É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi




Resenhas - É Isto um Homem?


412 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


JuKirchhof 22/10/2023

Queria acreditar que nunca aconteceu
Mas a humanidade é podre. Primo Levi torna a experiência um tratado humano, mas sem romantizar os dias. Almas sensíveis tendem a se encontrar, pensar em música, em poesia, e a narrativa disso, só ancora a alma de Levi nessas páginas.
comentários(0)comente



Ana Paula Pinheiro 22/10/2023

Reflexões...
Uma leitura que nos leva a refletir sobre o que seja ser humano. Primo Levi descreve em detalhes algumas das aflições sofridas no campo.
comentários(0)comente



kelly.brekker 07/10/2023

Forte, pesado e poderoso
"É um homem quem mata, é um homem quem comete ou suporta injustiças; não é um homem que, perdida já toda reserva, compartilha a cama com um cadáver. Quem esperou seu vizinho acabasse de morrer para tirar-lhe um pedaço de pão, está mais longe do modelo do homem pensante do que o pigmeu mais primitivo ou o sádico mais arroz."

incrível!!!
comentários(0)comente



Priscilla 02/10/2023

O que nos faz humanos?
Esse livro é um testemunho incrível e doloroso sobre o holocausto, e expõe muito da dor, da miséria e da falta de humanidade que os judeus vivenciaram nos campos.

Primo Levi nos presenteia com as suas memórias e nos faz questionar o que nos faz humanos. Leitura obrigatória!
comentários(0)comente



Geice Roballo 26/09/2023

Leitura obrigatória pra vida
Me encontro sem palavras, completamente absorta pelos relatos do Primo e, principalmente horrorizada com tudo que foi o Holocausto. Esse, de longe, foi um dos livros mais incríveis que já tive o privilégio de ler. Os relatos do Primo são extremamente dolorosos. A fome, o frio e a exaustão muito presentes no dia a dia dos prisioneiros. Os relatos de como eram feitas as seleções de quem iria pro gás. Os amigos perdidos. A completa desumanização do ser humano. Eu já havia lido outras obras referentes ao que foi o horror do Holocausto, dos campos de concentração, mas esse, em especial, me pegou de jeito. Sinto que precisarei de um tempo até me recuperar para uma próxima leitura.
comentários(0)comente



Carolina160 19/09/2023

Forte e profundo!
Li por indicação de um professor e não me arrependo. O autor trás sua experiência no campo de concentração de uma forma diferente, não meramente biográfica, mas também filosófica. Nos leva a refletir o que nos faz homens. O que leva um homem a subjugar, ou melhor torturar, outro de forma tão cruel?
Levi também mostra como a experiência do campo vai retirando dia a dia o que há de mais humano nas vítimas. Mostra como o sofrimento chega a patamares tão altos que até a experiência do sofrer se modifica.
Assim como tive a sorte de me indicarem essa leitura, passo adiante esta indicação.
comentários(0)comente



Gabi 18/09/2023

Não existem palavras
O primeiro livro do Primo Levi que li foi "Mil Sóis". Ele caiu na minha prova de ingresso no mestrado. Uma porrada. "É isto um homem?" está entre os melhores livros que já li, certamente o melhor testemunho. É difícil, mas necessário, manter a escuta aberta pras palavras de Levi. Só leiam.
comentários(0)comente



Anna 18/09/2023

Meu professor recomendou dizendo ser um excelentíssimo relato do holocausto e um ótimo precursor da reflexão sobre dignidade humana.
faço das palavras dele as minhas? incrível e cru, a realidade como foi.
comentários(0)comente



Matheus Moreno 07/09/2023

Marcante
O livro retrata em detalhes os horrores do holocausto. Para quem quer saber mais como era a vida dos prisioneiros, essa é uma leitura obrigatória.
comentários(0)comente



Lorenzo 05/09/2023

Leitura obrigatória pra todo estudante
Esse livro me ajudou a compreender melhor o que foi a 'Shoá' (Holocausto) e me fez refletir bastante sobre a questão principal do livro, na qual o autor se pergunta se ainda lhe resta a sua humanidade, mesmo após ter perdido tudo, inclusive sua identidade.
comentários(0)comente



Thi 03/09/2023

Humanidade?
Quando a indiferença toma conta do indivíduo, ele já não teme a morte, já não sonha, não espera, só sobrevive. Esse relato de Primo Levi é estarrecedor, você sente a coisificação germinando em cada sujeito que aparece, de modo que a morte não é nem de longe tão cruel em comparação.
Livro excelente, leitura fluída e pesadíssima. Daqueles para reler.
Agradeço a meu professor Henry Burnett pela indicação.
comentários(0)comente



Peter... 24/08/2023

O trabalho liberta
A frase acima está ironicamente na entrada do campo de concentração nazista de Auschwitz onde lemos o relato do autor neste livro. Uma história real, dolorosa,cruel e por vezes absurda, como a questão da banda de música e a conferência dos disentericos. O livro tem várias cenas chocantes e foi difícil continuar a leitura em várias passagens. Um livro seco mas necessário, lembrando um acontecimento que jamais pode ser esquecido e do quanto a maldade humana pode ser capaz.
comentários(0)comente



Fabio.Nunes 23/08/2023

Necessário
É isto um homem? - Primo Levi
Editora: Rocco, 1988.

"Uma vez dentro do Campo, ou por causa de sua intrínseca incapacidade, ou por azar, ou por um banal acidente qualquer, eles foram esmagados antes de conseguir adaptar-se; (...) A sua vida é curta, mas seu número é imenso, (...), são eles a força do Campo: a multidão anônima, continuamente renovada e sempre igual, dos não homens que marcham e se esforçam em silêncio; já se apagou neles a centelha divina, já estão tão vazios, que nem podem realmente sofrer. Hesita-se em chamá-los vivos; hesita-se em chamar "morte" à sua morte, que eles já nem temem, porque estão esgotados demais para poder compreendê-la."

Depois da biografia de Hannah Arendt e do relato de Ellie Wiesel, era chegada a hora de Primo Levi e suas "experiências" em Auschwitz como prisioneiro.
Italiano, judeu e fugitivo do regime fascista, foi capturado e enviado a Auschwitz em 1944.
Uma história muito parecida com a de Ellie Wiesel em "A noite". Nessa obra o autor nos conta de forma mais detalhada a vida cotidiana nesse campo de concentração, numa narrativa que inclui suas próprias reflexões sobre o mundo e o ser humano.
Um livro, portanto, um pouco mais extenso, mas não por isso menos aterrorizante.
Leitura necessária.
Max 23/08/2023minha estante
Preciso tomar coragem, Fábio, pra ler!


Fabio.Nunes 23/08/2023minha estante
Precisa nada cara! Vc tem trajetória literária. Aguenta o tranco.


Max 23/08/2023minha estante
Putz! Depois de incentivo desses...?




Simone.Ferreira 22/08/2023

É isto um homem?
Doloroso, inquietante, angustiante são apenas alguns adjetivos para descrever esse livro. Ele te faz pensar sobre as atrocidades as quais os homens podem cometer e o que podemos fazer para sobreviver em um ambiente inóspito. Dor, sofrimento, a perda do sentido da vida são partes de um todo. O medo está sempre presente. Vemos raros, foco no raros, talvez no singular, momentos de humanidade. É uma leitura difícil, mas, como diz o clichê: necessária. Apenas leia e veja as atrocidades que o ser humano pode cometer por causa do racismo, desrespeito, antissemitismo, intolerância.
comentários(0)comente



Karine 22/08/2023

Livraço!!
Super recomendo para quem tem interesse no tema holocausto. O autor detalha o que passou de um jeito que você se sente como se estivesse caminhando ao lado dele no campo de concentração. Um livro muito triste, mas riquíssimo em detalhes, análises, pensamentos, sentimentos ? Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



412 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR