bruno 22/04/2024
O ardiloso Ripley
Nessa historia Highsmith nos transporta pra mente complexa de um psicopata insuguro; criando, assim, toda a fama em torno do Tom Ripley. Ripley não é um vilão comum, ele não é somente um vilão que gosta de matar, ele é preenchido por autodepreciação e sua sexualidade reprimida, gostando, então de usurpar a identidade dos outros para, assim, deixar a si mesmo para trás. Ele nos seduz e nos faz torcer por ele, em muitos momentos da história me questionava porque estava torcendo.
Gostei bastante da escrita, mas senti que a certo momento a história já tinha dado tudo que poderia entregar, só que ela continuou com sequências e mais sequências de derrapadas do Ripley que, além de deixar a história maçante, me faziam questionar se ele era realmente "talentoso" os se as pessoas só eram burras mesmo.
A adaptação de 1999 me agradou muito, ela tirou coisas que achei desnecessárias no livro e fez algum inclusões que achei bem pertinente, mas sinto que eles mudaram muito a personalidade do Ripley. agora quero assistir a nova adaptação com o Andrew Scott, penso, também, em ler as continuações desse livro.