinho um dos meus livros clássicos favs

vale a leitura, mas você já sabia disso
comentários(0)comente



Laura.Santos 06/03/2022

Eu não gostei muito do fato de que a Aurélia ter sido tratada mais como vilã do que o Fernando, pois ele foi pior com ela, ao meu ver. Talvez seja por causa da época que foi escrito, não sei. E também, tinha umas partes que o livro se perdia durante a história, mas tirando isso, é um bom romance e Aurélia é uma ótima personagem.
comentários(0)comente



Maria 04/03/2022

Senhora
Segundo livro se uma linguagem mais complicada que pego para ler e ja melhorei minha experiência porque o outro larguei pela metade. Por ser um clássico do século XIX, a forma de escrita é bem diferente do que nos dias de hoje, então no início foi quase impossível, mas ao longo do livro passei a entender muito bem.

A história do livro é interessante, e da vontade de saber como o casal vai terminar, mas para quem não gosta desse estilo do romantismo de muitos detalhes, vai se estressar. O detalhamento faz a escrita ficar arrastada, repetitiva, confusa, e demorou tanto a acontecer alguma coisa que só da metade (no mínimo) em diante que fica bom. Mas mesmo assim achei uma abordagem melhor do que eu esperava sobre o casamento por interesses da época.
comentários(0)comente



elen5 28/02/2022

Esse livro me surpreendeu demais, é raro ver um livro antigo onde a mulher é que detém o poder.
Desenvolveu bem os erros de Fernando e os de Aurélia, da pra ver que eles percebem o que fizeram e tentam se redimir, mesmo que de uma forma estranha.
Achei a leitura meio complicada, teve vezes que tive que parar e reler 6 vezes o mesmo trecho pra ele fazer sentido na minha cabeça, mas depois de um tempo fluiu.
O final me decepcionou um pouco, mas não deixa de ser um final bom.
Espero que Aurélia seja feliz agora
comentários(0)comente



Supercut09 26/02/2022

Contrato de casamento
Adorei a escrita do José de Alencar, vou procurar mais livros dele. Sempre ouvi boas críticas a respeito de suas obras e principalmente por ter livros que são leitura obrigatório para os vestibulares.

O enredo apresenta dois personagens distintos em modos,mas de temperamentos iguais que são Aurélia e Fernando. O livro fala muito sobre as posições sociais em específico a classe média(Fernando) e a pobreza(Aurélia) e de como um bom casamento seria proveitoso para ambas as partes.

Aurélia no começo me pareceu uma mulher rica muito altiva e de personalidade muito forte, só depois que entrei na perspectiva do passado percebi como ela sofreu as duras penas toda a pobreza e resignação perante o sofrimento. Já Fernando sempre em busca de conforto e alcançar grandes posições hierárquica não via problemas em se casar apenas pelo dinheiro, então ele apaixonar logo pela Aurélia seria um grande problema.

Tenho para mim que todo esse projeto de vingança que Aurélia queria infringir em Fernando vai muito além das escusas de casamento que ele já lhe fez, mas pelas lembranças da pobreza e da abdicação daquela vida miserável e sofridas.

Gostei da dinâmica do casal como a mulher que tomou posse( do marido em relação a compra do mesmo) do controle geralmente exercido pelos homens, como um cabo de guerra sempre um dos dois tendo que ceder para que a briga não chegue aos extremos.
comentários(0)comente



Graziele.Rodrigues 25/02/2022

Q livro bom
Gostei muito de Aurélia assim maravilhosa
Amei mds e assim a escrita do autor tava melhor de entender do que "O guarine " tava mais fácil eu ñ sei se pq é poucos personagens
comentários(0)comente



Cissa 22/02/2022

Uma história de amor inovadora, o clássico literário de José Alencar, Senhora, é surpreendente e apaixonante, aprofundado em falhas humanas que podem acometer em sua própria felicidade. Personagens cujo se mostram ambiciosos, determinados, fortes, orgulhosos, ao decorrer da história vão amadurecendo ajudando na imersãodo leitor.
Um ótimo livro e eu recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



May 18/02/2022

Aurora, guria tu deveria ter mais amor próprio
Achei bem interessante a proposta do autor de questionamento sobre o tal do casamento de conveniência, mas assim, boa parte do tempo não entendia o que a dona Aurora queria com um meio peculiar, o cara não amava ela, ela era apaixonada? Viciada? Queria se martirizar pra conseguir o paraíso? Não sei, só sei que o casamento por parte dela ficou meio que sem nexo sabe. Mas se tratando da narrativa, esse amor obstinado, avassalador e tals é normal...
Wanessa.Caldeira 18/02/2022minha estante
Se eu me lembro bem, ela casa com ele por vingança, por ele ter trocado ela quando ela era pobre ?


Wanessa.Caldeira 18/02/2022minha estante
Aí quando eles casam, ele vai todo feliz achando q tá td bem e ela ?? kkkkkkkkkkk


May 19/02/2022minha estante
Siiiiim, mas o casamento parece uma tortura para os dois e eles continuam juntos por sla o que


Wanessa.Caldeira 19/02/2022minha estante
Por teimosia, deve ser kkkkkkkkk




lia.6 18/02/2022

eu achei legal a leitura, mas só começou a ficar interessante a partir da segunda parte. a escrita do jose de alencar é muito difícil fiquei bem perdida umas partes, apesar disso eu achei bem legal o enredo do livro e eu não esperava que o final fosse ser assim mesmo que a minha professora tenha dado uns spoilers
comentários(0)comente



Giovanna 16/02/2022

É uma leitura meio enrolada, já que é um clássico, e eu que tenho uma dificuldade com eles achei que seria cansativo, mas a história é muito interessante.
comentários(0)comente



Bernardovsky 15/02/2022

Já ouvia minha mãe falar pra eu ler esse livro, ela sabe que eu gosto de finais surpreendentes e o final desse livro me fez surtar de raiva.
``Senhora`` de José de Alencar vai contar a história (de maneira crítica) de uma sociedade da época do autor, onde o casamento era uma forma de adquirir dotes e priorizando assim o dinheiro e não o amor. São apresentados personagens icônicos e de resiliência única. Eu amei (até certo ponto) a atitude e a força da Aurélia. Tenho dificuldades com os clássicos, mas foi muito bom ver o desenrolar dessa trama.
Recomendo a leitura, mas não é uma boa se esse for o primeiro livro dos clássicos que você pretende ler.
comentários(0)comente



juliadtss 14/02/2022

li por causa da escola
A escola pediu p eu ler esse livro, ent eu n estava muito animada. O livro e a história em si são razoáveis, mas vou concordar q na leitura eu fiquei com muita preguiça de ler. A diagramação é um pouco complicada, e as palavras são difíceis. Capa antiga, mas como é de época dá p perdoar. As folhas são brancas e a lombada é "bonita".
Enfim, é a >minha< opinião. =)
comentários(0)comente



julia *-* 12/02/2022

"Genial". Apenas essa palavra pode descrever "Senhora"
Simplesmente genial! José de Alencar acabou com meu receio de ler clássicos com "Senhora". Temia muito a linguagem complexa e a leitura cansativa de clássicos, mas, depois dessa leitura, estou apaixonada pela riqueza de nossa literatura.

Acho maginifico como José de Alencar critica com leveza e de forma que se dê fácil entendimento a futilidade dos salões na sociedade do século XIX através de algo tão comum como um casamento.
Lindo também é a construção de suas personagens. Aurélia sendo muito mais que um rosto bonito e uma jovem rica, na segunda parte se mostra uma mulher forte mas que foi traída. Com o ego ferido, ela manipula muito bem suas emoções em pró de vingança. E Seixas, que independente de seu bom caráter, se deixa levar pelo artificialismo do dinheiro, ficando assim, desprovido de liberdade agindo como um lacaio à sua senhora. Os dois, regendo uma orquestra de ironias e sarcasmo, encobrindo seus sentimentos e vendendo dignidade, conduzem esse derradeiro volume de José de Alencar.
Valendo exaltar o cuidado com os detalhes; o romance é dividido em quatro partes: O Preço, Quitação, Posse e Resgate - imitando os trâmites de uma transação comercial, é assim que a história se sustenta.

Indico muuuuiito esse livro pra quem quer começar a ler clássicos nacionais! A leitura é fluída, você fica preso à essa história, tem vontade de explodir alguns personagens e sai encantado com tamanha riqueza. Perfeito!
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 706 a 721
48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR