É isto um homem?

É isto um homem? Primo Levi




Resenhas - É Isto um Homem?


412 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


VihSant 22/08/2023

O livro é mto bom, sua escrita é de fácil compreensão, algumas partes estão em outro idioma mas logo tem escrito a tradução.
Me emocionei lendo e descobrindo os horrores dentro do campo de concentração, é algo bem triste e tocante.
Super recomendo o livro
comentários(0)comente



Zé Vinicius 08/08/2023

Obra prima
Um dos livros mais tristes, sensíveis e solitários que eu já li. O livro contém tantos momentos tristes que é de se espantar com a maldade do ser humano. Boa parte das citações na obra fazem a gente refletir sobre o porquê de muitas de nossas atitudes. Vale muito a pena ler essa obra, pelo simples fato de ser um livro que humaniza a gente
comentários(0)comente



Elizabeth210 28/07/2023

O homem privado de humanidade
Que leitura. Que livro. Que escrita.
Diferente de todos os livros sobre o holocausto que já li.
Primo Levi vai até o íntimo da condição humana, do que foi ser um ser humano de etnia judaica na época da segunda guerra mundial.
Recomendo para quem busca uma abordagem mais psicológica do tema, e não uma biografia ou algo do gênero.
Pesado, triste e assustadoramente necessário.
comentários(0)comente



Wesley 26/07/2023

Leitura indispensável.
Livro de fácil leitura e compreensão. É até difícil descrever o peso dessa leitura, pois os fatos ali trazidos são, não raras vezes, difíceis de acreditar que, um dia, aconteceram e que foram cometidos por seres humanos. O livro é um relato fiel de como foi o período em que Primo Levi esteve no campo de concentração em Auschwitz. É um relato histórico, porém triste e dolorido, mas que deveria ser lido por todos, pois, incrivelmente, por esse mundão afora, há pessoas que simpatizam com os fatos ocorridos na Alemanha Nazista (1933-1945). Enfim, recomendo fortemente a leitura.
comentários(0)comente



Adamastor Portucaldo 26/07/2023

O que é o Homem?
No que pode se transformar um homem? Esse italiano sortudo conseguiu sobreviver a Auschwitz. Os alemães terceirizaram boa parte da maldade, encontrando milhares que se venderam por uma nódea de pão. A que condições podemos chegar se a coisa ficar ruça, russa, prêta ou (...) mesmo. Dôr profunda. Como eles conseguiram que toda uma nação compactuasse com tal genocídio!! Imagino agora, que o marketing e os meios de comunicação evoluíram tanto... o que se faz, se tem feito e o que farão!
comentários(0)comente



Diogo Crema 24/07/2023

O que sobra de um homem
É Isto é um Homem? - 1947 - Primo Levi / Itália

"Cedo ou tarde, na vida, cada um de nós se dá conta de que a felicidade completa é irrealizavel; poucos, porém, atentam para a reflexão oposta: que é irrealizável a infelicidade completa "

Quando lhe tiram seus familiares, amigos, sua casa, seus sapatos, suas roupas, seu cabelo, seu nome, seu alimento, sua liberdade, lhe tiram seu discernimento sobre moral, seu convívio em sociedade.. O que resta de um homem?

Devemos estar sempre atentos ao passado, para que o futuro não seja uma reprise dos piores momentos de espetáculo Dantesco.

NOTA 9,0/10
comentários(0)comente



Paula 17/07/2023

Triste e necessário
O livro relata o dia a dia de um campo de concentração. A narrativa é bem acida, mas com espaço para reflexões duras sobre a realidade enfrentada pelos prisioneiros. Recomendo.
comentários(0)comente



Marcella.Pimenta 06/07/2023

Quando parece não haver nada, eis que o homem se revela
A gente costuma conhecer e se lembrar dos grandes acontecimentos como uma experiência coletiva, um fato que repercutiu na vida de várias pessoas.

Aqui, Primo Levi, um judeu italiano formado em Química, nos convida a ver o que ele viu, a olhar a situação dos prisioneiros em Auschwitz como uma experiência individual, pessoal.

"Entre os homens existem categorias, particularmente bem definidas: a dos que se salvam e a dos que se afundam". Cada um sabe como se comportou diante daquela situação extrema. Se virou um kapo (prisioneiro que virava "chefe" por sua crueldade com os demais) ou se resistiu sem perder a humanidade.

Afinal, quando o regime tira tudo (materialmente falando) de um homem, o que sobra?
comentários(0)comente



deadly_romantic 22/06/2023

O que é ser humano?
Eu simplesmente nao tenho palavras pra descrever o peso desse livro, mas vou tentar.

primo levi relata sua experiência como prisioneiro no campo de trabalho de auschwitz-morowitz e como sobreviveu. em todo o livro ele descreve em detalhes a fome, a dor, o frio, a doença, a exaustão, a morte. mas, por mais detalhado que seja seu relato, ele mesmo reconhece que suas palavras não significam nada para um ser humano livre, porque não existe vocabulário para descrever o horror dos campos de concentração.

ele descreve como os SS eram o menor dos problemas lá, pois raramente tinham contato direto com os prisioneiros. descreve a hierarquia de comando dos próprios detentos. descreve os subornos e roubos. descreve a economia do mercado negro do campo. descreve o que se é capaz de fazer para sobreviver.

mas apesar de toda a repugnante riqueza de detalhes, o relato não é o ponto central do livro. ele é apenas um instrumento, um modo de fazer-nos questionar o que é ser humano. um modo de fazer-nos pensar como foi possível que se transformasse um homem em escravo integral até ser eventualmente jogado ao gás, ao fogo, à forca ou à ponta de uma pistola como parte de um frio protocolo. um escravo que perde o direito de pensar, de sentir, que comete o pior dos crimes para se manter vivo. um escravo que tem sua humanidade tirada de si.

esse livro nos faz dar mais valor à comida de cada dia, à cama em que dormimos, e à cabeça que podemos usar para pensar.
comentários(0)comente



Laysa1997 11/06/2023

Um "tratado" sobre a humanidade
Em "é isto um homem?", Primo Levi narra sua experiência desoladora em Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial e, logo no prefácio, ele destaca que "para sua sorte" apenas foi deportado para esse campo em 1944. Mais do que um relato de sua experiência, esse livro tratado que é "ser humano", indo desde nossos sentimentos mais cruéis e egoístas até demonstrações de generosidade e companheirismo. Nos campos de concentração cada ato era pensado no sentido de desumanizar os prisioneiros, os quais precisavam lutar não só pela sua sobrevivência do ponto de vista físico, mas também do ponto de vista espiritual/moral/mental - "Pela primeira vez, então, nos damos conta de que a nossa língua não tem palavras para expressar essa ofensa, a aniquilação de um homem." Certamente, uma das leituras que mais me impactou e angustiou.
comentários(0)comente



Ana Luísa 06/06/2023

Relato de um dos sobreviventes do maior campo de concentração da história. O autor conta como os alemães tiraram a sua humanidade e o transformaram em um amontoado de carne obediente que só pensava em como chegar até o dia seguinte.
comentários(0)comente



Pamela.Cristina 21/05/2023

Campo.
É um dos melhores livros que já li, só não dei 5 pois tenho esperança de encontrar um superior...
A forma da escrita fluida e envolvente, uma riqueza de detalhes trás um senso de realidade que nos leva bem próximo ao ocorrido nos campos de extermínio, é terrível o que o homem é capaz de fazer, o mal existe, e diante disso os instintos mais primitivos são ativados.
Nós faz ser gratos, por ser livre, ter comida quente, roupas, enfim nossas necessidades básicas supridas, visto que como temos não conseguimos apreciar e dar o devido valor ...
Uma experiência incrível.
comentários(0)comente



Gracielle.Meliza 19/05/2023

Bem impactante
Quando li o livro, achei que não iria saber o quanto o ser humano pode ser tão cruel quanto mesquinho consigo mesmo, então recomendo muito.
comentários(0)comente



Laryssa Barros 30/04/2023

Todos deveriam ler
Que livro sensacional. Primeiro livro do Primo que leio e fiquei completamente impactada. É diferente saber dos horrores desse período, e ler o dia a dia de alguém que esteve lá e presenciou tudo. Só sei que mesmo quem saiu de lá vivo, morreu um pouco lá dentro.
comentários(0)comente



Isabelle138 26/04/2023

É Isto Um Homem?
Não é uma leitura fácil mas é necessária. Todo livro que retrata campos de concentração e relatos de sobreviventes são fortes demais para mim. Pensar que tudo isso aconteceu com pessoas reais é muito difícil mas a história faz com que essas pessoas sejam vistas.
comentários(0)comente



412 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR